domingo, 18 de março de 2018

VIVENDO PELA FÉ.

Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hb.10.38).

Viver pela fé se constitui um princípio de vida para o justo. Viver pela fé implica em viver uma vida de renuncias e total devoção a Deus. Viver por vista e acreditar naquilo que se ver e é palpável pode ser fácil; mas viver por fé é crer naquilo que não se ver, acreditando no invisível é uma tarefa difícil.  Como está escrito: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem (Hb.11.1). Viver pela fé é chegar ao último recurso de uma situação, quando todos os meios possíveis e possibilidades se esgotam, ainda assim acreditar na providência de Deus. Dizer que tem fé é fácil, muitos dizem, mas os que vivem verdadeiramente pela fé, são poucos. Temos no capítulo 11 da carta aos hebreus, uma lista de nomes de homens e mulheres de fé que viveram pela fé e deram testemunhos acerca da mesma. Um homem que vive pela fé, ele faz a diferença em sua geração. Todos os homens e mulheres de Deus, que vivem pela fé estão fadados ao sucesso.

SETE PRINCÍPIOS QUE CARACTERIZAM UM CRENTE QUE VIVE PELA FÉ:

1. VIVE PARA AGRADAR A DEUS.

Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus (Hb.11.5).

2. ANDA EM OBEDIÊNCIA.

Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia (Hb.11.8).

3. ANDA POR FÉ, NÃO POR VISTA.

Porque andamos por fé e não por vista (II Co.5.7).
E disse o SENHOR a Abraão, depois que Ló se apartou dele: Levanta, agora, os teus olhos e olha desde o lugar onde estás, para a banda do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; porque toda esta terra que vês te hei de dar a ti a à tua semente, para sempre (Gn.13.14,15).

4. AJUDA OS FRACOS NA FÉ.

Mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos (Rm.15.1). Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas (Rm.14.1).

5. ACREDITA NA PROVIDÊNCIA DE DEUS.

Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação (Hc.3.17,18).

6. FALA COM CONFIANÇA PALAVRAS DE FÉ.

Dentre aqueles que espiaram a terra, Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, rasgaram imediatamente suas vestes e exclamaram perante toda a comunidade dos israelitas ali reunida: “A terra que em missão fomos averiguar é muito boa; um lugar excelente! Se o SENHOR nos é propício, Ele nos fará entrar nessa terra e pessoalmente a dará a nós. É, de fato, uma terra da qual emana leite e mel. Tão somente não vos rebeleis contra o SENHOR. Não tenhais medo do povo daquela terra, pois os devoraremos como um bocado de pão. Sua sombra protetora lhes foi retirada, ao passo que o SENHOR está conosco. Portanto, não tenhais qualquer receio deles!” (Números, 14.6-9). 

7. SÃO OUSADOS E DESTEMIDOS NO SENHOR.

Quantos exemplos mais darei? Infelizmente não disponho de tempo para falar sobre a devoção de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, os quais, por intermédio da fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça, receberam o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, foram libertos do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos nas batalhas e puseram em retirada exércitos estrangeiros. Algumas mulheres receberam por meio da ressurreição os seus mortos de volta à vida. Uns foram martirizados e não negociaram seu livramento, a fim de poderem conquistar uma ressurreição ainda mais excelente; muitos enfrentaram zombarias e torturas, outros ainda foram acorrentados e jogados aos cárceres; apedrejados, serrados ao meio, tentados, mortos ao fio da espada. Andaram sem rumo, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, angustiados e maltratados. Caminharam como refugiados, vagando pelos desertos e montes, pelas cavernas e buracos na terra. Pessoas das quais o mundo não foi digno! (Hebreus, 11.32-38).

Nenhum comentário:

Postar um comentário