sábado, 3 de junho de 2023

TRÊS GIGANTES QUE DAVI NÃO VENCEU.


Achei a Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi; com ele, a minha mão ficará firme, e o meu braço o fortalecerá (Sl.89.20,21). 

... Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade (At.13.22).

Davi foi um homem segundo o coração de Deus, não por ser um homem perfeito, mas porque cumpriu a vontade e os propósitos de Deus. Davi foi a lâmpada do SENHOR que serviu de referencial para todos os demais reis que sucederam o trono de Israel. Paulo no seu discurso na sinagoga de Antioquia da Pisídia, diz: "Da descendência de Davi, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel (At.13.23)". Por ser da descendência de Davi, Jesus é chamado filho de Davi.

A vitória de Davi na luta contra Golias, foi o divisor de águas na vida de Davi. Em toda tragetória da sua história, Davi é lembrando por dois acontecimentos que marcaram a sua vida: (1) A sua vitória sobre Golias, marcou a sua vida positivamente. (2) O seu adultério com Bate-Seba e o homicídio do seu marido Urias, este acontecimento marcou a sua vida negativamente. Davi enfrentou muitas oposições e derrotou grandes inimigos, mas foi vencido por alguns gigantes espirituais para provar que ele não foi um homem pleno em todas as suas realizações. Na vida particular de Davi, podemos identificar pelo menos três gigantes que Davi não venceu. 

1- O GIGANTE DA SENSUALIDADE.

E a Davi nasceram filhos em Hebrom; foi o seu primogênito Amom, de Ainoã, jezreelita; e o seu segundo Quileabe, de Abigail, mulher de Nabal, o carmelita; e o terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur; e o quarto, Adonias, filho de Hagite; e o quinto, Sefatias, filho de Abital; e o sexto, Itreão, de Eglá, também mulher de Davi; estes nasceram a Davi em Hebrom (II Sm.3.2-5).

E tomou Davi mais concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom; e nasceram a Davi mais filhos e filhas (II Sm.5.13).

Estes versículos revelam o defeito mais grave do caráter de Davi; sua forte propensão por mulher. Por Davi omitir-se a resistir e controlar seus apetites sensuais, isso o levou a violar o mandamento de Deus, em Dt.17.15-17 (que veda aos reis de Israel o multiplicar esposas para si mesmos). A paixão carnal de Davi pelas mulheres deu origem a muitos pecados, tristeza e sofrimento na sua família. Depois do pecado de Davi com Bete-Seba, Deus enviou castigos e calamidades sobre ele pelo resto da sua vida (II Sm.12.10). De fato, Davi era demais atraído pelo sexo oposto e gostava de colecionar mulheres. Davi foi derrotado pelo gigante da sensualidade por não controlar seus apetites sexual. Este gigante perseguiu a Davi e o venceu. 

2- O GIGANTE DA ADMINISTRAÇÃO FAMILIAR.

Davi foi um bom líder da nação de Israel, um bom guerreiro e estrategista militar, mas como pai e administrador da sua família, foi um fracasso. Pelo fato de Davi ter casado com várias mulheres e estas tiveram filhos, isto gerou muitos conflitos familiar e Davi não foi capaz de administrar os problemas familiares que surgiram entre suas esposas e filhos. Este foi um problema gigantesco na vida de Davi, e ele não conseguiu vencer este gigante.

3- O GIGANTE DA TEMPERANÇA.

A temperança ou o domínio próprio, é uma virtude que poucos conseguem vencer totalmente. Davi foi um devoto adorador do SENHOR, foi um grande poeta, e tinha grande zelo e prazer nas coisas sagradas pertencentes ao SENHOR. Todavia, ele foi vencido pelas tentações que o levou ao erro e lhe trouxe consequências desastrosas em sua vida. Davi venceu o gigante Golias, mas ele não venceu a si mesmo. Davi não venceu o gigante da temperança, quando adulterou com Bate-Seba e em seguida mandou matar Urias, seu marido (II Sm.11). Davi também foi levado pela emoção e não teve domínio próprio quando mandou contar o povo, algo que Deus não mandou, e isto também lhe trouxe consequências terríveis (I Cr.21). Este gigante da temperança, foi mais um que Davi não venceu.

Os gigantes sempre irão existir para nos perseguir, não os gigantes físicos, mas os espirituais, com os quais lutamos em nosso dia-a-dia. Aprendemos que, Deus não destrói nossos gigantes, nós é que temos de lutar para destrui-los. O maior gigante que temos que vencer é o nosso próprio ego.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário