terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

CRISTÃOS ABNEGADOS.

Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me (Mateus, 16.24).

O verdadeiro cristão deve viver uma vida abnegada, totalmente voltada para Deus. A abnegação deve ser a característica principal que identifica um cristão. A palavra ABNEGADO em sua definição significa: Aquele que não tem interesse próprio, que busca se sacrificar em ajudar outros em detrimento do amor. O termo abnegação provém do latim abnegatĭo. Trata-se do sacrifício que alguém faz de sua deliberada vontade. Em geral, esse sacrifício tem lugar por motivos religiosos ou por altruísmo.
Para o cristianismo, a abnegação é a negação do indivíduo, no sentido de renunciar a si mesmo e aos seus interesses pessoais. Um bom cristão não pode fazer sempre aquilo que quer, pois deve obedecer à palavra de Deus e viver de acordo com as suas ordens.
A abnegação implica disciplinar e saber controlar os desejos, os sentimentos, as paixões e os pensamentos.
A abnegação implica em lutar contra o egoísmo. O objetivo é dar em vez de ter. A pessoa que renuncia a algo para assistir o próximo, o faz livremente e sem qualquer obrigação; ora, nessa negação existe uma opção pessoal que proporciona gozo e satisfação.
Todas essas características colocam, aos olhos dos cristãos, Jesus Cristo como símbolo e modelo da abnegação. Jesus decidiu renunciar à sua condição divina e fez-se homem para salvar a humanidade. Nesse sentido, pediu aos seus discípulos que o seguissem, renunciassem à própria vontade e fizessem a vontade de Deus na Terra.

Quando Jesus esteve na Terra, Ele deu um exemplo perfeito de abnegação. Ele deixava de lado seus desejos e confortos a fim de fazer a vontade de Deus. Por permanecer fiel até a morte e morrer por nós na cruz, Ele provou que seu espírito abnegado não tinha limite.
Como seguidores de Jesus, nós também precisamos mostrar um espírito abnegado. O que isso significa? Dito de maneira simples, significa estarmos dispostos a abrir mão de nossos interesses a fim de ajudar outros. Em certo sentido, é o contrário do egoísmo. Um espírito abnegado pode nos ajudar a colocar os sentimentos e preferências dos outros à frente dos nossos. Jesus ensinou que a abnegação tem um papel central em nossa adoração. O amor cristão, é uma das virtudes que motiva alguém a ser abnegado, é a marca que identifica os verdadeiros discípulos de Jesus (João, 13.34,35).

EGOÍSTA o antônimo de ABNEGADO.

O egoísmo é o maior problema que nós enfrentamos, é um inimigo que pode sutilmente corromper nosso espírito abnegado. Esse inimigo é a nossa própria tendência de sermos egoístas.
Hoje, Satanás tem conseguido desencaminhar a maioria das pessoas, levando-as a manifestar egoísmo de muitas maneiras. Isso merece nossa atenção, visto que o espírito egoísta que prevalece no mundo pode nos contaminar.
O egoísmo pode ser comparado à ferrugem. Se um objeto de ferro fica exposto ao tempo, ele pode começar a enferrujar. O verdadeiro perigo está em ignorar a ferrugem, permitindo que ela se espalhe a ponto de danificar ou comprometer uma estrutura. De modo similar, embora não possamos eliminar nossa imperfeição e tendências egoístas, devemos estar alertas aos perigos envolvidos e continuar lutando contra essas tendências. Como podemos identificar sinais de egoísmo em nós mesmos? E como podemos desenvolver ainda mais um espírito abnegado? Paulo diz: Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão... (I Co.9.27). É preciso lutarmos contra a nossa própria natureza egoísta, deixando de lado nossos próprios interesses, renunciando as coisas mundanas e buscando agradar a Deus.

Concluindo: Em um mundo de pessoas egoístas, ser cristão abnegado faz toda a diferença. Que sejamos verdadeiros cristãos abnegados, só assim o mundo saberá que somos discípulos de Jesus Cristo. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário