PREGANDO A VERDADE: Sete Manifestações Do Espírito Santo No Livro De Atos.

sábado, 13 de setembro de 2025

Sete Manifestações Do Espírito Santo No Livro De Atos.

 

O livro de Atos dos apóstolos é o livro onde lemos sobre os atos e ações do Espírito Santo. O protagonista do livro de atos não são os apóstolos, os apóstolos Pedro e Paulo são apenas os coadjuvantes, o protagonista é o Espírito Santo. Do capítulo 1 ao 28 do livro de atos, o Espírito Santo está em ação, Ele se manifesta com ações multiformes e poderosa na vida da igreja do Senhor. Das muitas manifestações do Espírito Santo registradas por Lucas, quero destacar apenas sete.

1) NA FESTA DE PENTECOSTES.

Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (Atos 2.1-4).

2) ENCHENDO OS CRENTES PARA PREGAREM A PALAVRA.

E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus (At.4.31).

E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor (At.11.21).

3) AGINDO NA OBRA EVANGELÍSTICA.

E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro (At.8.29).

E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a Palavra na Ásia.

E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu (At.16.6,7).

4) DESCENDO SOBRE OS GENTIOS.

E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviram a Palavra. 

E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus (At.10.44-46).

5) CONVOCANDO HOMENS PARA OBRA MISSIONÁRIA.

Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.

E servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram (At.13.1-3).

6) ORIENTANDO OS LÍDERES E CONSTITUINDO PASTORES PARA IGREJA.

Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias... (At.15.28).

Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue (Atos, 20.28).

7) ENCHENDO DOZE HOMENS NA CIDADE DE ÉFESO.

E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,

disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.

Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João.

Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.

E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.

Estes eram, ao todo, uns doze varões (Atos, 19.1-7).

Esse evento ocorre cerca de 25 anos depois do primeiro Pentecoste, e o mesmo Espírito se manifestou poderosamente mais uma vez sobre as vidas de 12 homens na cidade de Éfeso.

Quando o Espírito Santo veio sobre eles, todos começaram a falar noutras línguas e a profetizar. Lucas nunca apresenta o derramamento do Espírito Santo como algo que se possa perceber somente pela fé. Pelo contrário, mostra que é uma experiência identificável e que pode ser comprovada visivelmente. Falar em novas línguas era e continua sendo a comprovação externa e visível de que o Espírito Santo vem sobre os seguidores de Jesus. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário