E ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde de agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam (Ap.14.13).
Esta é a segunda das sete "bem-aventuranças" ou bênçãos que se acham no livro de Apocalipse. As outras seis bem-aventuranças encontram-se em: (1.3; 16.15; 19.9; 20.6; 22.7; 22.14). Logicamente que a morte não coisa boa, mas morrer no Senhor (em obediência e na fé em Cristo) se constitui uma grande bênção. Bem-aventurados ou mais que felizes, são aqueles que morrem no Senhor. O fato é que, todos nós haveremos de morrer um dia, mas paradoxalmente, só seremos felizes na morte se morremos no Senhor; ou seja, na pratica da fé e obediência a Cristo, nosso Senhor. O apóstolo Paulo expressou esta verdade, quando disse: Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho (Fp.1.21). Todos os que morreram e morrem no Senhor, estão em grande vantagem em relação aos vivos; eles estão guardados e seguros, descansando no Paraíso com Deus, enquanto nós os vivos ainda estamos batalhando na fé, sujeitos a muitas lutas e tentações, na peleja para alcançarmos o Alvo que é Cristo.
A expressão "bem-aventurados os que morrem no Senhor" é uma citação bíblica que significa que os cristãos que morrem na pratica da fé são felizes, pois encontrarão o Senhor, e descanso eterno e suas obras acompanham sua alma para a eternidade. A passagem enfatiza que a morte não é o fim para aqueles que estão em Cristo, mas um trânsito para o descanso e a vida eterna.
Morrer no Senhor é voltar para Casa do Pai.
Morrer no Senhor é estar seguro da salvação.
Morrer no Senhor é passar a gozar a vida eterna com Deus.
QUATRO BENEFÍCIOS PARA OS QUE MORREM NO SENHOR:
1) DESCANSO.
Aqueles que morrem no Senhor têm a promessa de descansar de suas lutas e fadigas terrenas.
2) OBRAS.
As obras realizadas durante a vida a serviço de Deus não são esquecidas, mas as acompanham em sua jornada eterna.
3) SALVAÇÃO.
A passagem para o Senhor, reforça a crença de que a fé em Jesus Cristo garante a vida eterna, e a morte para os crentes é um momento de paz e não de condenação.
4) ESPERANÇA.
Após a morte do crente em Cristo, há também uma mensagem de esperança e consolo para os que ficam, pois sabem que seus entes queridos que morreram em Cristo estão em um lugar de descanso e paz eterna, aguardando a ressurreição, que acontecerá com a vinda do Senhor para levar a sua igreja. Amém!