terça-feira, 19 de julho de 2022

Tempo de Riso e Alegria.

Mas, quanto a você, Ele encherá de riso a sua boca e de brados de alegria os seus lábios (Jó.8.21).

Jó encontrava-se em uma situação humilhante e deplorável, ele havia perdido tudo, mas a sua fé permaneceu firme no Todo-poderoso. Os seus amigos os acusavam de alguma falta ou pecados diante de Deus. No livro de Jó vamos encontrar quatro vozes: (1) A voz de Satanás (o acusador). (2) A voz de Jó. (3) A voz dos amigos de Jó. (4) A voz de Deus, o Todo-poderoso. O livro de Jó composto por 42 capítulos é um livro totalmente poético, exceto os capítulos 1 e 2 e o epílogo do capítulo 42 7-16. 

O LIVRO DAS QUATRO VOZES.

A Voz de Satanás.

Ele questiona a fidelidade de Jó diante de Deus e o acusa de servir a Deus pelas bênçãos que Deus lhe proporcionava. Porém, Deus provou a Satanás que a fé de Jó era autêntica, pois Jó não o adorava pelo que Ele faz e sim pelo que Ele é. 

A Voz de Jó. 

Uma voz de lamento, reclames e questionamentos. Jó não sabia o que estava acontecendo no mundo espiritual, por isso ele questionava tanto diante de Deus e procurava saber a razão e o por quê de toda a sua aflição. 

A Voz dos Amigos de Jó.

Elifaz, Bildade, Zofar, Eliú. Estes quatro tentavam explicar a Jó o por quê de o seu sofrimento. Eles se julgavam conhecedores de Deus e afirmavam que o Todo-poderoso estava punindo a Jó por alguma falta ou pecados cometidos por Jó. Eles acusavam a Jó por exaltar a sua própria justiça. Porém, eles foram reprovados por Deus, que testificou contra Elifaz, Bildade e Zofar e reprovou as suas palavras contra Jó, e os mandou ir a Jó para que ele oferecesse sacrifícios e orasse por eles (42.7-9). 

A Voz de DEUS.

A Voz de Deus confrontou a Jó e o fez refletir e sentir-se totalmente desprovido do conhecimento de Deus e dependente dEle. Após ouvir tudo o que Deus lhe falou, Jó declarou: Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza (42.1,5,6).

No mundo há muitas vozes, mas apenas uma nos importa: A Voz de Deus.

Depois da longa noite de provação, raiou o Grande Dia da virada do cativeiro de Jó. Todo pranto e tristeza de Jó foram transformados por Deus em risos e brados de alegria, porque Deus não desampara os que lhe buscam. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl.30.5). Quem sabe, se por estes dias o amanhã de Deus vai chegar para você e toda a sua história vai mudar. Deus vai dar um basta nesta situação adversa que você estar enfrentando e vai encher de riso a sua boca e de brados de alegria os seus lábios. Amém! 

2 comentários:

  1. Aleluia ,uma palavra profética , eu tomo posse, que Deus continue abençoando o Pr Geraldo Barbosa!!!!

    ResponderExcluir