sábado, 5 de fevereiro de 2022

A NOVILHA VERMELHA.


A novilha vermelha ou a bezerra ruiva era um animal especial, na qual não poderia haver defeito, nem mancha e sobre a qual nunca tenha colocada uma carga. Esta novilha seria trazida pelas famílias dos israelitas diante do sacerdote, o qual a examinava para em seguida ser sacrificada e queimada por completa fora do acampamento na presença do sacerdote Eleazar. Diz o texto sagrado: Então o sacerdote Eleazar pegará um pouco do sangue com o dedo e o aspergirá sete vezes, na direção da entrada da Tenda do Encontro. Na presença dele a novilha será queimada; o couro, a carne, o sangue e o excremento. O sacerdote apanhará um pedaço de madeira de cedro, hissopo e lã vermelha e os atirará ao fogo que estiver queimando a novilha. Um homem cerimonialmente puro recolherá as cinzas da novilha e as colocará num local puro, fora do acampamento. serão guardadas pela comunidade de Israel para uso na água da purificação, para purificação de pecados. Quem tocar num cadáver humano e não se purificar, contamina o tabernáculo do SENHOR e será eliminado de Israel. Ficará impuro porque a água da purificação não foi derramada sobre ele; sua impureza permanece sobre ele (Nm.19.4-6,9,13).

DUAS SEMELHANÇAS DA NOVILHA VERMELHA COM CRISTO:

1- A novilha era sem defeito nem mancha. 
...mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado (I Pe.1.19).

2- A novilha teria que ser morta e queimada fora do acampamento. 
Cristo foi morto fora da cidade - E, por isso, também Jesus, para santificar o povo pelo seu sangue, padeceu fora da porta (Hb.13.12).

TRÊS ELEMENTOS RELACIONADOS ENTRE A NOVILHA VERMELHA E CRISTO: 

1- Madeira de Cedro. 

Apontava para cruz de Cristo.

2- Hissopo. 

Usado para aspergir no processo da purificação (Sl.51.7). Simboliza nossa purificação pela aspersão do sangue de Cristo.

3- Lã Vermelha ou Carmesim. 

Simboliza o sangue de Cristo para expiação dos nossos pecados.

Em síntese, as cinzas da novilha vermelha era misturada na água da purificação e servia para expiação do pecado do povo; dando acesso ao Tabernáculo do SENHOR para adoração e serviço. O escritor da carta aos hebreus faz uma citação a este cerimonial e compara com sangue de Cristo como principal elemento da nossa purificação e expiação pelos nossos pecados. Diz: Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhada sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam, de forma que se tornam exteriormente puros, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo! (Hb.9.13,14). A novilha vermelha apontava para Cristo, o Perfeito, que foi sacrificado para purificação dos nossos pecados, derramando seu sangue fora da porta, na cruz do Calvário. Aleluia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário