segunda-feira, 7 de julho de 2014

O JUSTO, O ÍMPIO E O PECADOR.

Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a palha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá (Salmos, 1.1-6).  

Neste salmo a bíblia nos fala sobre três classes de pessoas, são elas: O justo, o ímpio, e o pecador. Pecadores na verdade todos nós somos; visto que herdamos a semente do pecado. Porém há uma diferença entre aquele que vive na prática do pecado para aquele que foi perdoado por Jesus e deixou de viver no caminho do pecado. O ímpio por sua vez, são pessoas que não tem o mínimo de temor a Deus, são escarnecedoras, tímidas e descrentes de tudo que tem relação com Deus. O justo é todo aquele que foi perdoado e justificado por Jesus, e que vive uma vida de santidade, pratica a justiça e anda no caminho da Verdade.

- O JUSTO.

O justo é todo aquele que foi perdoado e justificado por Jesus, que vive uma vida de santidade, pratica a justiça e anda no caminho da Verdade.
O que diz a bíblia sobre o justo:

O justo vive pela fé.
Pois dentro de pouco tempo Aquele que que vem virá, e não tardará. Mas o justo viverá pela fé! contudo, se retroceder, minha alma não se agradará dele (Hebreus, 10.37,38).  

O justo é abençoado.
Bênçãos há sobre a cabeça do justo, mas a violência cobre  a boca dos ímpios (Pv.10.6).  

O justo na velhice dará fruto (Sl.92.12-14)

A obra do justo conduz a vida (Pv.10.16).
O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é (Pv.11.30).  

- O ÍMPIO. 

O ímpio por sua vez, são pessoas que não tem o mínimo de temor a Deus, são escarnecedoras, tímidas e descrentes de tudo que tem relação com Deus.
O que diz a bíblia sobre o ímpio:

O ímpio é arrogante.
Escreve, pois: Eis que o ímpio está cada vez mais arrogante; suas vontades não visam o bem; mas o justo viverá pela fé (Habacuque, 2.4).

O ímpio é irreverente.
Ainda que se mostre favor o ímpio, nem por isso aprende a justiça; até na terra da retidão, ele pratica a iniquidade e não atenta para a majestade do SENHOR (Isaías, 26.10).  

O ímpio é cético e obreiro de iniquidade.
Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido e têm cometido  abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem. Acaso não tem conhecimento esses obreiros da iniquidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocam a Deus (Salmos, 53.1,4). 

- O PECADOR.

São todas as pessoas que não andam no caminho de Deus, e vivem na prática do pecado. Alguns estão disfarçados dentro da casa de Deus, vivendo em pecado; mas a bíblia diz: Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos (Salmos, 101.7).

O que diz a bíblia sobre o pecador:

O pecador será punido.
Eis que o justo é punido na terra; quanto mais o ímpio e o pecador! (Pv.11.31).

O pecador promove destruição.
Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muitos bens (Ec.9.18).  

O pecador é infeliz.
A infelicidade persegue os pecadores, mas a prosperidade é a recompensa dos sábios (Pv.13.21).  

CONCLUSÃO:
Neste salmo nós entendemos que a felicidade do justo tem sua origem em Deus, enquanto que o ímpio perecerá na sua maldade e não receberá as bênçãos nem o galardão do SENHOR.

13 comentários:

  1. Geraldo,onde está a verdade, que o justo,é pecador?1jo.3:7-10,todo aquele que é nascido de DEUS,não vive na pratica do pecado.o pecador, vive na pratica do pecado,e o justo na pratica da palavra de DEUS.JO.1:13,OS QUAIS NÃO NASCERAM,do sangue, nem da vontade da carne,nem da vontade do homem,mas de DEUS.2 CO.5:17 E,ASSIM,se alguém está em cristo,é nova criatura,as coisas antiga já passaram;eis que se fizeram novas.Em,1 co,15;47 o primeiro homem,formado da terra,é terreno,o segundo homem é do céu.E no versículo,48,diz como é o celestial,tais também os celestiais.no ver.49,diz que devemos trazer também a imagem do celestial.Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz meu amado Unknown, talvez você não entendeu a forma como escrevi. Na verdade todos nós pecamos, porém não vivemos na pratica do pecado. Concordo com suas citações bíblicas, obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. 20 Pois não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. 21 Não escutes a todas as palavras que se disserem, para que não venhas a ouvir o teu servo amaldiçoar-te; 22 pois tu sabes também que muitas vezes tu amaldiçoaste a outros. 23 Tudo isto provei-o pela sabedoria; e disse: Far-me-ei sábio; porém a sabedoria ainda ficou longe de mim. 24 Longe está o que já se foi, e profundíssimo; quem o poderá achar? 25 Eu me volvi, e apliquei o meu coração para saber, e inquirir, e buscar a sabedoria e a razão de tudo, e para conhecer que a impiedade é insensatez e que a estultícia é loucura. 26 E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são laços e redes, e cujas mãos são grilhões; quem agradar a Deus escapará dela; mas o pecador virá a ser preso por ela. 27 Vedes aqui, isto achei, diz o pregador, conferindo uma coisa com a outra para achar a causa; 28 causa que ainda busco, mas não a achei; um homem entre mil achei eu, mas uma mulher entre todas, essa não achei. 29 Eis que isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitos artifícios.(ECLESIASTES 7:20-29) Para melhor resumir.

      Excluir
  2. Graça e paz Ev. Geraldo, boa a sua colocação!

    ResponderExcluir
  3. Amém. Obrigado pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  4. A Graça e a Paz advindas do Senhor Jesus seja Convosco.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, amado irmao.
    Eu precisava de um esclarecimento em relação à diferença entre ímpio e pecador. E foi buscando na Internet que achei o seu blog, e gostei tanto do estudo que terminei aderindo ao mesmo.
    Deus continue te dando sabedoria e conhecimento da Sua palavra, para nós ajudar a entender as Sagradas Escrituras. Deus te abençoe com a paz do Senhor Jesus! 📖🌹👐👏👏👏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia irmã Regina Lozer.
    Fico feliz em saber que esta postagem lhe trouxe esclarecimento sobre a diferença do ímpio e do pecador.
    Obrigado pelo comentário e também por estar seguindo nosso Blog.
    Volte sempre.
    Paz seja contigo.

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz! Obrigada pelo esclarecimento. Agora posso compreender o contexto. Que o Senhor te encha de sabedoria para transmitir a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Karla.
      Fico feliz em saber que a irmã foi esclarecida sobre este assunto.
      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Volte sempre.

      Excluir
  8. Boa sua colocação e estudo bíblico sobre o justo ,o ímpio e o pecador. Que o Senhor em Cristo continue te Iluminando e abençoando cada vez mais meu irmão. A paz.

    ResponderExcluir