sexta-feira, 12 de julho de 2019

TRÊS CONTRASSENSOS NO LIVRO DE ECLESIASTES.

Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém: Vaidade de vaidades! Diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade (Eclesiastes, 1.1,2).

O livro de Eclesiastes é um livro onde o seu autor descreve com um olhar crítico a vida dos homens sobre a terra. Salomão já estava com a sua idade avançada, cheio de experiências de vida, ele reflete e chega a conclusão de que todas as coisas são vaidades e aflições; que a vida só vale a pena com Deus. Neste livro, Salomão expõe sua sabedoria em forma de poesia com uma análise critica do mundo dos viventes e apresenta alguns contrassensos em relação aquilo que parece absurdo, contrário ao senso comum.

TRÊS APARENTES CONTRADIÇÕES (Ec.7.1-3).

* Melhor é a boa fama do que o melhor perfume, e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento.
* Melhor é ir à uma casa onde há luto do que ir à casa onde há festa, porque ali se vê o fim de todos os homens; e os vivos o aplicam ao seu coração.
* Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.

1- Melhor é o dia da morte do que o dia do nascimento.

O sábio Salomão expressa uma verdade que choca a nossa compreensão. Geralmente no dia do nascimento há alegria e festa, ao contrario do dia da morte, onde há tristeza e pesar. Todavia, a sabedoria está em refletir no futuro e seguir a vida com prudência.

2- Melhor é a tristeza do que o riso.

Este é mais um paradoxo que foge a nossa compreensão. Como pode a tristeza ser melhor do que riso? Todavia, na tristeza há uma mudança interior que flui do coração, fazendo com que as pessoas tenham melhores sentimentos e atitudes.

3- Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete.

Do ponto de vista lógico, é melhor ir à casa onde há festa. Há pessoas que tem pavor ao ouvir falar em morte, e ir à casa onde há luto, nem pensar. Porém, Salomão considera que a sabedoria está na casa do luto, porque geralmente no velório as pessoas refletem sobre a realidade do futuro e aplicam o seu coração. Sobre esta questão, Salomão finaliza o seu pensamento dizendo: "O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o do tolo, na casa da alegria (Ec.7.4).

Concluindo:
Todas estas verdades só são valorizadas e entendidas pelos sábios. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário