Regozijai-vos, sempre, no Senhor, outra vez digo: Regozijai-vos (Fp.4.4).
Filipenses são os moradores da cidade de Filipos. A cidade de Filipos ficava na Macedônia oriental, a 16 Km do Mar Egeu, foi assim chamada em homenagem a Filipe II da Macedônia, pai de Alexandre Magno. Nos dias de Paulo, era uma cidade romana privilegiada, tendo uma guarnição militar.
2- Paulo escreveu esta carta da prisão domiciliar em Roma (1.7,13,14).
Certamente Paulo estava preso em Roma (At.28.16-31).
3- Epístola da Alegria.
Mesmo estando preso, Paulo cita as palavras alegria, regozijo, gozo por treze vezes (1.4,18,25; 2.2,18,28; 3.1; 4.1,4,10).
4- O portador da Carta foi um obreiro de confiança de Paulo chamado Epafrodito (2.25; 4.18).
5- Uma igreja de crentes generosos.
Várias vezes a igreja de Filipos enviou ajuda financeira a Paulo (II Co.11.9; Fp.4.15,16;). Contribuiu generosamente para a coleta que o apóstolo providenciou para os crentes pobres de Jerusalém (II Co.cap.8-9).
6- Esta carta contém uma das declarações cristológicas mais profundas da Bíblia (2.5-11).
7- É altamente cristocêntrica, revelando o estreito relacionamento entre Paulo e Cristo (1.20,21; 3.7-14).
8- Por duas vezes Paulo faz menção ao Palácio de césar.
De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana e por todos os demais lugares (1.13).
O Pretório era o Palácio, residência oficial do governador romano.
Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os que são da casa de César (4.22).
9- Especialmente nesta carta, Paulo roga a união de duas irmãs que estavam em discórdia, Evódia e Síntique (4.2).
10- Esta é a única carta de Paulo em que ele fala sobre o Livro da vida (4.3).
No final da carta, antes das saudações finais, Paulo impetra uma palavra de bênçãos sobre os generosos irmãos da igreja de Filipos: O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus (4.19). Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário