domingo, 23 de fevereiro de 2020

O BOI E O JUMENTO.

Não are a terra usando um boi e um jumento sob o mesmo jugo (Deut.22.10).

Tem coisas na Bíblia, que Deus falou e muita gente não entendeu o porque de certas coisas. No livro de Deuteronômio, que é o livro das repetições de tudo que Deus havia dito antes e que parece que o povo tinha esquecido, é onde existe com mais frequência a expressão "NÃO" dita por Deus ao povo através de Moisés. Neste livro nós aprendemos que, quando Deus diz Não é Não e ponto final. Não devemos dizer um sim, onde Deus disse: NÃO! Se assim o fizermos, contrariando o NÃO de Deus, haverá grandes perdas e perturbações. Não é uma expressão negativa que traz consigo a ideia de proibição ou daquilo que não se deve fazer. Entre os muitos NÃO que Deus pronunciou em toda Torá ou no pentateuco, iremos destacar apenas sete.

1- NÃO mudes o marco do teu próximo, que colocaram os antigos na tua herança, que possuíres na terra, que te dá o SENHOR, teu Deus, para a possuíres (Dt.19.14).

Ou seja, o que Deus determinou para alguém está determinado, não se deve aumentar nem diminuir aquilo que Deus já pôs limites. Remover marcos antigos, em todos os sentidos é o mesmo que contrariar a vontade de Deus. O sábio Salomão sabia respeitar esta ordem e também nos orientou a esse respeito quando disse: Não removas os limites antigos que fizeram teus pais (Pv.22.28). E disse mais: Não removas os limites antigos, nem entres nas herdades dos órfãos, porque o seu Redentor é forte; Ele pleiteará a sua causa contra ti (Pv.23.10,11).

2- NÃO haverá trajo de homem na mulher, e não vestirá o homem veste de mulher; porque qualquer que faz isto abominação é ao SENHOR, teu Deus (Dt.22.5).

Ou seja, Deus estava relembrando o que Ele já havia dito no passado, quando ele criou o homem os fez macho e fêmea. Esta diferença também deveria ser percebida através das vestimentas de ambos os sexos. Para Deus não existe roupas unissex, roupa de homem é de homem, e roupa de mulher é de mulher e ponto final. Quem quebrar esta ordem, será abominação ao SENHOR, porque Deus tem aversão por todo aquele que assim procede.

3- NÃO meterás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás e de todo a abominarás, porque anátema é (Dt.7.26).
Na versão NVI, assim está dito: "Não levem coisa alguma que seja detestável para dentro de casa, se não também vocês serão separados para a destruição. Considerem tudo isso proibido e detestem-no totalmente, pois está separado para a destruição".

Ou seja, a nossa casa é um lugar sagrado e deve ser consagrada ao SENHOR, porque a igreja começa em minha casa, o meu altar, o meu lugar particular de intimidade com Deus é no aconchego da minha casa. Portanto, Deus também é Senhor da nossa casa, e não aceita que coloquemos coisas detestáveis ou abomináveis aos seus olhos dentro da nossa casa. Muitos cristãos, por não considerarem este particular de Deus, estão vivendo debaixo de maldição.

4- NÃO andarás como mexeriqueiro entre o teu povo ... (Lv.19.16).

Ou seja, não andeis como fofoqueiro e como semeador de contendas entre os irmãos. Há uma diferença entre o fofoqueiro e o caluniador. No livro de provérbios 6.16-19, está escrito, que há seis coisas que o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina. São elas: (1) Olhos altivos (2) Língua mentirosa (3) Mãos que derramam sangue inocente (4) Coração que maquina pensamentos viciosos (5) Pés que se apressam a correr para o mal (6) Testemunha falsa que profere mentiras (7) O que semeia contendas entre irmãos (este é o abominável). O mexeriqueiro é um agente de Satanás no meio do povo de Deus, que tem como objetivo ofender e destruir o bom relacionamento entre os irmãos. Salomão também disse: O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como ferrolhos de um palácio (Pv.18.19). Ou seja, a contenda é tão maligna, que torna as coisas quase impossíveis e impraticáveis. Um irmão ofendido abrir os ferrolhos do seu palácio (coração) não é fácil, mas também não é impossível. Deus é maior para restaurar através do perdão. Amém.

5- NÃO permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou os mortos. O SENHOR tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o SENHOR, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês (Dt.18.10-12, versão NVI).

Ou seja, todas estas praticas tem relação direta com Satanás e Deus não compactua com quem pratica as obras das trevas. Um cristãos verdadeiro jamais poderá se envolver em praticas de ocultismo, pois assim ele estaria servindo aos demônios e provocando a soberania e santidade de Deus. Esta pratica era terminantemente condenada entre o povo de Deus. A punição era a morte: A feiticeira não deixarás viver (Ex.22.18).

6- NÃO haverá rameira dentre as filhas de Israel; nem haverá sodomita dentre os filhos de Israel. Não trarás salário de rameira nem preço de cão à Casa do SENHOR, teu Deus, por qualquer voto; porque ambos estes são igualmente abominação ao SENHOR, teu Deus (Dt.23.17,18).
Na versão NVI, assim está escrito: Nenhum israelita, homem ou mulher, poderá torna-se prostituto cultual. Não tragam ao santuário do SENHOR, o seu Deus, os ganhos de uma prostituta ou de um prostituto, a fim de pagar algum voto, pois o SENHOR, o seu Deus, por ambos tem repugnância (Dt.23.17,18).

Ou seja, Deus não aceita que os seus servos tragam ofertas ao seu altar de origem ilícitas, vindas de praticas pecaminosas, de coisas que Ele abomina. Um cristão não deve ofertar ou dizimar na Casa do SENHOR, valores em dinheiro vindo de fontes ilícitas. Este tipo de oferta é como fogo estranho perante Deus, Ele não reconhece como sagrado. Isto é profanar o altar do SENHOR.

7- NÃO are a terra usando um boi e um jumento sob o mesmo jugo (Dt.22.10).

O jugo é uma peça de madeira que é posta no pescoço de dois animais (geralmente uma parelha de bois) para puxar um arado. O jugo é utilizado para unir dois animais, afim de unirem forças em uma só direção e objetivo. Devidamente aparelhados com o jugo, dois bois produzem o dobro de força para a execução de um trabalho, o que para um seria impossível, torna-se possível para os dois animais. Quando Deus ordenou através de Moisés, para não colocar um boi e um jumento juntos debaixo do mesmo jugo para executarem a tarefa de arar a terra, foi para proteger os animais e o dono dos animais não ter prejuízo. O boi e o jumento são animais de tamanho, força, estrutura física e temperamento diferentes; presos ao mesmo jugo, teriam problemas. O animal mais forte (boi) certamente trabalharia mais do que o animal mais fraco (jumento). O boi por ser mais forte e ter os passos mais acelerado, causaria um descompasso com a lentidão do jumento, que lhe traria fadiga e sofrimento. Pelo fato do boi ser mais alto que o jumento, o jugo machucaria o pescoço do animal menor (o jumento), logo o deixaria ferido. Assim, na labuta diária feita pela dupla, tanto sofreria o boi quanto o jumento.
Na aplicação desta verdade, isto significa dizer que, não devemos nos unir a um jugo desigual, não vai dar certo, não funciona, haverá perdas e perturbações. Paulo falou sobre esta verdade quando disse: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso (II Co.6.14-18). Amém!
Infelizmente, muitos planos foram frustrados, muitos casamentos fracassaram e muitos projetos e concessões foram de água a baixo, por causa de alianças feitas com pessoas de jugo desigual. Precisamos refletir melhor sobre esta verdade, para evitarmos este mal. Falando simbolicamente: Boi (crente), não dá certo com jumento (descrente). Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário