domingo, 18 de abril de 2021

A VERDADEIRA SABEDORIA.

 

O apóstolo Tiago fala sobre o tropeço na palavra, e alerta os irmãos a não serem mestres, pois os mestres serão julgados com maior rigor. Na época em que Tiago escreveu esta epístola, já havia crentes disputando e querendo se destacar como mestre. Aos quais Tiago disse: Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que recebereis mais duro juízo (Tg.3.1). Na condição de mestre estão incluídos os pastores, os lideres, os pregadores da Palavra ou qualquer crente que exerça uma função de professor na Escola Bíblica Dominical, que ensine a igreja. Ensinar se faz necessário, o ensino é de grande importância para o crescimento sadio da igreja. Mas, a grande problemática dos mestres, é quando eles ensinam e não vivem o que ensinam. Ter vasto conhecimento teológico e uma boa cultura Bíblica é muito bom e se faz necessário à quem ensina. Porém, viver o que pregamos e ensinamos é tão importante e necessário para autenticidade do que ensinamos. Na época atual há muitos "mestres" julgando-se os melhores e mais entendidos nas Escrituras. Todavia, a maior parte deles não vive metade do que ensinam. 

SETE VIRTUDES QUE IDENTIFICAM A VERDADEIRA SABEDORIA:

Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa. Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz (Tg.3.13-18).

1- Pura.

2- Pacífica.

3- Moderada.

4- Tratável.

5- Cheia de misericórdia e bons frutos.

6- Imparcial (sem parcialidade).

7- Sincera (sem hipocrisia).

SENTIMENTOS QUE CARACTERIZAM UM FALSO MESTRE:

Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa (Tg.3.13-16).

Amarga inveja é um sentimento frustrado de querer estar em uma posição que não lhe foi confiada. Este tipo de pessoa se preocupa em cuidar dos seus próprios interesses. A inveja ou ambição na igreja são sentimentos que caracterizam uma falsa sabedoria. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica (3.15). (1) Terrena - Voltada para as coisas da terra, polui aquilo que é santo e que é do Espírito. (2) Animal - Aquele que age pelo instinto do desejo, não espiritual, carnal, sem o Espírito Santo. (3) Diabólica - Na clareza da própria palavra, isto é, inspirada por demônios (I Tm.4.1). 

Concluímos citando o que disse o sábio Salomão: O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos (Pv.14.15). Que todo crente seja prudente e utilize o crivo da Palavra como os crentes bereianos que conferiam nas Escrituras o que Paulo ensinava (At.17.10,11). Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário