domingo, 25 de dezembro de 2016

AS OBRAS DA CARNE VERSUS FRUTO DO ESPÍRITO



Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes se opõem um ao outro; para que não façais o que quereis. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse que, os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências (Gálatas, 5. 16-24).

O nosso maior inimigo a ser vencido não é o Diabo, nem tão pouco o mundo com o seu sistema atrativo; e sim a nossa própria carne. A nossa natureza carnal é propensa ao pecado, e pode nos levar a um caos moral, o apóstolo Paulo traça um paralelo entre a carne e o Espírito e nos mostra que esta guerra é constante. Jesus certa vez disse aos seus discípulos: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt.26.41). Às vezes as pessoas querem justificar o seu erro dizendo: Eu não sou de ferro, e a carne é fraca. Porém, podemos vencê-la, alimentando o nosso espírito com a palavra de Deus e andando no Espírito; porque nessa luta vence quem estive mais alimentado. A nossa maior vitória é quando conseguimos vencer a nós mesmos, o nosso ego muitas vezes impede que isto aconteça. Temos uma frase que diz: "Homem, vence a ti mesmo". Vencer a nossa carne em um mundo cheio de fantasias e atrativos, se constitui um grande desafio para nós.

CLASSIFICAÇÃO DAS OBRAS DA CARNE.

As obras da carne envolvem os prazeres mundanos e nos convida ao pecado.
A nossa natureza pecaminosa nos incentiva a viver em concupiscências, luxúria, desejos e paixões incontroláveis. Paulo na sua carta aos gálatas cita dezesseis manifestações das obras da carne, as quais podemos  classifica-las em cinco grupos.  

1. RELACIONADAS A PRATICA SEXUAL.

- PROSTITUIÇÃO.

“Prostituição” (no grego pornéia), isto inclui imoralidade sexual de todas as formas. Bem como: Revistas, quadros, publicidades e filmes pornográficos. A imoralidade sexual se constitui um dos pecados mais grave, visto que está ligada diretamente a intimidade do nosso corpo.


- IMPUREZA.

A impureza geralmente está ligada a pratica da prostituição (Efésios, 5.3). A impureza parte de uma mente poluída, cheia de malícias e maldades. Isto inclui pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos pecaminosos do coração.

- LASCÍVIA.

É uma palavra que tem haver com sensualidade. É a pessoa seguir sua paixões e desejos sensuais a ponto de perder a vergonha e a decência  por coisas censuráveis. Lascívia tem haver também com libertinagem. Quando uma pessoa perde totalmente o pudor e se torna libertina a praticas censuráveis.

2. RELACIONADAS A PRATICA DA ADORAÇÃO.

- IDOLATRIA.

A idolatria tem haver com adoração a imagens, a pessoas, ídolos, objetos e devoção a pessoas ou instituições, como se tivessem autoridade igual ou maior que Deus e sua palavra. Esta pratica no Antigo Testamento, geralmente envolvia orgias sexuais.

- FEITIÇARIA.

A feitiçaria envolve evocação aos espíritos, espiritismo, magia, cartas de tarô, adoração direta aos demônios, além de usos de entorpecentes e outros materiais usados na pratica da feitiçaria.

- HERESIAS.

Tem haver com facções, pessoas que distorcem a verdade de Deus, formam grupos dividindo a congregação, formando conluios egoístas indo de encontro a governos, que destrói a unidade de uma igreja ou comunidade social.

3. RELACIONADAS A PRATICA DA VIOLÊNCIA.

- IRAS.

Tem haver com pessoas violentas, cheia de fúria, explosiva, sem controle emocional, que irrompe através de palavras e ações violentas.

- PELEJAS.

Tem haver com pessoas egoístas, cheias de ambições. Estas pessoas são violentas, capazes de prejudicar e destruir tudo que estiver em sua frente por causa do poder.

- PORFIAS.

Tem haver com discórdia, brigas, oposição, lutas por superioridade, ganancia pelo poder e coisas semelhantes.

- HOMICIDIOS.

Atos de violência contra o próximo, a ponto de matar por perversidade e muitas vezes com requintes de crueldade.

4. RELACIONADAS A RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS.

- INIMIZADES.

A inimizade parte de um coração cheio de intenções fortemente hostis, dominado pelo ódio. Isto tem haver com antipatia, discórdia e extrema desunião.

- EMULAÇÕES.

Tem haver com ciúmes, parte de um coração cheio de ressentimentos, amarguras e inveja do sucesso do outro.

- DISSENSÕES.

São ações que causam divisões e distorce toda uma comunidade, trazendo falsos conceitos e causando desunião entre o povo.

- INVEJAS.

Um sentimento de inferioridade, incapacidade de ser ou possuir algo e querer desmerecer e destruir quem tem. São pessoas que tem antipatia e ressentimentos contra outra pessoa que possui algo que ela queria e não tem. O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos (Pv.14.30).

5. RELACIONADAS AOS VÍCIOS.

- BEBEDICES.

Vicio em bebidas alcoólicas, a ponto de perder o controle das faculdades  físicas e mentais por meio de bebidas embriagantes.

- GRUTONARIAS.

Tem haver com a compulsão de vícios em diversões, festas, com comidas e bebidas de modo extravagante e desenfreado, envolvendo também drogas, orgias e coisas semelhantes.

O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO.

O Espírito Santo desenvolve o seu fruto em nós à medida que nos aproximamos de Deus e buscamos ter uma vida de santidade e comunhão. A palavra fruto no singular significa dizer que, o fruto do Espírito é apenas um, que está dividido em nove partes.

CLASSIFICAÇÃO DO FRUTO DO ESPÍRITO.

1. RELACIONADOS A DEUS.

- FÉ.

Tem haver com Fidelidade, lealdade constante e inabalável a alguém com quem está unido por promessa, compromisso, aliança e honestidade. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hebreus 10.38).

- AMOR.

O mesmo que caridade, que é o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca. Este amor está primeiramente relacionado a Deus, o qual devemos amar de todo o nosso coração, de toda nossa alma, e de todo nosso poder (Dt.6.5). Este amor está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo (Rm.5.5; ICo.13; Ef.5.2; Cl.3.14).

- GOZO.

Sentimento de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, na esperança e na presença de Deus. Este gozo vem de Deus, gerado pelo Espírito Santo. Diz o texto sagrado: E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo (Atos, 13.52).

2. RELACIONADOS AO PRÓXIMO.

- LONGANIMIDADE.

Tem haver com paciência. Uma pessoa que tem essa virtude é perseverante, paciente, tardio para irar-se e não entra em desespero com facilidade, mesmo que seja provocada.

- BENIGNIDADE.

É uma qualidade de uma pessoa benigna, ela age de forma para não magoar ninguém, nem lhe provocar sofrimento. Ou seja, uma pessoa benigna é uma pessoa sem malícia, ela está sempre buscando o bem de todos.
  
- BONDADE.

É o contrario da maldade, e repulsa ao mal, é o amor em ação se expressando através de atos de bondade e zelo pela verdade. Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e ele deleita-se no seu caminho (Salmos, 37.23).

2. RELACIONADOS A NÓS MESMOS.

- PAZ.

“Paz” (no grego eirene) tem haver com quietude de coração e mente, mesmo que as circunstâncias sejam desfavoráveis. Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti (Isaías, 26.3).

- MANSIDÃO.

Tem haver com Moderação e está associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com equidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso. Não confundir mansidão com covardia.

- TEMPERANÇA.

É ter autocontrole ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões. É a capacidade de não dá vazão aos impulsos da nossa carne, de superar e não perder  o controle da situação.

CONCLUSÃO:
A luta da carne contra o Espírito só terá fim quando deixarmos de existir, enquanto estamos vivos essa guerra é inevitável. Todavia, a melhor maneira de vencermos a carne é nos submetermos ao Espírito e deixar que ele nos domine. Paulo diz: Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito (Gálatas, 5.16, 25).
Para vencermos o conflito existente entre a carne e o Espírito, precisamos tão somente nos encher do Espírito Santo e crucificar a nossa carne com suas paixões e concupiscências (Gl.5.24; Ef.5.18). Permita que o Espírito Santo guie você pelo caminho da santidade, de maneira que Ele controle todos os seus desejos e que o fruto seja evidenciado em sua vida. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário