PREGANDO A VERDADE: CRISTÃO FEITICEIRO?

sábado, 1 de novembro de 2025

CRISTÃO FEITICEIRO?


Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos.

O Senhor têm repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês (Dt.18.10-12).

Estes versículos contêm uma lista das práticas da magia ocultista, comuns nas religiões de Canaã, as quais eram abomináveis a Deus e proibidas por Ele. Na Lei era condenado a morte as pessoas que praticassem tais coisas (Lv.20.27). No Novo Testamento também é proibido, está escrito que quem pratica tais coisas não entrará no Reino de Deus (Gl.5.20,21; Ap.22.15). 

Esta lista inclui médiuns, espíritas e todos que invocam os mortos ou consultam espíritos (demônios) para conhecerem segredos, predizer o futuro, ou controlar coisas e pessoas. O que eles chamam de comunicação com os mortos é, na realidade, comunicação com os demônios (II Rs.21.6; Is.8.19,20). 

Os adivinhos ou feiticeiros procuravam predizer eventos futuros ou desvendar segredos, pela ação de espíritos malígnos ou de algum meio humano. Todavia, o plano de Deus para o seu povo é ouvir os fiéis mensageiros de Deus e consultar a sua Palavra. 

Muitos estão dentro da igreja, em plena atividade religiosa, mas vivem como feiticeiros espirituais no meio do povo de Deus. Usam a oração como vingança, versículos bíblicos como amuleto e a fé como moeda de troca.

A feitiçaria como obra da carne citada por Paulo em Gálatas 5:20 fala de manipulação espiritual e não se submete a soberania de Deus. O feiticeiro usa seus feitiços com aparência de bondade, ele busca controlar as pessoas com aparência de fé e piedade, quando na verdade é uma grande farsa. A verdadeira fé não manipula, não exige, não amaldiçoa, mas se submete a vontade de Deus e confia no Seu poder.

Tiago e João quiseram mandar fogo do céu, mas Jesus disse: “Vocês não sabem de que espírito são.” (Lc 9:55) Porque o evangelho não é instrumento de vingança, é caminho de reconciliação. A fé verdadeira não tenta usar Deus como instrumento de vingança, mas ela se entrega a Ele e recebe graça para amar e perdoar.

A feitiçaria tende a aumentar nos últimos dias. Paulo faz menção a apostasia da fé quando escreve: Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência (I Tm.4.1,2). 

Finalmente, pode um cristão verdadeiro consultar a feitiçaria em busca de respostas? A feitiçaria está vinculada ao ocultismo, isso inclui a pretensa comunicação com os mortos, poderes sobrenaturais, paranormais e demoníacos, com o propósito de manipular e influenciar coisas e pessoas. Está escrito: À Lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva (Is.8.20).  

Em suma: Feiticeiro é aquele que faz feitiços. Cristão é todo aquele que segue a Cristo.

2 comentários:

  1. O verdadeiro cristão não se envolve com feitiçaria, adivinhações ou consultas aos mortos, pois tais práticas são condenadas por Deus.✝️A fé genuína se submete à soberania divina e promove reconciliação, não domínio. Feiticeiro faz feitiços; cristão segue a Cristo.
    🤝Nos laços do Calvário que nos unem em Cristo,
    Pr. Geraldo Barbosa
    📖Não se achará entre ti quem consulte os mortos...Deuteronômio 18:10-12
    #PérolasDeSabedoria💎

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Obrigado pastor João Nunes, por sua participação com comentários relevantes que enriquece e fortalece o Blog Pregando a Verdade.
      Receba meu abraço, no amor de Cristo que nos unem,

      Excluir