Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.
O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas (Fp.3.18,19).
Esses inimigos eram, segundo a melhor interpretação, crentes professos que haviam deixado de seguir a verdade e estavam corrompendo o Evangelho com suas praticas imorais e falsos ensinos. Paulo chega a chorar, em saber que os que antes serviam a Cristo, agora tornaram-se inimigos da cruz de Cristo. Uma das razões da grandeza de Paulo era que ele possuía convicções firmes, cujo coração ficava muito intranquilo quando o evangelho era distorcido ou quando as pessoas a quem ele ministrava haviam deixado a fé.
Nos dias atuais, não são poucos os inimigos da cruz de Cristo. Muitos deles estão rotulados de cristãos, mas são na verdade inimigos da cruz, usando falsos discursos de piedade. Paulo disse: E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns. Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade (II Tm.2.17-19).
QUATRO CARACTERÍSTICAS DOS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO.
1) MUNDANISMO.
Focam nas coisas terrenas, prazeres, riquezas e fama, em vez das coisas do céu.
2) HEDONISMO.
Vivem em busca dos prazeres carnais, seu deus é o próprio apetite e os desejos do corpo, vivendo para satisfazer a carne.
3) GLÓRIA HUMANA.
São orgulhosos e glorificam o que deveria ser vergonhoso; buscam honra e glória terrena, contrariando a humildade da cruz de Cristo.
4) APOSTASIA.
Muitos deles em algum tempo professavam a fé seguindo a verdade, porém, apostataram e se voltaram contra ela, trocando o espiritual pelo carnal. Rejeitaram a cruz de Cristo e desprezaram o sacrifício de Cristo. Tornaram-se inimigos da cruz e foram em busca dos prazeres, riquezas e fama.
FINALIZANDO:
A cruz de Cristo representa a vitória sobre o pecado, a morte e o Diabo. Por causa do seu egoísmo e orgulho, os inimigos da cruz não conseguem ou não querem entender o poder da cruz de Cristo.
Muitos não querem falar sobre a cruz, porque a cruz abate nosso ego e exalta a Cristo.
Enquanto os inimigos da cruz buscam satisfação terrena, o cristão verdadeiro, através da cruz, vive para Cristo, aguardando o Salvador e sua nova pátria no céu. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário