E disse José a seus irmãos: Eu morro, mas Deus certamente vos visitará e vos fará subir desta terra para a terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó.
E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente, vos visitará Deus, e fareis transportar os meus ossos daqui (Gn.50.24,25).
E tomou Moisés os ossos de José consigo, porquanto havia este estreitamente ajuramentado aos filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco (Ex.13.19).
Também enterraram em Siquém os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata, porquanto foram em herança para os filhos de José (Js.24.32).
Pela fé, José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel e deu ordem acerca de seus ossos (Hb.11.22).
Segundo a arqueologia, o Túmulo de José se localiza em uma vila árabe chamada Balata, antiga Siquem Bíblica. Por ter população árabe é muito difícil chegar de ônibus as excursões, para visitá-lo, pois os habitantes, apedrejam os ônibus. Uma saída é chegar em Taxi com prefixo árabe. Ainda com dificuldades se pode visitar. Sempre fazem plantão um grupo de judeus ortodoxos, que estão ai em vigília de oração. Mesmo assim o ambiente nunca é tranqüilo, sempre a agressões de ambas as partes.
O escritor aos hebreus cita o nome de José como um homem de fé, ao escrever: Pela fé, José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel e deu ordem acerca de seus ossos (Hb.11.22). José teve uma fé sonhadora, ele viu um futuro promissor para os filhos de Israel e profetizou pela fé dizendo: Certamente, vos visitará Deus, e fareis transportar os meus ossos daqui (Gn.50.25). A fé de José estava firmada na promessa de Deus, de que Canaã seria a pátria do seu povo. Por isso, pediu que seus ossos fossem transportados para a terra da promessa. Quatrocentos anos mais tarde, quando os israelitas deixaram o Egito, e seguiram em direção a Canaã, Moisés tomou os ossos de José e levaram consigo. Cerca de 500 anos depois da morte de José, temos a última informação sobre os ossos de José sendo enterrado na região de Canaã, na cidade de Siquém (Js.24.32). Egito é lugar de mortos que viram múmias, mas Canaã é lugar onde os mortos ressuscitam.
No evangelho segundo Mateus está escrito, que na morte de Cristo na cruz, após o seu último brado, o véu do templo foi rasgado de alto a baixo, a terra tremeu e fenderam-se as pedras. E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que morreram foram ressuscitados. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dEle, entraram na cidade santa e apareceram a muitos (Mt.27.50-53). No Egito José prosperou, mas na terra da Promessa mesmo depois de morto, José foi vitorioso. Da mesma forma, todos os salvos em Cristo, têm o seu futuro de vitória garantido, que está reservado na Canaã celeste, onde habitarão para sempre com Deus e desfrutarão eternamente da sua Presença. Amém!