sábado, 1 de dezembro de 2018

JOSUÉ E CALEBE, DOIS HOMENS DE FÉ.

E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e nos dará, terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo desta terra, porquanto são eles o nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais (Números, 14.6-9).
A MISSÃO DOS DOZE ESPIAS.
Uma vez que o povo se encontrava acampado na fronteira do deserto de Parã como sul de Canaã, só lhe restava tomar posse da terra prometida. Porém, Deus ordenou que Moisés enviasse doze homens, um de cada tribo, para espiar a terra durante quarenta dias. O objetivo dessa missão era conhecer a força do povo, a fertilidade da terra e a fortificação das cidades. Os espias também deveriam trazer amostras do fruto da terra. Os homens foram enviados e passaram quarenta dias espiando a terra (Nm.13.1-25). Quando os espias regressaram ao acampamento dos israelitas em Cades, relataram o que haviam visto e apresentaram os frutos que haviam colhido (13.26). Seu relatório inicial foi positivo quanto à produtividade da região, a qual descreveram como uma terra que mana leite e mel (13.27). No entanto, foram menos animadores ao falar dos habitantes da terra e de suas cidades fortificadas. De acordo com os espias, o povo era forte e, em seu meio, havia os filhos de Anaque (13.28,29). Os filhos de Anaque eram um povo de alta estatura e força extraordinária (Dt.9.1,2). O que explica as palavras dos espias: Também vimos ali gigantes, e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos (13.33). Espalharam assim um relatório pessimista, afirmando: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores. Dando a entender que eles viram um grande número de funerais durante sua jornada pela terra (13.32).
Ao perceber que esta parte do relatório assustou o povo, Calebe, um dos espias, tomou a palavra e falou animosamente para encorajar o povo a conquistarem a terra (13.30). Posteriormente, Josué também procurou encorajar seus compatriotas a se apossarem da terra (14.6-9). Contudo, os outros espias insistiram: Não podemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós (13.31). Ao ouvir o relatório pessimista dos dez espias, toda a congregação chorou e protestou contra Moisés e Arão, dizendo: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos á espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? Eles rejeitaram a liderança de Moisés e Arão e combinaram com o povo para levantar um capitão e voltarem ao Egito (14.1-4). Moisés e Arão se prostraram com rosto em terra, como sinal de intercessão diante de Deus pelos Israelita (14.5). Josué e Calebe continuaram a encorajar o povo a confiar em Deus e rasgaram as suas vestes em sinal de protesto e tristeza (14.6). Eles falaram ao povo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e nos dará, terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo desta terra, porquanto são eles o nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais (Nm.14.6-9).
Por essa atitude de fé, Josué e Calebe foram os únicos dos israelitas daquela geração, que foram salvos e tiveram o privilégio de entrar na terra prometida. 
Cinco Demonstrações de Fé nas Ações de Josué e Calebe:
* Creram no SENHOR (Deut.1.32,36,38).
* Falaram com Fé e convicção ao povo (Nm.14.6-9).
* Perseveram em Seguir ao SENHOR (Nm.32.10-12).
* Calebe transmitiu uma mensagem de fé ao povo (Nm.13.30).
* Calebe declarou: Ainda estou forte para guerra, e para sair, e para entrar (Js.14.11).
Conclusão:
Josué e Calebe foram homens de fé que fizeram a diferença em sua geração. Eles foram aprovados por Deus e serviram de exemplos para as gerações futuras. Que possamos imitar a fé, o otimismo e a coragem destes dois baluartes da fé. O mesmo Deus de Josué e Calebe, continua contando com homens e mulheres de fé, para fazerem a diferença nesta geração atual. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário