domingo, 11 de abril de 2021

DESCENDO O VALE DE CEDROM.

O vale de Cedrom foi palco de vários acontecimentos na história da nação de Israel. Este vale desce pela encosta oriental de Jerusalém e recebe o nome Cedrom, que em hebraico significa “escuro”.
No vale de Cedrom havia um ribeiro, que no inverno transbordava até as ribanceiras. O vale de Cedrom faz parte de grandes acontecimentos em Israel e esteve presente em alguns dos momentos mais importantes da relação de Deus com os homens.
Três Grandes Avivamentos na Época dos Reis de Judá Foram Marcados no Vale de Cedrom.
- No reinado de Asa.
Asa fez o que o SENHOR aprova, tal como Davi, seu predecessor. Expulsou do país os prostitutos culturais e se desfez de todos os ídolos que seu pai havia feito. Chegou até a depor sua avó Maaca da posição de rainha-mãe, pois havia feito um poste sagrado repugnante. Asa derrubou o poste e o queimou no vale do Cedrom. Embora os altares idólatras não tenham sido eliminados, o coração de Asa foi totalmente do SENHOR durante toda a sua vida (1Rs.15.11-14).

- No reinado de Josias.
O rei deu ordens ao sumo sacerdote Hilquias, aos sacerdotes auxiliares e aos guardas das portas que retirassem do templo do SENHOR todos os utensílios feitos para Baal e Azerá e para todos os exércitos celestes. Ele os queimou fora de Jerusalém, nos campos do vale de Cedrom e levou as cinzas para Betel. E eliminou os sacerdotes pagãos nomeados pelos reis de Judá para queimarem incenso nos altares da idolatria das cidades de Judá e dos arredores de Jerusalém, aqueles que queimavam incenso a Baal, ao sol, e à lua, às constelações e a todos os exércitos celestes. Também mandou levar o poste sagrado do templo do SENHOR para o vale de Cedrom, fora de Jerusalém para ser queimado e reduzido a cinzas, que foram espalhadas sobre os túmulos de um cemitério público. Também derrubou as acomodações dos prostitutos culturais, que ficavam no templo do SENHOR, onde as mulheres teciam para Aserá (2Rs.23.4-7).

- No reinado de Ezequias.
Ezequias tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou vinte nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Abia, filha de Zacarias. Ele fez o que o SENHOR aprova, tal como tinha feito Davi, seu predecessor. Tendo reunido e consagrado os seus parentes, os levitas foram purificar o templo do SENHOR, conforme o rei havia ordenado, em obediência à palavra do SENHOR. Os sacerdotes entraram no santuário do SENHOR para purificá-lo e trouxeram para o pátio do templo do SENHOR todas as coisas impuras que lá havia, e os levitas as levaram para o vale de Cedrom. Uma imensa multidão reuniu-se em Jerusalém no segundo mês, para celebrar a festa dos pães sem fermento. Eles retiraram os altares que havia em Jerusalém e se desfizeram de todos os altares de incenso, atirando-os no vale de Cedrom (2Cr.29.1,2,15,16; 30.13,14).

PARTICULARIDADE SOBRE O VALE DE CEDROM.

O vale de Cedrom corre abaixo do muro sudeste de Jerusalém, separando a cidade do monte das Oliveiras, a leste. A parti de Jerusalém, ele se dirige para o sudeste, e segue um curso sinuoso até o mar Morto. O vale de Cedrom, quase sempre é seco, uma vez que o curso d'água existe apenas na estação chuvosa, parcialmente mantido por duas correntezas irregulares, Giom e En-Rogel.
A primeira referência ao vale de Cedrom se dá em 2Sm.15.23, onde o povo e Davi o cruzaram, rumo ao deserto. Este movimento estratégico lhes daria um caminho de fuga, se os exércitos do rebelde Absalão decidissem atacar a cidade. O povo e o rei choraram amargamente nesta ocasião (2Sm.15.30), porque ela tinha um significado muito deprimente - Davi estava abandonando Sião sem uma batalha sequer. É dramática a descrição bíblica: “Toda a terra chorava em alta voz; e todo o povo e também o rei passaram o ribeiro de Cedrom, seguindo o caminho do deserto. Seguiu Davi pela encosta das Oliveiras, subindo e chorando; tinha a cabeça coberta e caminhava descalço; todo o povo que ia com ele, de cabeça coberta, subiu chorando” (2Sm.15.23,30).
Posteriormente, Salomão proibiu Simei de cruzar o vale de Cedrom, sob o risco de morte (1Rs.2.36-38). Josefo menciona que a ímpia rainha Atalia foi morta no vale de Cedrom (Antiguidades 9.7.3). Pouco mais de mil anos depois, Jesus cruzou o vale de Cedrom a caminho do Jardim do Getsêmani, pouco antes da sua crucificação (Jo.18.1). Devido à triste travessia de Davi e à triste travessia de Jesus, o vale de Cedrom acabou simbolizando sofrimento. Podemos atravessar o nosso próprio "vale de Cedrom", ao atravessar permaneça fiel a Deus, pois em meio a todos os sofrimentos, temos a certeza que Deus está conosco no vale da nossa aflição.
Em todos esses relatos, o Cedrom foi o ponto decisivo, o fundo do vale escuro é o lugar por onde todo o cristão tem que passar para crescer.
- Quando Deus nos conduz ao fundo do Cedrom, ali quebramos os nossos ídolos; é lá que queimamos as imundícias que impedem a manifestação da glória de Deus em nossas vidas; é no vale escuro da prova que o SENHOR nos prepara realmente para a consagração.
- Assim como o Rei Davi só podia contar com quem cruzasse o Cedrom, andando e chorando junto com ele, o Rei Jesus só pode contar com aqueles que, sem abandoná-lo, cruzam o escuro Cedrom da renúncia, das lutas e tribulações.
- Ao se aproximar a hora final, o Mestre foi ao fundo do vale e, junto com seus discípulos, cruzou o Cedrom. Ao passarem o ribeiro, somente um dos discípulos não estava com eles: Judas Iscariotes, o traidor. Sim, quem não aceita descer às águas do Cedrom espiritual não é confiável aos olhos do Senhor.
Por isso, o Vale do Cedrom é tão importante para nós, todo o verdadeiro crente tem que um dia passar espiritualmente por esse vale. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário