PREGANDO A VERDADE: 6 de fev. de 2026

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

QUEM TEM UNÇÃO INCOMODA.


O capítulo 17 do primeiro livro de Samuel, narra o epsódio que antecede a luta de Davi contra o gigante Golias. Davi é enviado pelo seu pai Jessé com a missão de levar alimentos para seus irmãos que estavam no campo de batalha a serviço do rei Saul. Davi em obediência a ordem do seu pai, vai até o acampamento onde estavam seus irmãos mais velhos. Chegando lá Davi se depara com o gigante Golias afrontando o exército Israelitas.

Disse mais o filisteu: Hoje, desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos. Ouvindo, então, Saul e todo Israel essas palavras do filisteu, espantaram-se e temeram muito.

Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias (17.10,11,16).

Davi é movido pelo Espírito de Deus e entende que essa causa é para ele guerrear. Davi pergunta: "Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? (v.26). 

Porém algo inesperado acontece quando Eliabe, irmão mais velho de Davi, se incomoda com a unção e ousadia de Davi. 

O texto sagrado diz: E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.

Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?

E desviou-se dele para outro, e falou conforme àquela palavra; e o povo lhe tornou a responder conforme às primeiras palavras.

E, ouvidas as palavras que Davi havia falado, as anunciaram a Saul, que mandou tomá-lo.

E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu (17.28-32).

Quando Eliabe seu irmão, ouviu-o  falando com os soldados, ficou furioso e perguntou: “O que você está fazendo aqui? Não devia estar tomando conta daquelas poucas ovelhas? Conheço sua arrogância e suas más intenções, Você quer apenas ver a batalha!

Eliabe interpretou mal os motivos de Davi e acusou-o de orgulho e negligência em suas tarefas.

Quem era para apoiá-lo não o fez, mas preferiu despresar e julgar falsamente.

Eliabe representa o irmão chegado que queremos próximo de nós para nos apoiar. Mas este nos decepciona, porque não celebra as nossas vitórias.

Eliabe já tinha um ressentimento no coração por ver Davi vivendo algo que Ele gostaria de viver. Eliabe havia sido rejeitado por Deus Para esse gargo (I Sm.16.7).

Deus não escolhe por aparência física, nem por status, Deus olha para o coração. 

Eliabe era o irmão mais velho de Davi, porém a unção de Deus não estava sobre ele.

Assim como Davi enfrentou oposição, ocorre também com muitos de nós. Davi enfrentou oposição, desdém e incompreensão. Eliabe, seu irmão mais velho, possivelmente com inveja da unção de Davi, liderou o ataque na intenção de desmotivá-lo.

Isto se repete com muitos escolhidos de Deus hoje, estão paralisados ministerialmente pelo que ouviram de alguns Eliabe.

Mas, não pare, não retroceda por causa de críticas, pois Aquele que te chamou é quem te capacita e te fortalece.

Davi foi duramente ofendido e acusado por quem deveia apoiá-lo. Mas ele não se deixou paralisar, nem desanimou, ele Prosseguiu para exercer a função qual Deus lhe havia confiado.

Para vivermos o chamado de Deus, precisamos aprender a ignorar palavras que saem da boca de pessoas amarguradas e ressentidas como Eliabe.

Davi aos olhos de muitos era apenas um bastardo, mas aos olhos de Deus era um homem segundo o seu coração.

Antes de Davi enfrentar Golias e vencê-lo, ele teve que enfrentar Eliabe (o não ungido); teve que enfrentar Saul (o ex-ungido); e por fim Golias (o anti-ungido).

Quem tem unção sempre incomoda. Mas não adianta se incomodar nem ter inveja daquele que Deus escolhe, é perca de tempo, porque Deus sempre vai honrar seus escolhidos. Amém!