domingo, 9 de dezembro de 2018

UM PUBLICANO É SALVO POR JESUS.

E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico. E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali. E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje, me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo. E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. Disse-lhe Jesus: Hoje, veio salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas, 19.1-10).

Jericó era uma belíssima e rica cidade próxima do rio Jordão e do mar Morto. Jericó era uma cidade adornada de muitas palmeiras e muitas fontes de águas quentes. Era a cidade de inverno dos reis e a residência predileta dos sacerdotes. Seu nome significa “lugar de fragrância”.
Jesus estava passando por Jericó. Aquela era a última vez que Jesus passava por Jericó. Naquela semana ele seria crucificado e morto. Aquele era o dia da oportunidade do povo de Jericó, e Zaqueu não perdeu aquela oportunidade ímpar na sua vida.
CINCO OBSTÁCULOS ENFRENTADOS POR ZAQUEU:
* Zaqueu venceu o obstáculo da sua profissão.

Zaqueu era chefe dos publicanos. Um publicano era um cobrador de impostos. Era um empregado da Receita Federal de Roma. Ele tinha autorização para cobrar os impostos do povo e repassar esse dinheiro para os cofres de Roma. Mas os publicanos não só cobravam impostos pesados do povo, mas também extorquia o povo. Um publicano tinha pouco patriotismo e nenhuma religião. Preocupava-se mais com o lucro do que com o próximo. Os publicanos eram considerados ladrões e classificados entre as prostitutas. Era visto como inimigos e eram odiados pelo povo. Por causa da sua profissão ele corria o risco de ser hostilizado pela multidão e reprovado por Jesus. 

* Zaqueu venceu o obstáculo do seu status social.
Zaqueu era rico, mas ele não deixou o dinheiro se colocar entre ele e Jesus. Ele venceu o obstáculo da riqueza, pois sabia que o seu dinheiro não preenchia o vazio do seu coração. Ele sabia que sua alma estava sedenta de algo que o dinheiro não podia comprar.

* Zaqueu venceu o obstáculo da multidão.

Geralmente onde Jesus estava havia uma grande multidão de pessoas. A multidão sempre foi um obstáculo para quem quisesse ir até Jesus. A multidão apertava Zaqueu e não o deixava passar para ver Jesus. Mas Zaqueu insistiu e não se deu por vencido, ele correu adiante e subiu em uma árvore para esperar Jesus passar. Não deixe que a multidão sufoque o seu grito de socorro, nem impeça você de ter um encontro pessoal com Jesus.

* Zaqueu venceu o obstáculo da sua estatura.
Zaqueu era um homem de pequena estatura. Para ver o rosto das pessoas, tinha que olhar para cima. No meio da multidão, ele não tinha nenhuma chance de ver a Jesus. Certamente sofreu quando era jovem. As pessoas riam dele. As pessoas faziam chacota da sua condição física. Mas, Zaqueu não deixou que um problema físico impedisse de ele ver a Jesus. Ele subiu em uma árvore e venceu o obstáculo da sua estatura.

* Zaqueu venceu o obstáculo dos murmuradores.
Quem são os murmuradores? São os impiedosos! São os condenadores! São aqueles que chegaram aos ouvidos de Jesus para dizer: Esse Zaqueu é ladrão, ele é sujo, ele é indigno que o Senhor entre em sua casa. Os murmuradores são aqueles que acham que são melhores do que os outros e que se depender deles você vai ficar para sempre fora do Reino de Deus.
Feche os seus ouvidos à voz dos murmuradores.
Não deixe que os fariseus modernos mantenham você longe de Jesus.

QUATRO ATITUDES DE ZAQUEU EM RELAÇÃO A JESUS:

* Procurou ver quem era Jesus.
* Atendeu o chamado de Jesus.
* Recebeu Jesus com alegria.
* Confessou seus pecados a Jesus.
QUATRO ATITUDES DE JESUS EM RELAÇÃO A ZAQUEU:

* Voltou a sua atenção para Zaqueu.
* Pediu para Zaqueu descer.
* Entrou na casa de Zaqueu.
* Trouxe salvação para Zaqueu e declarou ser ele filho de Abraão.
CONCLUSÃO:
Jesus está pronto para salvar os perdidos, independente de raça, cor, classe social. Ele veio para salvar a todos. Aos olhos daquela multidão que seguia a Jesus, Zaqueu era um pecador indigno da atenção de Jesus, muito menos de salvação. Mas o próprio Jesus declarou, que veio buscar o pecador perdido. Zaqueu teve que descer para receber Jesus, assim também nós temos muitas vezes que descermos do nosso pedestal do orgulho, da nossa justiça própria e recebermos Jesus como nosso Senhor e Salvador.

2 comentários:

  1. Jesus Cristo veio para salvar curar espiritualmente e fisicamente e libertar os seus filhos

    ResponderExcluir
  2. Amém.
    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    ResponderExcluir