quarta-feira, 24 de outubro de 2018

O LIBERTADOR CHEGOU EM GADARA.

E chegaram à outra margem do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu ao encontro, vindo dos sepulcros, um homem com espírito imundo. E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. E, clamando com grande voz, disse: Que tenho contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo) E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos (Marcos, 5.1,2,6-9).

ANALISANDO O EPISÓDIO NARRADO POR MARCOS.

Jesus chega na Província dos gadarenos.

E chegaram à outra margem do mar, à província dos gadarenos. Vers.1.
Após Jesus e seus discípulos terem enfrentado uma grande tempestade e Jesus ter repreendido o vento e o mar, tendo atravessado o mar da Galiléia, Jesus e seus discípulos chegaram na província de Gadara. Gadara era uma província romana composta por dez cidades, que antes teria sido dominada pelos gregos. Os seus habitantes na sua maioria eram gentios, e uma das suas maiores atividades era a criação de porcos. Jesus não chegou ali por acaso, mas Ele sabia que naquela região havia uma forte operação demoníaca, e que ali havia um homem dominado por espíritos imundos; Ele foi a Gadara no propósito de liberta-lo.

O Estado de miséria do homem endemoninhado.

E, saindo do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo, o qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender. Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões, em migalhas, e ninguém o podia amansar. E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes e pelos sepulcros e ferindo-se com pedras. Vers.2-5.

Um homem afastado do convívio social, morava no cemitério, em estado de insanidade mental, ele  andava vagando pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. Tinha uma força incomum, sendo muitas vezes amarrado e preso com cadeias e grilhões, mas quebrava e fazia em pedaços e era temido por todos. Todavia, Jesus o socorre, usando de misericórdia.

A Manifestação do Demônio.

E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo). Vers.6-8.

A presença de Jesus na província de Gadara, impactou o demônio que atuava no homem, o qual veio correndo e clamando em alta voz.
Quatro atitudes do demônio em relação a Jesus:
* Prestou adoração a Jesus.
* Declarou ser inimigo de Jesus.
* Reconheceu Jesus como Filho de Deus.
* Pediu para não ser atormentado por Jesus.

A Autoridade de Jesus Sobre os Demônios.

E perguntou-lhe: Qual o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província. E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. E Jesus logo lhes permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil) e afogou-se no mar. Vers.9-13.

A unção do Espírito Santo que estava sobre Jesus era tão forte, que os demônios não suportavam. Em Atos, 10.38, está escrito: Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.
Quando Jesus perguntou ao demônio: Qual o teu nome? Ele respondeu: Legião. No exército romano, uma legião correspondia a seis mil soldados. Imagine a situação em estava este homem, totalmente dominado pelos espíritos imundos.
Eles não queriam sair daquele território e rogaram a Jesus que não os mandasse para o abismo (Lucas, 8.31). O abismo é o lugar onde Satanás ficará preso por mil anos (Ap.20.1-3). Com a permissão de Jesus, a legião de demônios saiu do homem e entraram em uma manada de porcos em número de quase dois mil e os precipitou no mar e foram afogados.

A Libertação do gadareno.

E os que apascentavam os porcos fugiram e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido. E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram. Vers.14,15.

A libertação do homem causou espanto nos habitantes de Gadara. Eles nunca imaginavam que um dia poderiam ver aquele homem totalmente restaurado. O fato ocorrido foi tão impactante, que todos que viram o homem liberto, vestido em perfeito juízo, ficaram tomados de temor, como que assombrados.
O endemoninhado foi totalmente liberto, para glória de Deus. Porque para isto o Filho de Deus se manifestou: Para desfazer as obras do diabo (I Jo.3.8).

A Rejeição de Jesus pelos moradores de Gadara.

E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado e acerca dos porcos. E começara a rogar-lhe que saísse do seu território. Vers.16,17.

Os moradores de Gadara rejeitaram a Jesus e pediram para ele sair do seu território. Isto é um contra censo, eles deveriam glorificar a Deus pelo fato do homem ter sido liberto, e serem gratos a Jesus. O escritor Lucas, diz: E toda a multidão da terra dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles, porque estavam possuídos de grande temor (Lc.8.37).
Houve um prejuízo de quase dois mil porcos que foram precipitados no mar, isto causou revolta por parte dos seus criadores, eles preferiam os porcos vivos do que a libertação do homem. Eles valorizavam mais as coisas materiais e pensavam que se Jesus permanecesse ali poderia haver outras perdas. Hoje não é diferente, tem muitas pessoas que só valorizam as coisas materiais e não se preocupam com a salvação e libertação do próximo.

O Endemoninhado é Transformado em um Evangelista.

E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lhe permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti. E ele foi e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilhavam. Vers.18-20.

O és endemoninhado ficou tão feliz e grato a Jesus, que queria acompanha-lo para e estar junto Dele. Jesus não lhe permitiu, mas mandou que ele fosse para sua casa e anunciasse a grande obra que Deus lhe havia feito. Ele obedeceu, e começou a anunciar em Decápolis (dez cidades), nas dez cidades da região, e todos que o viam e ouviam ficavam maravilhados. Não está escrito, mas podemos imaginar que este homem tornou-se um fervoroso evangelista e ganhador de almas para o Reino de Deus. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário