sábado, 12 de dezembro de 2020

O ARGUEIRO E A TRAVE.

 

Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? Ou dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão (Mt.7.1-5). 

O Mestre ensinando a uma grande multidão, estando prestes a encerrar o seu discurso, Ele ensina sobre como se deve julgar. O discurso é breve e começa condenando os que julgam os outros, argumentando que eles também serão julgados. Primeiro Ele diz: Quem julga será julgado, e quem medi será medido; com o mesmo juízo e com a mesma medida. Em seguida o Mestre utiliza uma figura de linguagem e faz uma comparação entre um pequeno cisco e uma grande viga no olho. O que Jesus está condenando aqui, não é o julgamento em si, mas a maneira hipócrita desde tipo de julgamento. Ou seja, no nosso dito popular: O sujo falando do mau lavado. Jesus estava censurando as pessoas que se achavam no direito de julgar os outros por algum erro, quando elas mesmas estavam em situação pior. Infelizmente, hoje não é diferente, o que tem de gente para apontar o dedão e soltar a língua para difamar e fazer juízo precipitado da vida dos outros, não cabe na lista dos hipócritas. O fato é que, muitos "cristãos" utilizam a internet mais para fofocarem e julgarem a vida alheia, do que para falar do amor de Deus as pessoas. Que possamos deixar a hipocrisia e seguir os ensinamentos do Mestre, que é em se preocupar em tirar a trave do olho, se é que existe. Exortar o irmão para edificação do mesmo, não é errado, é bíblico. Mas, se em nós há faltas, devemos tirar primeiro a trave, para não estarmos fazendo papel de hipócrita. 

CONCLUSÃO:

A analogia do texto faz referência a quem julga nos outros um pequeno delito, quando tem um grande em si próprio. A lição de moral implícita é evitar a hipocrisia e a censura sem antes se corrigir primeiro. Julgar as pessoas é fácil, difícil é viver e passar pela situação em que a pessoa se encontra. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário