domingo, 19 de abril de 2020

E DEPOIS DA MORTE ...

Mostra-me, SENHOR, o fim da minha vida e o número dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou. Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro. Sim, cada um vai e volta como a sombra. Em vão se agita, amontoando riqueza sem saber quem ficará com ela. Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti (Salmos, 39.4-7).

Davi analisa a vida terrena sob uma perspectiva Divina e percebe que tudo passa tão rápido e que a vida é como um sopro, como uma sombra que passa. Ele chega a uma  conclusão e diz: "Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti (39.7).  

A morte é uma realidade incontestável, nenhum de nós podemos negar que ou mais cedo ou mais tarde havemos de morrer. A  morte vem para o rico e para o pobre, para o sábio e para o ignorante, para o branco e para o negro, para o que mora no palácio e para o que mora em palafita, para o que mora em uma mansão e para aquele que mora em casa de barro coberta de palha. Ela não respeita quem é feio ou quem é bonito, ela virá para o ateu e para o crente, para o crédulo e para o incrédulo; enfim, ela virá para todos. Da foice da morte ninguém escapa. Tem pessoas que tem pavor da morte, não suporta ouvir alguém falar, até treme nas bases quando se fala de morte. Mas ela é real.

A morte não é um passo no escuro como alguns pensam, outros dizem: Morreu acabou. Isto não é verdade, a verdade é que, nós temos uma alma imortal, e quando ela deixa o corpo, Deus que é o pai dos espíritos é quem vai determinar onde passaremos a eternidade. A bíblia diz: E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu (Ec.12.7). Há uma doutrina que é aceita e ensinada por alguns seguimentos religiosos que dizem haver possibilidade de reencarnar e viver novamente e passar pelo processo de aprendizado até purificar os pecados da vida passada. Isto não é verdade, a bíblia diz: E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo (Hb.9.27). Portanto não há possibilidade de alguém que morre, retornar e viver novamente. Depois da morte não haverá um bis, não vai ter reprise. É como diz o ditado: "Só se vive uma vez".

Porém, haverá muitos fiéis que não provarão a morte, porque na volta de Jesus, muitos estarão vivos e serão transformados; de um corpo abatido para um corpo glorioso. O apóstolo Paulo escrevendo à igreja que estava em Corintos disse: Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está , ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (ICo.15.51-57).

O cristão verdadeiro não deve ter medo da morte, e sim repetir junto com Paulo: Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho (Fp.1.21).
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm.6.23). Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário