sábado, 28 de março de 2020

UMA REFLEXÃO SOBRE O NOVO NASCIMENTO.

Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito (Jo.3.7,8).

O novo nascimento é uma ação poderosa do Espírito Santo efetuada na vida do homem, que o torna diferente em sua maneira de viver. Atualmente, há uma urgente necessidade de homens e mulheres que verdadeiramente nasceram de novo. Os rótulos, as placas, os títulos, os status e as denominações de igrejas de nada valem, se os crentes e lideres em geral não tiveram a experiência do novo nascimento.

O Brasil é um país onde predomina o cristianismo, onde muitos se declaram cristãos. As pesquisas indicam que, na soma total entre as igrejas evangélicas e católicos em geral, o número de cristãos atingi cerca de 50% da população do Brasil. Mas, a grande pergunta é: Será que estes cristãos verdadeiramente nasceram de novo? Ou estão na condição de Nicodemos, que conhecia a Torá, era mestre e membro do sinédrio, mas precisava nascer de novo. A grande problemática é, que muitos entraram no evangelho, mas o evangelho não entrou neles. Infelizmente, muitos não nasceram de novo e estão vivendo um evangelho de conveniência, o chamado "euvangelho" que satisfaz o seu próprio ego e não se submete a vontade de Deus.

Muitos "pastores" estão transformando igrejas em empresas e usando os crentes como negócio, oferecendo um jesus capitalista onde a prosperidade financeira é o foco principal. Eles não pregam contra o pecado, nem ensinam sobre salvação nem santidade, nem tão pouco sobre renúncia. É um tipo de evangelho fácil, onde tudo é permitido, onde o lema é: "É proibido proibir". "Vinde como estais e ficai como viestes". Mas este não é o evangelho de JESUS, o evangelho de Jesus implica em ter uma vida regenerada, em levar a nossa cruz, em viver uma vida de renúncia e santidade diante de Deus e da sociedade, para que resplandeça a glória de Deus. Amém!

DEZ CARACTERÍSTICAS QUE IDENTIFICAM  UM NOVO HOMEM:

... que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade (Ef.4.22-24).

Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou (Cl.3.9,10).

1. ANDA EM AMOR.

E andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave (Ef.5.2).

2. ANDA EM HUMILDADE.

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andes como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor (Ef.4.1,2).

3. ANDA EM TEMOR.

E, se invocais por pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação (IPe.1.17).

4. ANDA EM ESPÍRITO.

Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito (Gl.5.16,25).

5. ANDA COMO FILHO DA LUZ.

Porque, noutro tempo , éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Ef.5.8).

6. ANDA COM SABEDORIA.

Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como convém responder a cada um (Cl.4.5,6).

7. ANDA HONESTAMENTE.

Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja (Rm.13.13).

8. ANDA NA VERDADE.

Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que meus filhos andam na verdade (III Jo.3,4).

9. ANDA EM RETIDÃO.

Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá (Sl.101.6).

10. ANDA COM PRUDÊNCIA.

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus (Ef.5.15,16).

CONCLUSÃO: 
Que a regeneração operada pelo Espírito Santo de forma instantânea em nossa vida, esteja sempre em evidência através do processo de santificação, até alcançarmos a estatura de varão perfeito. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário