O salmo primeiro registra a primeira bem-aventurança das 15 bem-aventuranças contidas no livro dos salmos (1.1; 32.1; 32.2; 33.12; 40.4; 41.1; 65.4; 84.5; 94.12; 119.1; 119.2; 127.5; 128.1; 144.15; 146.5). O salmo 1 serve como introdução a todo o livro dos salmos. Ele contrasta duas classes de pessoas e mostra de forma resumida as atitudes destas pessoas em relação a Deus. É desejo do salmista ensinar-nos o caminho para a bem-aventurança e avisar-nos sobre a iminente destruição dos pecadores.
Este salmo pode ser dividido em duas partes: A primeira (do versículo 1-3) nos mostra em que consiste a felicidade de um homem piedoso e quais são os seus procedimentos para receber as bênçãos do SENHOR. Na segunda parte (do versículo 4-6), ele revela o estado e o caráter daqueles que não têm Deus, e mostra o futuro e seu destino final.
Neste salmo vamos encontrar três classes de pessoas, são elas: O justo, o ímpio, e o pecador. Pecadores na verdade todos nós somos; visto que herdamos a semente do pecado. Porém há uma diferença entre aquele que vive na prática do pecado para aquele que foi perdoado por Jesus e deixou de viver no caminho do pecado. O ímpio por sua vez, são pessoas que não tem o mínimo de temor a Deus, são escarnecedoras, tímidas e descrentes de tudo que tem relação com Deus. O justo é todo aquele que foi perdoado e justificado por Jesus, e que vive uma vida de santidade, pratica a justiça e anda no caminho da Verdade.
1) O JUSTO.
O justo é todo aquele que foi perdoado e justificado por Jesus, que vive uma vida de santidade, pratica a justiça e anda no caminho da Verdade.
O que diz a bíblia sobre o justo:
O justo vive pela fé.
Pois dentro de pouco tempo Aquele que que vem virá, e não tardará. Mas o justo viverá pela fé! contudo, se retroceder, minha alma não se agradará dele (Hebreus, 10.37,38).
O justo é abençoado.
Bênçãos há sobre a cabeça do justo, mas a violência cobre a boca dos ímpios (Pv.10.6).
O justo na velhice dará fruto (Sl.92.12-14)
A obra do justo conduz a vida (Pv.10.16).
O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é (Pv.11.30).
2) O ÍMPIO.
O ímpio por sua vez, são pessoas que não tem o mínimo de temor a Deus, são escarnecedoras, arrogante e descrentes de tudo que tem relação com Deus (Sl.10.2-4).
O que diz a bíblia sobre o ímpio:
O ímpio é arrogante.
Escreve, pois: Eis que o ímpio está cada vez mais arrogante; suas vontades não visam o bem; mas o justo viverá pela fé (Habacuque, 2.4).
O ímpio é irreverente.
Ainda que se mostre favor o ímpio, nem por isso aprende a justiça; até na terra da retidão, ele pratica a iniquidade e não atenta para a majestade do SENHOR (Isaías, 26.10).
O ímpio é cético e obreiro de iniquidade.
Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido e têm cometido abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem. Acaso não tem conhecimento esses obreiros da iniquidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocam a Deus (Salmos, 53.1,4).
3) O PECADOR.
São todas as pessoas que não andam no caminho de Deus, e vivem na prática do pecado. Alguns estão disfarçados dentro da casa de Deus, vivendo em pecado; mas a bíblia diz: Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos (Sl.1.5).
O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos (Sl.101.7).
O que diz a bíblia sobre o pecador:
O pecador será punido.
Eis que o justo é punido na terra; quanto mais o ímpio e o pecador! (Pv.11.31).
O pecador promove destruição.
Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muitos bens (Ec.9.18).
O pecador é infeliz.
A infelicidade persegue os pecadores, mas a prosperidade é a recompensa dos sábios (Pv.13.21).
CONCLUSÃO:
Neste salmo nós entendemos que a felicidade do justo tem sua origem em Deus, enquanto que o ímpio perecerá na sua maldade e não receberá as bênçãos nem o galardão do SENHOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário