Quanda as Escrituras diz que Deus procura algo, isto não significa dizer que Deus não sabe onde estar; mas Deus sabe todas as coisas, isto é apenas uma linguagem antropomórfica que é usada para revelar os sentimentos de Deus. Diante disto, encontramos na Bíblia três classes de pessoas que Deus procura. Deus não está a procura de homens ou mulheres de grande poder financeiro, que tenha um grande status social ou que tenha fama, beleza e seja destaque nas mídias e nas redes sociais. Deus está a procura de pessoas simples, humildes de coração e que seja totalmente dependente dEle. Deus busca pessoas de coração quebrantado, voltado para Ele com um coração sincero e que o busque de todo o coração.
1) DEUS PROCURA OS FIÉIS.
Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá (Sl.101.6).
A multidão de crentes é grande, mas os fiéis são poucos. Deus conta com quantidade, desde que haja qualidade. Jesus disse: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus (Mt.7.21). Se está escrito que Deus procura os fiéis é porque não são muitos os fiéis. No salmo 12, Davi diz: Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens benignos; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens (Sl.12.1). Os fiéis sempre foram uma raridade, e na atualidade o povo de Deus vem enfrentando isso através dos tempos, mas nos últimos dias da presente era, esse problema de infidelidade vem aumentando em escala geral. Mas Deus ainda procura e conta com os remanescentes fiéis.
2) DEUS PROCURA OS INTERCESSORES.
E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei (Ez.22.30).
Deus sempre espera que haja intercessores para que fique na brecha da situação, afim de clamar em oração a favor de algo ou de alguém. Quando Deus procura intercessores e não encontra, Ele mesmo age e resolve do seu jeito. Sobre isto está escrito no livro do profeta Isaías: E viu que ninguém havia e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve (Is.59.16). O Senhor viu a gravidade dos pecados de Israel, ele procurou intercessores e não havia intercessores para mudar o curso dos acontecimentos. Então, Ele mesmo decidiu estender o "seu próprio braço" para salvar o seu povo, o que aconteceu com a vinda de Jesus Cristo. Agora, no céu Cristo intercede pessoalmente pela sua igreja (Hb.7.25). Na atualidade, Deus continua buscando intercessores para taparem o muro e ficarem na brecha em favor da sua igreja, dos perdidos que carecem de salvação, das autoridades em geral e de toda a nação.
3) DEUS PROCURA OS ADORADORES.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem (Jo.4.23).
Se Deus procura os verdadeiros adoradores, é porque também existe os falsos adoradores.
Adorar a Deus não é simplesmente ir à igreja, orar, cantar, pregar, gesticular, ofertar, lê a bíblia, prestar atenção na pregação e gritar em voz alta glorificando a Deus. Tudo isto faz parte da adoração, mas adorar a Deus é muito mais que isto. A verdadeira adoração parte do coração do adorador que tem uma devoção sincera com Deus e está ligado a Ele em espírito e em verdade.
Adoração não é só emoção, mas envolve temor, reverência, obediência, santidade e serviço. Se torna impraticável adorar a Deus sem estes requisitos; é possível adorar sem tê-los, porém Deus não recebe o adorador, nem a sua adoração. No livro do profeta Isaías está escrito: Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, com a boca e com só lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído (Isaías, 29.13).
Existem pessoas nas igrejas que praticam um tipo de adoração de aparência exterior, umas para demonstrar uma falsa espiritualidade e outras até para querer agradar e ser simpáticas para o seu líder ou o seu pastor e pregador preferido; quando o seu líder ou pastor estar ensinando ou pregando, ela diz amém, glória à Deus, aleluia, grita, gesticula e concorda com tudo que ele diz, mesmo estando errado. Isto é pura hipocrisia, falsa santidade e falsa adoração; Jesus censurou os escribas e fariseus da sua época chamando-os de hipócritas, porque eles viviam uma falsa pureza de santidade, eram cheios de regras humanas, vivendo só de aparências, mas no seu interior eram impuros, verdadeiros sepulcros caiados.
A verdadeira adoração parte de um coração sincero, não importa a posição corporal ou local para se adorar a Deus, não é preciso esperar chegar o domingo para ir ao templo de uma igreja adorar a Deus, adorar a Deus não se resumi a um, dois ou três dias na semana; Deus está disponível todos os dias e em qualquer hora.
A verdadeira adoração é íntima, particular e em secreto com Deus.