PREGANDO A VERDADE: 1 de dez. de 2025

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

ANDANDO NA PLENITUDE DO ESPÍRITO.


Andar na plenitude do Espírito implica em viver uma vida totalmente guiada, capacitada e preenchida pelo Espírito Santo, o que resulta em uma profunda mudança de caráter e um testemunho poderoso de Deus. Isso envolve uma rendição diária, buscando a orientação divina e a manifestação da vida de Deus, manifestada através da direção do Espírito em uma vida de oração, santificação, domínio próprio e do amor. 
A plenitude do Espírito não é um evento único, mas um processo contínuo de santificação e crescimento, onde o Espírito capacita a viver de forma a agradar a Deus em todas as áreas da nossa vida. 

QUATRO ATITUDES PARA VIVER NA PLENITUDE DO ESPÍRITO:

1) Ser Guiado Pelo Espírito.

Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei (Ef.5.16-18). NVI

Jesus disse: Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade... (Jo.16.13).

2) Ser Cheio do Espírito.

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito (Ef.5.18). 

Este é um convite para ser completamente cheio do Espírito, este é um termo imperativo para se "deixar encher" pelo Espírito Santo. Este enchimento deve ser diário e contínuo.

3) Depender do Espírito.

Nosso grande desafio é abandonar a autossuficiência e confiar plenamente na orientação do Espírito Santo, mesmo que isso signifique renúncias e novas direções na vida. 

4) Obedecer a voz do Espírito.

E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro (At.8.29).

E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidod pelo Espírito Santo de anunciar a Palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade (At.16.6-8).

O grande problema da maioria dos crentes é se conformar em viver uma vida espiritual medíocre e sem crescimento. Quando estamos fora de sintonia com o Espírito Santo, estamos agindo pela nossa própria direção e vontade. Andar no Espírito e não satisfazer os desejos da carne, se constitui um grande desafio para os crentes que buscam viver na plenitude do Espírito. Quando a carne domina e subjulga o espírito é porque estamos vivendo na dimensão da alma. Mas, quando o nosso espírito está submisso ao Espírito Santo, os desejos da carne ficam dominados pelo Espírito. Quando estamos sob o domínio do Espírito, a nossa vontade, desejo e direção tem origem no Espírito. Viver no Espírito não terefa fácil, mas não é impossível.