A introdução ao livro de Apocalipse revela a Pessoa de Jesus Cristo e o propósito para o qual é escrito. Passados cerca de 65 anos depois da sua ressurreição e ascensão ao céu, Ele se apresenta glorificado a João na ilha de Patmos. O propósito do livro de Apocalipse é descrever o triunfo do Reino de Deus, quando Cristo voltar em glória para julgar as nações e estabelecer o seu Reino na terra. Apocalipse apresenta uma escatologia de vitória para a igreja e ensina que a história da humanidade terminará no julgamento do sistema instaurado neste mundo por Satanás, que culminará com a derrota total de Satanás e o triunfo eterno de Cristo. Sobre os cinco títulos de Jesus na introdução do livro é curioso notar que três títulos foi o próprio João que lhe deu, enquanto dois foi Ele (Jesus) mesmo quem declarou.
1) TESTEMUNHA FIEL.
... e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra (Ap.1.5).
Ele é a Testemunha Fiel porque Ele é a fonte real de toda a verdade.
Ele é a Testemunha Fiel porque na sua boca nunca houve engano.
Ele é a Testemunha Fiel porque Ele nunca mentiu.
Ele foi fiel no cumprimento da missão recebida pelo Pai.
Ele veio como a finalidade de dá testemunho da Verdade.
Ele veio para proclamar a verdade e desfazer as obras do Diabo.
2) PRIMOGÊNITO DOS MORTOS.
Paulo testifica esta verdade, quando escreve: Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem (I Co.15.20). Ele também assegura quando escreve aos colossenses: Ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência (Cl.1.18).
Jesus Cristo foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos com um corpo espiritual e imortal. Outros já haviam ressuscitados dos mortos, pessoas a quem os profetas, Jesus e os apóstolos trouxeram de volta à vida durante seus ministérios. Porém, mais tarde essas pessoas morreram novamente. Jesus foi o primeiro a morrer e ressuscitar dos mortos em um corpo incorruptível para nunca mais morrer. Por isso Ele é o Primogênito dos Mortos. Dele temos a garantia que tornaremos a vida para nunca mais morrer. Aleluia!
3) PRÍNCIPE DOS REIS DA TERRA.
Na versão NVI diz: ... e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o promogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra (Ap.1.5).
No salmo 89.27 está escrito: Também o nomearei meu primogênito, o mais exaltado dos reis da terra.
Ele é Soberano porque domina sobre tudo e sobre todos.
Ele é Soberano porque é Rei dos reis e reina para sempre.
Ele é Soberano porque é o único que está exaltado acima de todo o nome.
Glória, honra e louvor ao Soberano dos reis da terra.
Porque tudo é dEle, por Ele e para Ele.
Glória sempre a Ele, eternamente. Amém!
4) ALFA E ÔMEGA.
Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio fim, diz o Senhor que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso (Ap.1.8).
Esta expressão utilizada pelo próprio Jesus, se repete por mais duas vezes no livro de Apocalipse: (21.6; 22.13). Alfa é a primeira letra do alfabeto grego, e ômega, a última. Isto implica em dizer, que Jesus Cristo é eterno e Senhor sobre tudo. Há também um "por que" dEle ser o Alfa e o Ômega, é que sem a primeira letra e sem a última do alfabeto grego fica impossível escrever palavras; assim também sem JESUS do começo ao fim, a vida e toda a criação seria impossível.
5) PRIMEIRO E ÚLTIMO.
E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e Ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno (Ap.1.17,18).
Ele é o Primeiro desde a criação e será o Último na consumação. Ele esteve no começo e estará no fim. A Ele pertencem a vitória final sobre o mal e o domínio sobre todas as coisas. Amém!