PREGANDO A VERDADE: O PREGADOR ORGULHOSO.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

O PREGADOR ORGULHOSO.


Certa vez, um dos alunos da escola de pregadores de Charles Spurgeon subiu ao púlpito para pregar um sermão com uma forte expressão e postura de confiança orgulhosa.

Infelizmente, as coisas não correram como ele esperava, tornando aquele momento uma experiência extremamente difícil para o jovem pregador. 

Ele desceu do púlpito angustiado, com o coração quase partido, e foi direto até Spurgeon. As palavras do seu professor foram as seguintes: “Se você tivesse subido ao púlpito do mesmo modo como desceu, então você teria descido dele do mesmo modo como subiu”.

Richard Baxter disse que o orgulho desvirtua a pregação e destrói o pregador: “Quando o orgulho escreve o sermão, ele segue conosco até o púlpito, dá o tom da pregação, tonifica nossa elocução, nos afasta daquilo que possa ser útil às pessoas. 

Ele nos coloca em busca dos vãos aplausos de nossos ouvintes. Faz os homens procurarem apenas seu próprio bem e sua própria glória”.

O orgulho é um pecado terrível. Ele se alimenta de quase tudo ao nosso redor: uma boa medida de capacidade e sabedoria, um único elogio, uma temporada de extraordinária prosperidade, um chamado para servir a Deus numa posição de prestígio – até mesmo a honra de sofrer pela verdade.

Por essa razão, Richard Mayo escreveu: “É difícil matar de fome este pecado, quando ele pode sobreviver de quase qualquer tipo de alimento”. 

✒️ Autor desconhecido.

CINCO CARACTERÍSTICAS DO PREGADOR ORGULHOSO:

1) EXIBICIONISMO.

O pregador que se preocupa em mostrar sua inteligência, seus conhecimentos e habilidades de oratória, em vez de concentrar-se na mensagem da Cruz. 

2) ARROGÂNCIA.

Ele trata os outros com desprezo, se acha acima da média e superior aos demais, especialmente aqueles que não compartilham de suas ideias, visão e nível de conhecimento. 

3) FALTA DE HUMILDADE.

O pregador orgulhoso é o oposto do pregador humilde. O pregador orgulhoso costuma utilizar por repetidas vezes a expressão: "Eu". Ele tem dificuldade em reconhecer seus próprios erros e limitações, e não estar aberto a receber críticas ou sugestões. 

4) MENSAGEM EGOCENTRICA.

Ele não tem mensagem cristocentrica, o foco principal da sua pregação não é Cristo.

A mensagem é egocentrica quando se tornar centrada no pregador, em vez de ser centrada em Cristo e em sua Palavra. Ele fala mais de suas experiências pessoal do que da Palavra de Deus.

5) DESVALORIZA A BÍBLIA.

Este tipo de pregador usa o texto da Bíblia apenas para apoiar suas ideias e seus achismos teológicos. Em suas pregações, cita mais fontes extrabíblicas do que a própria Bíblia.

Há casos extremos, em que o pregador negligencia a importância da Bíblia, usando-a apenas como um trampolim para sua própria promoção. 

O orgulho pode levar o pregador a interpretar a Bíblia de forma tendenciosa, buscando validar suas próprias ideias e convicções.

COMO VENCER O ORGULHO?

1) Vencemos o orgulho quando cultivamos todos os dias um espírito de servo. O ato de servir é inerente a humildade. (Mc.10.45).

2) Vencemos o orgulho quando subjugamos nosso ego debaixo da graça de Deus (Tg.4.6).

3) Vencemos o orgulho quando ponderamos o que o sábio Salomão escreveu: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda” (Pv. 16.18).

COMO EVITAR SER UM PREGADOR ORGULHOSO?

SENDO HUMILDE

O pregador deve ser humilde e reconhecer sua dependência de Deus e buscar a orientação do Espírito Santo em sua pregação e ministério.

PREGAR A CRISTO.

A mensagem de Cristo deve ser o centro da pregação, o pregador deve se esforçar para transmitir com clareza e precisãoa mensagem da cruz.

TER COMO OBJETIVO EDIFICAR A IGREJA

O pregador deve buscar o bem-estar espiritual da congregação, ajudando-a a crescer na fé, na graça e conhecimento de Deus.

ESTAR ABERTO A APRENDER.

O pregador deve estar disposto a aprender com os outros e a reconhecer seus próprios erros, buscando constantemente o aperfeiçoamento. 

FINALMENTE: Todo pregador orgulhoso está fadado ao fracasso; mas todo pregador humilde e submisso ao Espírito Santo, será bem-sucedido. Amém! 

2 comentários:

  1. 🔥O orgulho não pede licença para entrar — ele se infiltra sutilmente nos elogios recebidos, nos aplausos que sobem ao ego e nas comparações silenciosas com outros servos de Deus.
    💔 Muitos não percebem que a soberba é um veneno adocicado: primeiro agrada, depois mata.
    📖A Palavra nos alerta: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tg 4:6).
    🌿O antídoto é a humildade, vivida diariamente:
    👣 Servir sem buscar reconhecimento.
    🙏 Orar mais do que opinar.
    📚 Aprender mais do que ensinar.
    ❤️ Amar mais do que julgar.
    ✨ O pregador que permanece com o coração quebrantado, os joelhos no chão e os olhos em Cristo nunca será derrubado pelo orgulho — porque o Senhor o sustenta.
    🙌 Que possamos, como João Batista, declarar: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3:30).
    🤝Seguimos firmes, unidos pelo sangue do Cordeiro.
    ✝️Pr. João Nunes Machado

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz ao pastor João Nunes e todos os leitores e seguidores do Blog Pregando a Verdade.
    O seu comentário é um compremento do tema deste Post.
    Obrigado por mais este comentário edificante e escrarecedor.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir