Cristo nosso Exemplo, nosso Modelo, nosso Referencial, nosso Mestre, nosso Alvo, nossa Inspiração a prosseguir. O nosso relacionamento com Cristo, deve ser íntimo, estreito e devocional. Como cristão e seguidor de Cristo, devemos procurar viver de forma que tenhamos atitudes parecidas ou semelhantes as atitudes de Cristo. O apóstolo João, escrevendo disse: Aquele que diz que está nEle também deve andar como Ele andou (I Jo.2.6). Andar como Cristo andou é difícil, mas não é impossível. Apesar de que, isto não é para a maioria dos que se dizem cristão, isto é praticado pelo menor número de cristãos; por aqueles que pagam o preço para viverem para Cristo em uma vida de renúncias. Se o nosso caráter, como cristão não refletir ao de Cristo ou não for moldado no caráter de Cristo, estamos longe de sermos um autêntico cristão. Falar que é cristão é fácil, muitos falam e se declaram, mas viver e praticar os ensinamentos de Cristo, são poucos. O apóstolo Paulo dasafiou os crentes da sua época, quando disse: Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo (I Co.11.1). A grande preocupação do apóstolo era ter pessoas fiéis a Cristo, andando conforme Cristo e nunca no modelo do sistema mundano. Na atualidade, contamos a dedo a raridade que existe de homens e mulheres de Deus que verdadeiramente demonstram ter o caráter de Cristo moldado em suas vidas.
SETE COISAS QUE DEVEMOS FAZER PARA TERMOS O CARÁTER DE CRISTO:
1) Amar a Cristo.
Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada (Jo.14.23).
2) Santificar a Cristo.
... antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós (I Pe.3.15).
3) Servir a Cristo.
Se alguém me serve, siga-me; e, onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará (Jo.12.26).
4) Esperar na Graça de Cristo.
Portanto, estejam com a mente preparada para o trabalho, sejam sóbrios e esperem inteiramente na graça que está sendo trazida a vocês na revelação de Jesus Cristo (I Pe.1.13).
5) Está em Cristo.
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (II Co.5.17).
Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus... (Rm.8.1).
6) Imitar a Cristo.
Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo (I Co.11.1).
Aquele que diz que está nEle também deve andar como Ele andou (I Jo.2.6).
7) Esperar a Volta de Cristo.
Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente,
aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo (Tito, 2.11-13).
Finalmente, que o nosso testemunho como cristão glorifique a Cristo como nosso Senhor e Salvador, e nunca seja uma incoerência ou uma contradição do evangelho de Cristo que professamos.