quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

JESUS, O NOME ACIMA DE TODO O NOME.



De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai (Fp.2.5-11).

HAJA EM VÓS O MESMO SENTIMENTO QUE HOUVE EM CRISTO JESUS.

Paulo enfatiza que os seguidores de Cristo devem viver de forma semelhante a Cristo, tendo o mesmo sentimento. Cristo teve sentimento de humildade, obediência e submissão ao Pai.

SENDO EM FORMA DE DEUS NÃO CONSIDEROU SER IGUAL A DEUS.

Jesus sempre foi Deus pela sua própria natureza e igual ao Pai. No entanto, Ele abriu mão dos seus direitos e privilégios para viver como servo, e na forma humana se humilhou até a morte e morte de cruz. Ele se humilhou para nos exaltar junto a Ele. Enquanto Jesus, tendo direito não reivindicou ser igual a Deus, os homens querem ser Deus, sendo pobres mortais.

ANIQUILOU-SE A SI MESMO.

Aniquilou-se no grego, diz literalmente que Ele "esvaziou-se". Este termo "esvaziou-se" implica em dizer que Ele deixou de lado sua glória, sua posição, suas riquezas, seus direitos, suas prerrogativas divinas e desceu ao nível humano, tornou-se semelhante aos homens, e em forma de homem, tornou-se servo e humilhou-se a si mesmo. Ele desceu até nós, para nos fazer subir até Ele.

PELO QUE TAMBÉM DEUS O EXALTOU.

Primeiro Jesus desceu e se humilhou, para depois subir e ser exaltado por Deus. Deus exaltou Jesus como Soberano e Senhor de todos, lhe dando um nome que está acima de todo nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Aleluia! 

No nome JESUS, podemos declara que Ele é:

JUSTO.

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo (I Jo.2.1).

ETERNO.

Antes que os montes nascessem, ou que tu formasse a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus (Sl.90.2).

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou (Jo.8.58).

SOBERANO.

Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome (Fp.2.9).

Graça e paz da parte daquele que é, que era e que há vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono, e de Jesus Cristo, que é a Testemunha Fiel, o Primogênito dentre os mortos e o Soberano dos reis da terra (Ap.1.4,5).

UNIGÊNITO.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo.1.1,14).

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo.3.16).

SALVADOR.

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados (Mt.1.21).

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At.4.12).

O profeta Isaías, conhecido como o profeta Messiânico, porque foi o que mais profetizou sobre a vinda do Messias, em uma das suas profecias cerca de 700 anos a.C. ele disse: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Is.9.6).

MARAVILHOSO.

E o Anjo do SENHOR lhe disse: Porque perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso? (Jz.13.18).

Jesus Cristo, em tudo Ele foi Maravilhoso: (1) O seu nascimento foi de modo único e maravilhoso. (2) Como Messias a sua missão foi uma maravilha sobrenatural. (3) Seu ministério foi maravilhoso através das suas obras e milagres. (4) Seu caráter foi maravilhoso (na sua boca nunca ouve engano, ele nunca pecou). (5) A sua ressurreição foi maravilhosa. (6) A sua volta será maravilhosa, quando Ele vir arrebatar a sua igreja.

CONSELHEIRO.

Como Messias Ele foi a personificação da perfeita sabedoria e o único que tem as palavras da vida eterna. Como Conselheiro, Ele revelou o plano perfeito da salvação para humanidade.

Na profecia de Isaías no capítulo 11.2 diz: E repousará sobre Ele (1) o Espírito do SENHOR. (2) o Espírito de Sabedoria (3) o Espírito de Inteligência (4) o Espírito de Conselho (5) o Espírito de Fortaleza (6) o Espírito de Conhecimento (7) o Espírito de Temor do SENHOR.

DEUS FORTE.

Como Deus Forte, toda a plenitude da deidade estaria nele em forma corpórea. Paulo diz: O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Cl.1.15; 2.9).

PAI DA ETERNIDADE.

Como Pai da Eternidade, significa dizer que, Ele é antes da Eternidade, ou seja, Ele criou a Eternidade, sendo Ele Eterno antes da Eternidade. Moisés nos esclarece melhor quando diz: Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus (Sl.90.2).

PRÍNCIPE DA PAZ. 

Como Príncipe da Paz, Ele disse: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize (Jo.14.27).

A paz é o que o homem menos tem, é o que a humanidade mais precisa. Esta paz não é simplesmente a ausência de guerra, mas é uma paz interior que tem a sua origem em Deus. Esta paz que Jesus nos oferece não é uma paz passageira promovida pelas drogas, pelas bebidas alcóolicas ou pelo cigarro; mas é uma paz permanente que vem de dentro para fora, uma paz que mesmo que as circunstâncias sejam desfavoráveis, o verdadeiro cristão pode desfrutar da mesma. Esta paz, disse Paulo, ela excede todo entendimento (Fp.4.7). Está paz é única e só pode ser encontrada em Jesus Cristo, o Príncipe da Paz. Amém!

2 comentários:

  1. Graca e paz sejam multiplicadas em vossa vida Pr geraldo!

    Uma menssagem reflexiva.Parabens, que o santo de Israel continue sempre atuante em vosso cotidiano.

    Quando confessamos que Jesus é acima de tudo, estamos declarando nossa submissão a ele e nossa fé em seu poder supremo.

    Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.
      Obrigado pastor João Nunes Machado.
      Grato a Deus pela sua vida, por sua interatividade e seus comentários relevantes. Deus seja sempre louvado em sua vida.
      Desejo um prospero e feliz 2024 na graça de Deus, para o sr. e família.

      Excluir