PREGANDO A VERDADE: 12 de dez. de 2025

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

CINCO COISAS QUE O REI SENAQUERIBE NÃO SABIA SOBRE DEUS.

O grande levante do rei Senaqueribe contra a nação de Judá ocorreu em 701 a.C. Senaqueribe rei da Assíria, reagiu à rebelião do rei de Judá, por deixar de pagar os tributos que lhe era imposto. Devido a esta rebelião, Senaqueribe invade as cidades fortes de Judá e ameaça tomar toda a nação. Os historiadores indicam que ele tomou quarenta e seis cidades muradas de Judá. O rei Ezequias, não vendo qualquer solução, submeteu-se a Senaqueribe, tirando todo o ouro e prata da Casa do SENHOR e todo seu tesouro da casa real e os deu ao rei da Assíria.

As passagens que narram essa história estão escritas no texto sagrado de II Reis capítulos 18 e 19; e II Crônicas 32.1-23 e Isaías capítulos 36 e 37.

Ezequias foi um rei fiel a Deus. Ele começou a reinar sobre o reino de Judá com 25 anos, e reinou durante 29 anos. A Bíblia diz que, ao contrário de seu pai Acaz, Ezequias fazia o que era reto e "se apegou ao Senhor". O rei Ezequias teve o cuidado de obedecer ao Senhor e confiar Nele de todo coração, por isso Deus estava com Ele.

Depois de 4 anos do seu reinado, o rei do império da Assíria sitiou algumas cidades de Judá, tentando conquistá-las. Uma das estratégias era cercar as povoações com seus exércitos, e impor o medo por meio de ameaças, para que os governantes cedessem às suas imposições. Com o seu grande poder e exército, a Assíria dominava diversas nações, exilando-as e impondo grandes taxas - vassalagem.

Durante o reinado de Ezequias, rei de Judá, Senaqueribe, o rei da Assíria, ameaçou destruir Jerusalém. Esse inimigo poderoso afrontou um rei que era fiel a Deus. Na sua arrogância e ameaças, Senaqueribe não considerou que o Deus todo-poderoso interveria a favor dos Seus. Essa história de ameaças do inimigo, nos mostra a fidelidade e bondade de Deus em proteger seu povo atendendo às orações de Ezequias num tempo de crise.

O imperador assiro já havia invadido e deportado israelitas do Reino do Norte para a Assíria, com a permissão de Deus - porque os israelitas e os seus reis abandonaram ao Senhor e adoravam a deuses pagãos (2 Reis 17:7-18). Mas Senaqueribe não conhecia ao Deus de Israel, nem o respeitava. Ele insultou ao Senhor, a Ezequias e ao povo de Judá. Em palavras, cartas e até com gritos eles afrontavam ao Deus vivo e verdadeiro do reino de Judá.

Senaqueribe e os seus comandantes eram orgulhosos e imponentes. Eles desconheciam que o Deus de Judá, eles pensavam que era mais um deus como os das nações que eles haviam vencidos. Mas o Deus de Judá é o Criador de todo universo, detentor de todo o poder, sobre os reinos da terra e céu. Senaqueribe não sabia sobre o Deus com quem ele estavam insultando e dasafiando com desprezo.

Depois de ouvir as afrontas do rei Senaqueribe, Ezequias entrou na Casa do SENHOR, se humilhou, e mandou chamar o profeta Isaías. Eles oraram ao SENHOR, apresentaram as cartas enviadas pelo rei da Assíria e clamaram pela ajuda de Deus.

Agora, ó Senhor, nosso Deus, livra-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, ó Senhor, és Deus (2 Reis 19:19).

O SENHOR ouviu as suas orações. Ele prometeu que iria livrar Ezequias e o povo de Judá das mãos de Senaqueribe e assim o fez.

Naquela mesma noite o Anjo do SENHOR destruiu 185 mil soldados do exército da Assíria. O rei Senaqueribe se retirou, voltando para a sua terra com os sobreviventes. E, enquanto ele estava na casa do seu deus, foi assassinado pelos seus próprios filhos, à espada.

Deus é Terrível, com Ele não se brinca, Ele não aceita afronta e não se deixa escarnecer.

CINCO COISAS QUE O REI SENAQUERIBE NÃO SABIA SOBRE DEUS:

1) DEUS é Deus dos deuses.

2) DEUS é Rei dos reis.

3) DEUS é Grande em Glória.

4) DEUS é Vivo, Ele ver e ouve tudo.

5) DEUS é Especialista em vencer as guerras do seu povo.

Infelizmente, esta história se repete ao longo dos séculos, no livro poético de Jó está escrito: Ele é sábio de coração, poderoso em forças; quem se endureceu contra Ele e teve paz? (Jó.9.4).

Jó está lamentando sua situação e reconhecendo a grandeza e o poder de Deus, afirmando que ninguém pode se opor a Ele e ter sucesso.