domingo, 13 de dezembro de 2020

"A Religião é o Ópio do Povo"?

O filósofo e pensador alemão Karl Marx, pai do Marxismo, foi o criador da famosa frase: "A religião é o ópio do povo". Mas em que sentido ele faz referência a esta "afirmativa". Karl Marx considerava a religião um atraso social e um paliativo para alívio dos problemas do povo. Todavia, ele não apoiava a ideia de extinguir a religião (o sagrado) do estado secular. Mas que fossem tratados separadamente.  

A palavra ópio, em farmacologia, é «mistura de alcalóides extraídos da papoula (Papaver somniferum), de ação analgésica, narcótica e hipnótica, us. tb. na produção de morfina, codeína, heroína etc.» e, numa derivação por metáfora, trata-se de «aquilo que serve de paliativo ou que provoca adormecimento, embrutecimento moral». Foi este último sentido que Karl Marx atribuiu ao termo ópio na sua famosa frase «A religião é o ópio do povo», ou seja, «a religião provoca adormecimento no povo e serve de paliativo aos seus problemas».

O vocábulo ópio vem do grego ópion, "suco de papoula".
[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Muitos argumentam que os mais pobres e iletrados são menos capazes de refletir filosoficamente, por isso se refugiam no ópio da religião, tornando-se massa de manobra para líderes religiosos; coisa que dificilmente acontece em países com maior índice sociocultural. É por isso que os ateus, agnósticos e sem religião se concentram mais em países desenvolvidos.

Será mesmo assim? Se for verdade, é de se esperar que os cidadãos do primeiro mundo, que se dizem cultos e intelectuais e desprezam a religião por se acharem autossuficientes, tenham maior autonomia sobre suas emoções do que os demais que não dispõem desses recursos. Afinal, lá se encontra a maior parte dos livres-pensadores, sujeitos com maior lucidez racional para enfrentar a realidade sem apelar para o sagrado. 

Contudo, apesar das dificuldades quantitativas das pesquisas em saúde mental, todos os números concordam que os países mais ricos e secularizados não têm apresentado melhores resultado que os países mais pobres. Pelo contrário, a Europa sempre mostra índices maiores de suicídios, transtorno de ansiedade e consumo de drogas do que a África, por exemplo. O consumo europeu de ópio, que vai desde psicotrópicos e anfetaminas até o ecstasy e a cocaína, é expressivamente mais elevado do que em países subdesenvolvidos. 

Estudos independentes feitos por diferentes especialistas concluíram que países predominantemente ateus, como a China e integrantes da antiga União Soviética, constituem nove das dez maiores nações com maior índice de suicídio do mundo.

Fonte: Guia de Estudo Evidências, pg. 51.

Vejamos o que diz a Palavra de Deus para aqueles que buscam refúgio em Deus: "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confia no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna (Is.26.3,4). Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós (I Pe.5.7). Afinal, todos nós precisamos buscar refúgio em Deus, independente de cultura, de sermos doutos ou indoutos, sábios ou ignorantes, religiosos ou não. 
Se a religião é o ópio do povo, qual seria o ópio dos marxistas e ateus deste presente século? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário