terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

ESTEVÃO, O PRIMEIRO MÁRTIR CRISTÃO.

... Então escolheram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo ... Estevão homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo (Atos, 6.5,8).

Estevão, a princípio foi chamado e escolhido para administrar a comunidade cristã. Mas ele também destacou-se pela habilidade de ministrar a palavra, e, como os apóstolos, realizou prodígios e grandes sinais entre o povo. Ao mencioná-lo inicialmente em 6.5, Lucas o descreve como "homem cheio de fé e do Espírito Santo", que em outras palavras, era cheio de graça e poder. Ele foi um extraordinário homem de Deus, que encontrava-se envolvido ativamente na evangelização dos judeus,  e realizava milagres entre o povo. 
QUEM ERA ESTEVÃO?
De acordo com a tradição, Estevão era um judeu helenista (de fala grega) que exerceu seu ministério entre os judeus helenistas. Por isso, não sofreu oposição dos principais dos sacerdotes e anciãos do povo que haviam confrontado os apóstolos anteriormente (At.4.1); mas de outros judeus helenistas, pertencentes à sinagoga chamada dos Libertos. 
OPOSIÇÃO A ESTEVÃO.
Seus opositores eram de Cirene e Alexandria, na África, da Cilícia e da província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia (6.9). Eles começaram a discutir com Estevão, mas não puderam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava (6.10). Ao se verem incapazes de refutá-lo verbalmente, os inimigos de Estevão tramaram matá-lo. Eles instigaram alguns homens a acusá-lo de proferir blasfêmias contra Moisés e contra Deus (6.11) e usaram as acusações para incitar o povo, os anciãos e os escribas. A discussão se transformou num discurso acirrado, e Estevão foi preso e apresentado perante o Sinédrio, e ali apresentaram falsas testemunhas para acusá-lo.
ESTEVÃO SENDO JULGADO PELO SINÉDRIO.
O Sinédrio era composto por 71 homens, e funcionava como um supremo tribunal que julgava as causas religiosas.
ESTÊVÃO está diante do tribunal, numa sala imponente, que ficava perto do templo em Jerusalém, diante de 71 homens que estão sentados em cadeiras elevadas em um grande semicírculo. Esse tribunal, o Sinédrio, que está reunido para julgar Estêvão, foi o mesmo que julgou a JESUS. Os juízes são homens poderosos e influentes, e a grande maioria deles não tem nenhum respeito pelos discípulos de Jesus. De fato, quem convocou o tribunal foi o Sumo Sacerdote Caifás, o mesmo que presidia o Sinédrio quando esse supremo tribunal judaico condenou Jesus Cristo à morte alguns meses antes. Como estava Estevão diante desses "poderoso" ? Será que Estêvão estava assustado? Há algo notável no semblante de Estêvão nesse momento. Os juízes olham fixamente para ele e veem que seu rosto é “como o rosto dum anjo” (At.6.15). Os anjos são seres que transmitem mensagens de Deus, e por isso são destemidos, serenos e tranquilos. O mesmo acontece com Estêvão como mensageiro do evangelho de Jesus. Ele está calmo e tranquilo diante dos juízes. Mesmo aqueles juízes cheios de ódio podem perceber isso, e se perguntarem: Como ele pode estar tão calmo? Estêvão permaneceu com o semblante sereno, como o de um anjo. Caifás virou-se então para ele e perguntou: “São verdadeiras estas acusações?” (At.7.1). Era a vez de Estêvão falar. E foi exatamente isso que ele fez!
O SERMÃO DE ESTEVÃO DIANTE DOS JUÍZES NO SINÉDRIO.
O sumo sacerdote perguntou a Estevão: Porventura, é isto assim? Ou "são verdadeiras estas acusações? (7.1, NVI). Em vez de apenas responder "sim" ou "não" , Estevão aproveitou a oportunidade para pregar sobre a história da salvação. Começando por Abraão até chegar em Jesus Cristo, o Messias, ele fez uma exposição completa, o que Pedro e João lhes havia apresentado o evangelho de forma sucinta (4.10-12; 5.29-32). 
O SERMÃO DE ESTEVÃO É UM RESUMO DOS TRÊS PERÍODOS DA HISTÓRIA DE ISRAEL.
A ERA DOS PATRIARCAS (Atos, 7.2-19
Estêvão começou falando sobre Abraão, a quem os judeus respeitavam por sua fé. Ao estabelecer esse ponto em comum, Estêvão enfatizou que o SENHOR, “o Deus da glória”, apareceu pela primeira vez a Abraão na Mesopotâmia. Abraão não tinha nem um templo nem a Lei mosaica. Como então poderia alguém insistir que a fidelidade a Deus deve sempre depender de coisas desse tipo? Depois de apresentar um resumo sobre a vida de Moisés, ele fala sobre o patriarca José, descendente de Abraão, que também era muito estimado pelos ouvintes de Estêvão, mas Estêvão os lembrou de que os próprios irmãos de José, pais das tribos de Israel, perseguiram aquele homem justo e o venderam como escravo. Apesar disso, Deus o usou para salvar Israel da fome. Sem dúvida, Estêvão via as claras similaridades entre José e Jesus Cristo, mas evitou fazer logo essa comparação para que seus ouvintes continuassem a escutá-lo o máximo de tempo possível.
O TEMPO DE MOISÉS (Atos, 7.20-43). 
Estêvão falou bastante sobre Moisés, o que foi sábio visto que muitos dos membros do Sinédrio eram saduceus, que rejeitavam todos os livros da Bíblia que não tivessem sido escritos por Moisés. Lembre-se também de que Estêvão havia sido acusado de blasfemar contra Moisés. As palavras de Estêvão foram uma resposta direta a essa acusação, pois mostraram que ele tinha grande respeito por Moisés e pela Lei. Estêvão destacou que Moisés também teve de enfrentar rejeição da parte daqueles que tentou salvar. O povo rejeitou Moisés quando ele tinha 40 anos e, mais de 40 anos depois, ele voltou com ordem de Deus para os libertar. Estêvão assim foi coerente ao desenvolver um tema importante. O povo de Deus vez após vez rejeitou aqueles a quem o SENHOR havia designado para liderá-los.
Estêvão lembrou a seus ouvintes que Moisés havia predito que um profeta semelhante ao próprio Moisés surgiria em Israel. Quem seria esse profeta, e como seria recebido? Bem, Estêvão deixou as respostas a essas perguntas para o final de seu discurso. Antes, Estêvão destacou outro ponto importante: Moisés havia aprendido que qualquer solo pode tornar-se santo, como no caso do solo do arbusto ardente, onde o SENHOR havia falado com ele. Então, será que se pode limitar ou restringir a adoração a Jeová a um único local, como o templo em Jerusalém? Isto deixou seus ouvintes refletirem.
A PEREGRINAÇÃO DO TABERNÁCULO ATÉ A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO (At.7.44-50).
Estêvão lembrou ao tribunal que, antes de haver qualquer templo em Jerusalém, Deus havia ordenado que Moisés construísse um tabernáculo, que era uma estrutura móvel para adoração, parecida com uma tenda. Quem ousaria dizer que o tabernáculo era inferior ao templo, já que o próprio Moisés havia prestado adoração no tabernáculo?
Mais tarde, quando Salomão construiu o templo em Jerusalém, ele foi inspirado a transmitir uma lição vital em sua oração. Parafraseando Salomão, Estêvão explicou que “o Altíssimo não mora em casas feitas por mãos” (At.7:48; 2 Cr.6:18). Deus pode usar um templo para realizar seus propósitos, mas ele não depende disso. Por que, então, deveriam seus adoradores achar que a adoração pura depende de um local construído por mãos humanas? Estêvão concluiu seu argumento de forma poderosa, citando o livro de Isaías: “O céu é o meu trono e a terra é o meu escabelo. Que sorte de casa construireis para mim? diz Jeová. Ou qual é o lugar para o meu descanso? Não foi a minha mão que fez todas essas coisas?” (Atos 7:49, 50; Isa. 66:1, 2).
Ao analisar o discurso de Estêvão percebemos que ele expôs com habilidade a atitude errada de seus acusadores. Ele mostrou que o SENHOR não é rígido nem preso a tradições, mas é flexível e com o passar do tempo faz ajustes a fim de cumprir o seu propósito. Os que davam muita ênfase àquele belo templo em Jerusalém e aos costumes e tradições que se desenvolveram em torno da Lei mosaica desperceberam o verdadeiro objetivo por trás da Lei e do templo. Indiretamente, o discurso de Estêvão trouxe à tona a seguinte pergunta vital: Obedecer ao SENHOR não seria a melhor maneira de honrar a Lei e o templo? De fato, com suas palavras, Estêvão forneceu uma excelente defesa de suas ações, pois ele havia obedecido a Jeová da melhor maneira que podia.
A CONCLUSÃO DO DISCURSO DE ESTEVÃO.
Estevão conclui o seu discurso de forma ousada e enérgica ao denunciar que o povo era rebelde e obstinado de coração e ouvidos. Assim, sob a influência do espírito santo, ele concluiu seu discurso mostrando com coragem que aqueles juízes eram exatamente iguais a seus antepassados que haviam rejeitado José, Moisés e todos os profetas (Atos 7:51-53). Na verdade, aqueles juízes do Sinédrio tinham assassinado o Messias, cuja vinda havia sido predita por Moisés e todos os profetas. Realmente, eles haviam violado a Lei mosaica da pior maneira possível.
AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE ESTEVÃO E SUA MORTE (Atos, 7.54-59).
Ouvindo isso, ficaram furiosos e rangeram os dentes contra ele. Mas Estevão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus,  e disse: "Vejo os céus aberto e o Filho do Homem em pé, á direita de Deus". Mas eles taparam os ouvidos e, dando fortes gritos, lançaram-se todos juntos contra ele, arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. Enquanto apedrejavam Estevão, este orava: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito". Então caiu de joelhos e bradou: "Senhor não os consideres culpados desde pecado". E, tendo dito isso, adormeceu (At.7.54-59).
A verdade incontestável das palavras de Estêvão deixou aqueles juízes furiosos. Perdendo todo o decoro, eles rangeram os dentes contra Estêvão. Neste momento, Estevão percebe que não seria tratado com nenhuma misericórdia, mas ele elevou seus olhos ao céu e viu a glória de Deus, e o Senhor Jesus Cristo, em pé a direita de Deus para lhe receber e lhe coroar. 
Enquanto Estêvão descrevia a visão, os juízes taparam os ouvidos e davam grandes gritos, em seguida o levaram para fora da cidade e o apedrejaram até a morte. Por fim, Estêvão orou diretamente a Deus em alta voz: “Senhor, não lhes imputes este pecado.” Após dizer isso, ele adormeceu na terra, mas o seu espírito foi recebido com júbilo no céu. Amém! 
Assim, Estêvão tornou-se o primeiro mártir entre os seguidores de Cristo de que se tem registro.
* Uma breve explicação sobre a palavra Mártir.
A palavra portuguesa “mártir” deriva do termo grego már·tys, que significa “testemunha”, ou seja, alguém que observa um ato ou um evento. Mas a palavra grega significa mais do que isso. Conforme um léxico grego, na Bíblia, a pessoa que é már·tys é “ativa” no sentido de que toma uma ação. Ela “tem o dever de contar o que viu e ouviu, declarar o que sabe”. Todos os cristãos verdadeiros têm a obrigação de dar testemunho do que sabem sobre Jesus Cristo e seus propósitos (Lc.24.48; At.1.8) Paulo, em seu discurso chama Estêvão de “testemunha” por ele ter falado sobre Jesus (Atos, 22.20).
Para os cristãos, dar testemunho muitas vezes resulta em oposição, prisão, espancamento e até morte. Por isso, desde o segundo século a expressão “mártir” também passou a referir-se à pessoa que sofre as consequências de perseguição até a morte, em vez de renunciar sua fé. É nesse sentido que Estêvão pode ser chamado de o primeiro mártir cristão. Mas, originalmente, a pessoa era considerada “mártir” não porque houvesse sido morta por causa da sua fé, mas porque dava testemunho acerca de Jesus. 
Obs.: Esta postagem é uma articulação feita pelo autor desde Blog, cujo conteúdo foi extraído em partes e tendo sido adicionado alguns acréscimos pelo próprio autor deste Blog. 
Fontes: Comentário Bíblico Africano, e site torre de vigia. https://wol.jw.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário