PREGANDO A VERDADE: 20 de ago. de 2025

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Despenseiros Dos Mistérios De Deus.


Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel (I Co.4.1,2).

Falando sobre os ministros de Deus, Paulo diz que todas as pessoas devem os considerar servos de Cristo e despenseiros ou encarregados dos mistérios de Deus. Mais do que nunca, estamos precisando dos verdadeiros ministros da Palavra. Há uma grande escasseis de homens de Deus comprometidos de fato e de verdade com a Palavra, como fiel ministro (servo) de Cristo.

DESPENSEIROS.

Despenseiros no grego é Oikonomos, o mesmo que "encarregados", da idéia de administradores dos bens de Deus, ou seja, da sua Palavra e mistérios. O trabalho do despenseiro é arduo, é comparado a alguém que se desdobra em sacrifício. 

MISTÉRIOS.

Mistérios, são as verdadeiras doutrinas da Bíblia, fala da defesa da sã doutrina e como os despenseiros têm a difícil tarefa de ensinar, proclamar, sustentar e defender as verdades mais íntimas de Deus que é Sua sã doutrina. Doutrina é um conjunto de idéias fundamentais contidas nas Escrituras a serem transmitidas e ensinadas.

A GRANDE RESPONSABILIDADE DO DESPENSEIRO.

O despenseiro é responsável por ir até a despensa e da de comer aos famintos. Despenseiro é aquele que fica com a chave da despensa, o encarregado da despensa. Requer-se dele fidelidade, fiel a data de validade dos alimentos. Há falsos pregadores e ensinadores da Palavra, trazendo comida podre para igreja, comida com prazo de validade vencida; comida requentada, pão dormido, sermão pronto via Google. Mas o despenseiro fiel, tem a grande responsabilidade de trazer o Pão quente de Deus (a Palavra viva) para alimentar o povo com alimento sólido e saudável.

O DESPENSEIRO FIEL.

O despenseiro fiel, “maneja bem a Palavra da Verdade” (2 Tm. 2.15). Manejar bem a Palavra da Verdade é “fazer um corte reto”. Manejar bem envolve ter habilidade na exposição bíblica e boa interpretação textual. Hoje a maior crise dos púlpitos é justamente a falta de uma boa exposição da Palavra que sirva de alimento para igreja. As pregações resumem-se a gritos, emoções, falta de reflexão e falta de conteúdo bíblico. Os pentecostais infelizmente não cultivam o hábito da pregação temática, textual e expositiva, que toma o máximo de cuidado com o texto bíblico antes da pregação. Muitos pregadores estão mais preocupados em mandar o povo gritar, gesticular e falar algo para outro irmão, do que pregar fielmente o texto sagrado. Mas o despenseiro fiel prega e ensina a Palavra de forma ordeira, na intenção da mensagem de Deus atingir o coração do povo e alimentar a alma faminta dos ouvintes da Palavra. 

Finalmente, seja um despenseiro fiel dando comida nutritiva ao povo de Deus. A igreja que se alimenta apenas de fast foods (comida rápida) não terá boa saúde. Ensine o povo a amar e refletir a Palavra de Deus. Uma mensagem é composta de três elementos: (1) Ler o texto. (2) Explicar o texto. (3) Aplicar o texto. Sejamos fiéis despenseiros da Palavra e Deus nos confirmará com os seus sinais. Amém!