domingo, 28 de maio de 2023

CHUVA TEMPORÃ E SERÔDIA - O Que Significa?


E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje te ordeno, de amar o SENHOR, teu Deus, e de o servir de todo o teu coração e de toda a tua alma, então, darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhas o teu cereal, e o teu mosto, e o teu azeite. E darei erva no teu campo aos teus gados, e comerás e fartar-te-ás (Dt.11.13-15).

Deus promete abençoar o seu povo com as chuvas temporã e serôdia. Esta bênção estava condicionada a obediencia do povo. As chuvas temporã e serôdia eram chuvas extras que surgiam fora de época, essas chuvas eram de grande proveito para o prantio e colheita dos cereais. A chuva SERÔDIA ocorre na primavera, entre os meses de março e abril, logo em seguida vem a colheita. A chuva TEMPORÃ aparece na estação outono, nos meses de setembro e outubro, época de arar e semear a terra.  

CHUVA TEMPORÃ.

Dado que o adjectivo temporão quer dizer que vem antes do tempo considerado normal; precoce; prematuro, chuva temporã é toda a chuva que ocorre antes do tempo considerado normal, ou seja, antes da chamada estação das chuvas. A palavra vem do latim vulgar, temporānus. No latim clássico temporanĕus,a,um, "que ocorre ou se faz num dado tempo, no tempo certo", por extensão "fora ou antes do tempo normal".

CHUVA SERÔDIA.

Quanto a "chuva serôdia", como o adjectivo serôdio significa que vem tarde; tardio, trata-se de chuva que aparece depois do tempo próprio. A palavra serôdio vem do latim serotĭnus,a,um, "que vem tarde, que produz tardiamente, tardio, serôdio".

Assim, as expressões "chuva temporã" e "chuva serôdia" significam que se trata de chuva que vem fora da sua época habitual, mas a temporã é a que aparece antes, e a serôdia é a que surge depois da época normal.

[Fontes: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, e Dicionário Eletrônico Houaiss]

CHUVAS SERÔDIA E TEMPORÃ NOS LIVROS PROFÉTICOS.

JEREMIAS.

Pelo que foram retiradas as chuvas, e não houve chuva tardia; mas tu tens a testa de uma prostituta e não queres ter vergonha. Ao menos desde agora não me invocarás, dizendo: Pai meu, tu és o guia da minha mocidade? (Jr.3.3,4).

Mas este povo é de coração rebelde e pertinaz; rebelaram-se e foram-se. E não dizem no seu coração: Temamos, agora, ao SENHOR, nosso Deus, que dá chuva, a temporã e a tardia, a seu tempo; e as semanas determinadas da sega nos conserva (Jr.5.23,24).

Deus usou a figura dessa chuva para demonstrar Seu desagrado com o povo. O povo agiu de forma desavergonhada para com o Senhor e a retirada da chuva serôdia representava o juízo de Deus contra eles. Sem essa chuva da primavera as colheitas eram muito prejudicadas e muita seca e fome ocorria. Isso fazia parte das maldições da aliança, ou seja, quando o povo desobedecia a Deus Ele retirava as bênçãos, quando obedecia, as bênçãos era derramadas. Aqui nós aprendemos que, as bênçãos de Deus nos sobrevirá quando estivermos em total obediência a sua Palavra. 

OSÉIAS.

Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR; como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra (Os.6.3).

Aqui a chuva serôdia é aplicada como símbolo da vinda do Senhor para socorrer os arrependidos, aqueles que O buscavam: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”. A chuva aqui indica o alívio, a bênção, a prosperidade certa que vêm sobre aqueles que voltam seu coração a conhecer e agradar ao Senhor. Aqui também nós aprendemos que, não basta apenas conhecer ao SENHOR, mas também obedecê-lo, para receber a plenitude da sua bênção.

JOEL.

E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará ensinador de justiça e fará descer a chuva, a temporã e a serôdia... (Jl.2.23).

A promessa diz: “Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia”. Aqui Joel relembra ao povo o cuidado do Senhor para com eles. As chuvas de setembro/outubro (chamada de temporã) e de março/abril (serôdia) eram de vital importância para a fertilidade da terra da Palestina, onde vivia o povo de Deus. Aqui nós aprendemos que Deus nos abençoará e nos fará prosperar no tempo certo. Deus não se esquece do seu povo, Ele trará bênçãos sem medidas sobre nós, a medida que o obecermos e o buscarmos de todo nosso coração.

ZACARIAS.

Pedi ao SENHOR chuva no tempo da chuva serôdia; o SENHOR, que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água e erva no campo a cada um (Zc.10.1).

O profeta orienta o povo a pedi chuva ao SENHOR no tempo da chuva serôdia. A chuva serôdia, que caía na primavera, era essencial para amadurecer a colheita. Após a chuva serôdia chegava a época da colheita. Aqui nós apredemos que Deus é quem manda a chuva no tempo certo para suprir as nossas necessidades. Deus é Bom e abençoador, Ele não negará a sua chuva quando clamarmos e pedirmos a chuva temporã e a serôdia. 

A CHUVA SERÔDIA NOS LIVROS POÉTICOS.

JÓ.

Esperavam por mim como quem espera por uma chuvarada, e bebiam minhas palavras como quem bebe a chuva da primavera (Jó.29.23). NVI

PROVÉRBIOS.

Na luz do rosto do rei está a vida, e a sua benevolência é como a nuvem de chuva serôdia (Pv.16.15). ARC

Alegria no rosto do rei é sinal de vida; seu favor é como nuvem de chuva na primavera (Pv.16.15). NVI

Aqui a chuva da primavera, que caia no tempo certo e trazia prosperidade, é comparada ao rei quando estava com o coração alegre. Ou seja, quando o rei tem um bom coração, cheio de alegria e bondade, ele traz ao povo a mesma alegria que a chuva que cai na primavera. O favor do rei ou a sua benevolência é comparada a nuvem de chuva serôdia, que vem no tempo certo, produzindo bênção e prosperidade para o povo através de seu bom governo. Aqui temos uma figura de comparação do rei comum, comparada ao Rei eterno, que também se alegra e abençoa o seu povo. 

Movimento Pentecostal Chuva Serôdia

Através de uma interpretação totalmente equivocada da profecia de Joel 2, surgiu um movimento pentecostal chamado Latter Rain Movement ou Movimento Chuva Serôdia. Este grupo herético que surgiu em 1948 em Saskatchewan, no Canadá.

Eles alegavam que o derramar do Espirito Santo - em Atos dos Apóstolos - foi uma "chuva temporã" e que haveria um derramar superior ao dia de Pentecostes, chamado de "chuva serôdia". Junto com esta interpretação errônea, havia uma série de práticas extra-bíblicas. Esta falsa doutrina foi muito difundida no inicio do movimento pentecostal.

Movimentos como a Bênção de Toronto "unção do caí caí" e a unção do "riso santo" são indícios que certas práticas do movimento chuva serôdia ainda subsistem no meio evangélico. Por isso, devemos sempre examinar as Escrituras para não cairmos no engano.

Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima (Tg.5.7,8).

Sobre a chuva SERÔDIA, o apóstolo Tiago, pede aos irmãos para serem pacientes até que o Senhor venha. Ele cita como exemplo o agricultor, que espera com paciência o fruto da sua semeadura, até receber a chuva temporã (de preparação) e serôdia (da colheita). Assim também deve os crentes terem paciência e esperar a vinda do Senhor, que virá e fará a grande colheita dos fiéis no arrebatamento da igreja. Amém! 

2 comentários:


  1. Graça e paz pr Geraldo, a infabilidade da palavra de Deus nos é plenamente confiável (autoridade plena), tanto nos autógrafos como nos apógrafos, devido à inerência e assim, Ela é totalmente confiável.

    Um forte abraço de seu conservo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.
      Concordo plenamente com o seu comentário. A Palavra de Deus é uma fonte inesgotável. Obrigado por sua participação, interagindo sempre conosco com seus comentário edificantes. Abraço.

      Excluir