sábado, 10 de julho de 2021

SEM IMPEDIMENTO ALGUM.

E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o Reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, SEM IMPEDIMENTO ALGUM (Atos, 28.30,31).

O livro de Atos "termina" de forma dramática e ao mesmo tempo vitoriosa. O escritor Lucas nos informa que Paulo pregou o evangelho livremente em sua própria casa, onde recebia a todos que o procuravam, ele recebia tanto judeus como gentios. De acordo com Lucas, Paulo ficou dois anos em Roma, durante os quais pregou sobre o Reino de Deus com toda ousadia, e sem impedimento algum ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo. Apesar dos ataques do Maligno, o evangelho de Jesus é sempre vitorioso. Paulo escrevendo da prisão, na sua segunda prisão, ao jovem pastor Timóteo diz: Pelo que sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa (II Tm.2.9). Mesmo estando preso, Paulo não parou de ensinar e pregar, mas continuou frutificando. Paulo escrevendo aos filipenses afirma que sua prisão serviu para encorajar e incentivar a muitos irmãos a pregar a mensagem do evangelho com ousadia. E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho. De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana e por todos os demais lugares; e muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor (Fp.1.12-14). Nos dois anos em que Paulo ficou preso em Roma, aproveitou o ensejo para evangelizar cada soldado encarregado de sua segurança. O rodízio dessa guarda era um verdadeiro campo missionário para o embaixador em cadeias. Que homem extraordinário era Paulo, ele nunca reclamou por está sofrendo na prisão, mas tirava proveito da situação e ganhava almas para Cristo. Aleluia! Paulo era um evangelista inflamado pelo fogo do Espírito. 

Quando Paulo escreveu sua carta aos filipenses, ele estava preso em Roma, no final da carta ao remeter saudações à igreja de Filipos, os crentes de Roma enviam saudações àquela igreja coirmã, Paulo assim escreve: “Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César” (Fp 4.22). 

Lucas não diz o que aconteceu com Paulo depois do período de dois anos em que ficou preso em sua prisão domiciliar. Segundo a tradição, o apóstolo foi libertado e voltou a visitar algumas igrejas que havia fundado. Dessa prisão, Paulo saiu. E, ao sair, visitou as igrejas, deixando Timóteo em Éfeso, Tito em Creta, e percorrendo outras regiões continuava pregando a palavra de Deus. 

É provável que tenha sido preso novamente durante o governo do imperador Nero e posteriormente executado por volta do ano 64 d.C. , no ano da perseguição aos cristãos promovida pelo malvado Nero, quando mandou incendiar Roma e colocou a culpa nos cristãos. 

No espaço entre sua primeira e segunda prisões, Paulo escreveu duas cartas pastorais: a primeira carta a Timóteo e a carta a Tito, nas quais orientou seus cooperadores como proceder na igreja de Deus.

O velho apóstolo era como uma tocha acesa que brilhava com a mesma intensidade até acabar. Paulo era um homem incansável, um espírito irrequieto, um evangelista autêntico, um pregador vibrante e inflamado pelo Espírito Santo.

Paulo não granjeou riquezas, mas enriqueceu muitos. Paulo não tinha nada, mas possuía tudo. Paulo não teve filhos naturais, mas gerou milhares de filhos espirituais. Paulo deixou um legado para a igreja em todos os tempos. Suas cadeias são fonte de inspiração para todos os cristãos.

Na verdade o livro de Atos não terminou, porque a história da igreja ainda continua. Mesmo enfrentando as investidas do Inimigo, sendo perseguida e desprezada, a igreja continua viva e dinâmica, pregando a Palavra do Senhor. Tentaram impedir a marcha da igreja, mas ela ressurgiu das cinzas e continua pregando o Reino de Deus, sem impedimento algum. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário