quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A UNÇÃO QUE DESPEDAÇA O JUGO.


E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo, do seu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção (Isaías, 10.27).

Nesta profecia de Isaías, em uma visão geral, podemos perceber que há uma promessa de livramento e libertação da nação de Israel em relação a nação da Assíria. Assíria naquela época era um império que governava sobre Israel e as demais nações. Era uma nação que se orgulhava por causa do seu poder bélico e um grande exército de homens adestrados para guerra.
Por uma vontade permissiva do Senhor, a Assíria estava dominando sobre Israel, com o propósito de disciplinar e corrigir o povo de Deus. Deus assim permitiu para que o seu povo viesse a experimentar o crescimento, treinamento no caráter, e uma dimensão espiritual até então desconhecida. A Assíria leva a nação de Israel a vergonha, tristezas e dores na alma, ao ponto tratar o povo de Deus como animais. A Assíria estava estendendo o seu domínio sobre Israel, pela vontade permissiva do Senhor, mas este mesmo Senhor e Deus, jamais perde o controle da situação. O Senhor usa o profeta Isaías, para liberar uma palavra profética, dentro daquela situação. E todo o sofrimento, desprezo, vergonha, derrota, humilhações e lágrimas iria chegar ao fim. 
Deus promete vingar o seu povo, e coloca um ponto final no seu sofrimento. Como prova do seu amor por Israel Ele lhes faz uma promessa: “E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção” (Is.10. 27).
Quando visualizamos essa lição, percebemos que, aqui não há nada relacionado à Igreja, mas também percebemos que essas lições são úteis e aplicáveis a vida da Igreja, e a vida de muitos cristãos.

O QUE É JUGO?

Jugo é um acessório feito de madeira que se coloca sobre o pescoço do animal para puxar carga. 
O jugo impede que o animal olhe para a direita ou para a esquerda, e também não pode olhar para trás e tampouco para cima; só olhava para frente. Esta era a situação da nação de Israel, eles eram escravos e prestavam serviços para o inimigo.
Deus promete tirar a carga e quebrar o jugo.
A promessa do Senhor, é: Vou tirar a carga e quanto ao jugo, não vou apenas tira-lo, mas vou despedaça-lo, e o Senhor assim o faz, para que o povo não mais se lembre do objeto da vergonha, do fracasso e da derrota. Deus vai quebra o jugo do inimigo que te oprime, e vai pôr um fim no teu opróbrio.

O QUE É UNÇÃO?

Unção é um poder, uma autoridade divina concedida para realizar a obra de Deus e fazer proezas em nome do Senhor. Esta unção no Antigo Testamento era concedida aos sacerdotes, profetas, reis e juízes. Na nova Aliança esta unção está relacionada a operação do Espírito Santo na vida dos crentes. O apóstolo João escrevendo aos cristãos do primeiro século disse: E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo. E a unção que vós recebestes dele fica em vós ... (I João, 2.20,27).
A unção capacita o crente e o reveste de uma autoridade espiritual para realizar a obra de Deus. Jesus disse aos seus discípulos: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (Atos, 1.8). 
Jesus foi o homem mais ungido que já pisou aqui nesta terra. O apóstolo Pedro nos atesta dizendo: Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele (Atos, 10.38). 

CONCLUSÃO:

Na vida dos filhos de Deus, nenhuma carga permanece para sempre. Jesus Cristo, já quebrou o nosso jugo, nos tirando da escravidão do pecado e removeu a carga da opressão, do medo e da maldade.
Você pode estar se perguntando: Então, por que sofro tanto? E essa vida de escravidão espiritual, psicológica e financeira, por que? Independente dos porquês, Deus te chamou para vencer; é só acreditar. Se Ele te chamou e te escolheu, a carga foi tirada dos teus ombros, e o jugo já foi despedaçado por causa da unção. 
Toda ação contraria que vem contra sua vida: Opressões, fracassos, humilhações, sofrimentos e sentimentos de derrota, tudo isso cairá por terra e será despedaçado pela unção. 
Há um novo começo para sua vida, há um novo caminho para você trilhar, há uma nova promessa para o teu coração e uma nova unção para sua vida. Amém!   

9 comentários:

  1. Parabéns pelas palavras inspiradas, pelo Espírito Santo .Deus abençoe .

    ResponderExcluir
  2. Amém. Obrigado pela visita.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Precisava desta palavra de esclarecimento

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe este estudo foi de grande valia para mim

    ResponderExcluir
  5. Excelente exposição!! Parabéns

    ResponderExcluir
  6. A unção nesse contexto, não é unção espiritual. No hebraico é Shemen, que significa gordura.

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz irmão Izaque.
    O seu comentário está correto, eu também tenho conhecimento sobre este termo no hebraico em relação a este texto. Porém, a minha intenção não foi explorar o sentido do texto original, e sim falar sobre UNÇÃO.
    Obrigado pelo comentário e pela visita ao nosso Blog.
    Volte sempre.
    Um abraço.

    ResponderExcluir