quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A UNÇÃO QUE DESPEDAÇA O JUGO.


E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo, do seu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção (Isaías, 10.27).

Nesta profecia de Isaías, em uma visão geral, podemos perceber que há uma promessa de livramento e libertação da nação de Israel em relação a nação da Assíria. Assíria naquela época era um império que governava sobre Israel e as demais nações. Era uma nação que se orgulhava por causa do seu poder bélico e um grande exército de homens adestrados para guerra.
Por uma vontade permissiva do Senhor, a Assíria estava dominando sobre Israel, com o propósito de disciplinar e corrigir o povo de Deus. Deus assim permitiu para que o seu povo viesse a experimentar o crescimento, treinamento no caráter, e uma dimensão espiritual até então desconhecida. A Assíria leva a nação de Israel a vergonha, tristezas e dores na alma, ao ponto tratar o povo de Deus como animais. A Assíria estava estendendo o seu domínio sobre Israel, pela vontade permissiva do Senhor, mas este mesmo Senhor e Deus, jamais perde o controle da situação. O Senhor usa o profeta Isaías, para liberar uma palavra profética, dentro daquela situação. E todo o sofrimento, desprezo, vergonha, derrota, humilhações e lágrimas iria chegar ao fim. 
Deus promete vingar o seu povo, e coloca um ponto final no seu sofrimento. Como prova do seu amor por Israel Ele lhes faz uma promessa: “E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção” (Is.10. 27).
Quando visualizamos essa lição, percebemos que, aqui não há nada relacionado à Igreja, mas também percebemos que essas lições são úteis e aplicáveis a vida da Igreja, e a vida de muitos cristãos.

O QUE É JUGO?

Jugo é um acessório feito de madeira que se coloca sobre o pescoço do animal para puxar carga. 
O jugo impede que o animal olhe para a direita ou para a esquerda, e também não pode olhar para trás e tampouco para cima; só olhava para frente. Esta era a situação da nação de Israel, eles eram escravos e prestavam serviços para o inimigo.
Deus promete tirar a carga e quebrar o jugo.
A promessa do Senhor, é: Vou tirar a carga e quanto ao jugo, não vou apenas tira-lo, mas vou despedaça-lo, e o Senhor assim o faz, para que o povo não mais se lembre do objeto da vergonha, do fracasso e da derrota. Deus vai quebra o jugo do inimigo que te oprime, e vai pôr um fim no teu opróbrio.

O QUE É UNÇÃO?

Unção é um poder, uma autoridade divina concedida para realizar a obra de Deus e fazer proezas em nome do Senhor. Esta unção no Antigo Testamento era concedida aos sacerdotes, profetas, reis e juízes. Na nova Aliança esta unção está relacionada a operação do Espírito Santo na vida dos crentes. O apóstolo João escrevendo aos cristãos do primeiro século disse: E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo. E a unção que vós recebestes dele fica em vós ... (I João, 2.20,27).
A unção capacita o crente e o reveste de uma autoridade espiritual para realizar a obra de Deus. Jesus disse aos seus discípulos: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (Atos, 1.8). 
Jesus foi o homem mais ungido que já pisou aqui nesta terra. O apóstolo Pedro nos atesta dizendo: Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele (Atos, 10.38). 

CONCLUSÃO:

Na vida dos filhos de Deus, nenhuma carga permanece para sempre. Jesus Cristo, já quebrou o nosso jugo, nos tirando da escravidão do pecado e removeu a carga da opressão, do medo e da maldade.
Você pode estar se perguntando: Então, por que sofro tanto? E essa vida de escravidão espiritual, psicológica e financeira, por que? Independente dos porquês, Deus te chamou para vencer; é só acreditar. Se Ele te chamou e te escolheu, a carga foi tirada dos teus ombros, e o jugo já foi despedaçado por causa da unção. 
Toda ação contraria que vem contra sua vida: Opressões, fracassos, humilhações, sofrimentos e sentimentos de derrota, tudo isso cairá por terra e será despedaçado pela unção. 
Há um novo começo para sua vida, há um novo caminho para você trilhar, há uma nova promessa para o teu coração e uma nova unção para sua vida. Amém!   

26 comentários:

  1. Parabéns pelas palavras inspiradas, pelo Espírito Santo .Deus abençoe .

    ResponderExcluir
  2. Amém. Obrigado pela visita.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz meu nobre amigo,gostei muito da sua explicaçâo.
      Gostaria de ouvir uma esplicaçâo de Isais.42,3,4
      Deus abençoe

      Excluir
  3. Precisava desta palavra de esclarecimento

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe este estudo foi de grande valia para mim

    ResponderExcluir
  5. A unção nesse contexto, não é unção espiritual. No hebraico é Shemen, que significa gordura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde quando a gordura despedaça o jugo? É claro que a unção está se referindo a uma intervenção divina que despedaçaria o jugo da Assíria. Este é o contexto.

      Excluir
    2. Graça e paz irmão David Molero.
      O seu comentário está correto, eu também tenho conhecimento sobre este termo no hebraico em relação a este texto. Porém, a minha intenção não foi explorar o sentido do texto original, e sim falar sobre UNÇÃO.
      Obrigado pelo comentário e pela visita ao nosso Blog.
      Volte sempre.
      Um abraço.

      Excluir
  6. Graça e paz irmão Izaque.
    O seu comentário está correto, eu também tenho conhecimento sobre este termo no hebraico em relação a este texto. Porém, a minha intenção não foi explorar o sentido do texto original, e sim falar sobre UNÇÃO.
    Obrigado pelo comentário e pela visita ao nosso Blog.
    Volte sempre.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, Deus abençoe poderosamente.

    ResponderExcluir
  8. Belíssima esta mensagem, já a ministrei algumas vezes. A unção que despedaça todo jugo. Quando adolescente eu puxava uma junta de bois. Um pesava mais de 600 kilos, tinhas dois chifres enormes e era caneludo, era mais alto do que um homem. O jugo mantinha os dois nas leiras. Eu os conduzia pequeno e franzino, um dia o gigante se irritou e correu me arrastando para dentro do mato fechado, arrebentou o jugo e depois disto tornou-se arredio ao jugo ou canga de arado, por fim ele foi vendido.

    ResponderExcluir
  9. Queridos irmãos e irmãs em Jesus Cristo! Graça e paz!

    Venho agora pedir com humildade e muita Fé, que me ajudem com as vossas orações, para superar a oposição de satanás à missão que fui chamada a cumprir, há alguns anos, mas só recentemente me abri para esta trabalho, e tenho sentido  "ataques espirituais" contra mim, meus filhos e meu trabalho e finanças!

    Por favor, incluam-me nas vossas súplicas ao nosso Deus e Pai, a mim, aos meus filhos, a minha vida profissional e econômico-financeira, e este ministério que sou chamada a exercer - RECONCILIAÇÃO - para a Glória de Deus Pai, Deus Filho, nosso Salvador Jesus de Nazaré (Yeshua) e o Espírito Santo!
    Alguns exemplos destas situações sabotadoras são: minha filha está com problemas no relacionamento (ela estava prestes a encerrar o relacionamento), dificuldades para encontrar trabalho e problemas financeiros.

    Também tive graves problemas profissionais e econômico-financeiros, mas agora acrescenta-se o fato de que meu pai, com quem resido, se envolveu com uma pessoa que se envolve em feitiçaria, cartomancia, costuma visitar cemitérios, etc. , e agora ela trouxe essa senhora para almoçar em casa, e ontem ela veio aqui para dormir !!! .... Sei com toda a certeza e convicção, que este é um “ataque” espiritual, pois de há 1 mês a esta parte, tenho apostado no trabalho espiritual com os meus filhos, com os meus pais, com outras pessoas na minha família e através das redes sociais. Tenho falado sobre a necessidade urgente de arrependimento, conversão e buscar a Deus diariamente, aceitando JESUS DE NAZARÉ como o único Senhor e Salvador e ouvindo a orientação do Espírito Santo! Tenho clamado pelo estudo da Palavra e pela santificação, bem como também orado pelos nossos inimigos, o que me foi dito para fazer pelos meus "inimigos" / as, mas parece que isso deixa Satanás zangado! , e mais "sabotagem" acontece! O trabalho que eu tinha agendado para amanhã foi cancelado! (A "feiticeira" durmiu aqui em casa de domingo para segunda-feira (hoje ...) Eu sei que essa senhora, chamada Alexandrina Pereira, quer me tirar de casa, ficar sozinha aqui com meu pai!

    Por favor, Agradeço PROFUNDAMENTE DE CORAÇÃO PELAS SUAS ORAÇÕES FERVOROSAS, PARA QUE EU POSSA VENCER ESTES BLOQUEIOS, IMPEDIMENTOS, "ATAQUES", E CONSIGA DESENVOLVER O MINISTÉRIO DE RECONCILIAÇÃO E TER UMA VIDA FAMILIAR HARMONIOSA, COM A PROTEÇÃO DIVINA DE DEUS PAI, DEUS FILHO E DO ESPÍRITO SANTO!

    Meu nome é: Marisol Emilia Coelho do Couto
    Nome dos meus filhos: Vanya Rachel Couto Silva e André Luis Couto Pinhal. Residimos em Portugal.
    Desde já, agradeço toda a vossa sua ajuda com as vossas orações, apoio e consideração!
    Paz e bênçãos a todos vocês, em nome de nosso Salvador JESUS DE NAZARÉ! Aleluia!

    ResponderExcluir
  10. Glória a Deus,essa palavra me fortificou eu precisava dela. Amei de mais

    ResponderExcluir
  11. Boa foi essa palavra meu Santo, explicação muito top. Deus continue abênçoando poderosamente.

    ResponderExcluir
  12. Estou maravilhada com essa explicação.

    Toda honra, toda Glória seja dada ao Deus o todo poderoso.

    A paz a todos!

    ResponderExcluir
  13. Deus abençoe a vida do irmão grandemente muito bom o estudo

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a reflexão, nos dá esperança e reanima nosso dia a dia que tem sido carregado de noticias e ações maléficas, louvo a Deus pelo atitude do Pastor Geraldo Barbosa em dedicar um pouco do seu tempo e dividir conosco seus conhecimento
    Que o Senhor Jesus continue abençoando sua vida

    ResponderExcluir
  15. forte meu nobre irmão. Um Estudo de Excelencia.

    ResponderExcluir
  16. Olá foi de muito aproveito a sua explicação Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei muito esprecasao maravilhosa Deus abençoe

    ResponderExcluir