domingo, 4 de maio de 2025

A MORTE SUBIU PELAS JANELAS.


Ouvi, pois, vós, mulheres, a palavra do Senhor, e os vossos ouvidos recebam a palavra da sua boca; e ensinai o pranto a vossas filhas, e cada uma à sua vizinha a lamentação;
Porque a morte subiu pelas nossas janelas, e entrou em nossos palácios, para exterminar as crianças das ruas e os jovens das praças (Jr.9.20,21). 

Este capítulo 9 é um dos capítulos mais triste dos 52 registrado no livro do profeta Jeremias. A casa de Israel estava rebelada contra o SENHOR, o povo estava entregue a idolatria, o orgulho e a prepotência havia tomado o coração dos líderes e o povo se achavam autossuficientes. A nação tornou-se arrogante a ponto de ser rotulada por Deus, como incircuncisa de coração (25,26). Diante de toda a sua aparente glória, Deus usa o profeta e diz: Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: Em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, que faço beneficiência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR (23,24). 

A nação de Judá era circuncidada, porém agia como se não tivesse conhecimento de Deus e estava listada entre as nações pagãs que também praticavam a circuncisão: Egito, Edom, Amom e Moabe (25,26). 

O povo se vangloriava da sua sabedoria, da sua força e das suas riquezas; mas eles não entendiam que a verdadeira glória consiste em conhecer ao SENHOR e saber que Ele agi com justiça na terra. O povo estava entregue a idolatria e com o coração endurecido contra o SENHOR, por essas e outras o SENHOR anuncia que amaldiçoará sua água e seu alimento e permitirá que eles sejam levados cativos por outras nações (13-16). 
Nesse meio-tempo, o povo deve preparar-se para a lamentação, enviando carpideiras (17,18). Eles estão impressionados com a magnitude da devastação vindoura. As mulheres devem ensinar as filhas a chorar, porque a morte estará em todo lugar, os cadáveres humanos serão espalhados sem que haja ninguém para os recolher (19-22). 

Antes da morte física, o povo já estava morto espiritualmente diante de Deus. A hipocrisia e a insensatez do povo, os levou a destruição. Isolar-se de Deus e passar a confiar na sabedoria humana, na força e nas riquezas é uma grande insensatez. Mas conhecer a Deus é a melhor e mais sábia escolha. O SENHOR é a única Esperança para a humanidade. Para conhecer ao SENHOR, é preciso entender que Ele é gracioso, correto e justo. Está chegando a hora em que Deus julgará todos os que vivem de aparência. 

Se a morte subiu pelas janelas porque o povo não fechou as janelas da impiedade, e deixaram o mal dominar. Deus é vida e quer sempre nos promover a vida. Jesus nos falou: O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância (Jo.10.10). Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário