sábado, 19 de setembro de 2020

QUEBRANDO AS PONTES DO PASSADO.

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei uma coisa nova, e, agora, sairá à luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo (Is.43.18,19). Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (II Co.5.17).

Um dos maiores problemas das pessoas, é quando ficam presas ao passado. Trazer à memória coisas do passado que nos causam sentimentos negativos, não vale a pena, e não é isso que Deus quer para os seus servos. Jeremias em suas lamentações diz: "Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança" (Lm.3.21-NVI). Em outra tradução diz: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Não devemos ser saudosistas, mas lembrar de algo bom do passado, faz bem a nossa alma. Porém, a vida pregressa de delitos e pecados que antes vivíamos, não vale a pena lembrar, nem comentar sobre tal. Deus é especialista em fazer coisas novas, Ele não nos quer presos ao passado. Todas as pontes que nos levam a fazer ligação com o passado, devem ser quebradas. Há um ditado que diz: "Quem vive de passado é museu". Esqueça o passado, viva o hoje, o agora, e amanhã Deus proverá todas as coisas. 

DESTRUA TODAS AS PONTES QUE FAZEM CONEXÃO COM O PASSADO.

ABRAÃO.

Abraão quando recebeu o chamado de Deus, saiu da sua terra e do meio da sua parentela, para nunca mais voltar (Gn.12.1). Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia (Hb.11.8).

MOISÉS.

Moisés, o príncipe do Egito, herdeiro ao trono de Faraó, deixou tudo para trás para torna-se servo de Deus e herdeiro celestial. Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível (Hb.11.24-27).

ELISEU.

Eliseu, ao receber o chamado para servir ao profeta Elias e em seguida ser levantado por Deus como sucessor de Elias, ele destruiu e queimou os seus instrumentos de trabalho, matou os bois que com eles arava a terra e fez uma festa com seus parentes e amigos. Diz o texto sagrado: Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate, Ele estava arando com doze parelhas de bois, e estava conduzindo a décima segunda parelha. Elias o alcançou e lançou sua capa sobre ele. Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias. "Deixa-me dar um beijo de despedida em meu pai e minha mãe", disse, "e então irei contigo". "Vá e volte", respondeu Elias; "lembre-se do que lhe fiz". E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, tornando-se seu auxiliar (I Rs.19.19-21 NVI).  

PAULO.

Paulo, era cidadão romano, discípulo do rabi Gamaliel, fariseu por excelência, poliglota, e um grande conhecedor da Lei de Moisés. Mas ele desfez o vínculo com seus títulos e status, quebrando a ponte que fazia ligação com o seu passado, com sua vida de perseguidor dos cristãos. Paulo declarou: Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava. E, na minha nação, excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios ... (Gl.1.13-16). Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu, segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo (Fp.3.5-8). Com estas declarações, em outras palavras, Paulo está dizendo que, o seu chamado é mais importante de tudo o que ele era e tinha antes, e o seu vínculo com o passado foi desfeito.

CONCLUSÃO:

O seu chamado é mais importante e maior que todas as coisas. Nunca devemos deixar um plano B, quando somos chamados e vocacionados por Deus para cumprirmos o seu propósito em nossa vida. Quem tem convicção do seu chamado, não fica com o coração dividido, nem preso ao passado; mas desfaz as pontes do passado para nunca mais tornar ao que era antes. Esqueça o passado, o alvo está na frente, a missão é árdua, mas vale a pena. Deus é contigo! Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário