Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra (Cl.3.1,2). ARC
Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas (Cl.3.1,2). NVI
Portanto, visto que fostes ressuscitados com Cristo, buscai o conhecimento do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Pensai nos objetivos do alto, e não nas coisas terrenas (Cl.3.1,2). BKJ
A igreja em Colossos ainda alimentava uma preocupação errônea e exagerada em relação à guarda religiosa do sábado e cerimonial dos ritos tradicionais judaicos do passado. Além disso, os cristãos de Colossos eram muito vulneráveis às crenças místicas e superstições de todos os tipos. Essa falta de confiança absoluta no senhorio de Cristo criou um ambiente fértil para o surgimento de várias heresias entre os crente da igreja em Colossos.
Paulo trata do problema dessa fé dúbia e volúvel dos colossenses, afirmando-lhes o incomparável caráter de Jesus Cristo, o Messias e Filho de Deus. O apóstolo também mostra a obra de Cristo em relação à redenção e reconciliação do homem caído com Deus. Ele ainda afirma que Cristo é o Cabeça da igreja e que Ele tem a preeminência, sendo a perfeita imagem do Deus invisível, por meio do qual tudo fora criado.
Paulo ensina e deixa claro que Cristo é totalmente suficiente e satisfatório; em absoluto contraste, as heresias, as filosofias e crenças inverídicas que se difundia na comunidade cristão dos Colossos. Sendo assim, o tema central da carta aos colossenses é a plena suficiência de Jesus Cristo, em oposição às limitações e incapacidades de qualquer filosofia ou crença produzida pelos seres humanos.
Paulo assegura que o cristão verdadeiro é completo (Perfeito) em Cristo, e não deficiente e incompleto, como alegavam os gnósticos.
Em suma, Paulo estava preocupado com o comportamento dos cristãos que ainda estavam presos nas tradições humanas. Havia pessoas que se diziam mestres, estes estavam ensinando uma falsa religiosidade, uma falsa humildade e impondo regras para manipular as pessoas. Ensinavam uma rígida disciplina para com o corpo, mas sem valor algum para refrear as paixões da carne.
Os crentes da igreja de Colossos estavam invertendo os valores, eles buscavam as coisas terrenas e se apegavam a elas, deixando de buscar e pensar nas coisas do alto.
Paulo conclama os cristãos de Colossos, que já ressuscitaram com Cristo, a buscarem e pensarem nas coisas que são de cima (do céu) e se desapegarem das coisas que são da terra. Que este também seja o propósito dos cristãos na atualidade. Se a nossa busca é terrena é porque o nosso coração está inclinado para as coisas da terra. Mas, se a nossa busca é pelas coisas do alto, é porque nosso coração está totalmente entregue ao Reino de Deus e sua justiça. Amém!