domingo, 4 de julho de 2021

O Cristão é Cabeça ou Cauda?

Se vocês obedecerem fielmente ao SENHOR, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. O SENHOR fará de vocês a cabeça das nações, e não a cauda. Se obedecerem aos mandamentos do SENHOR, o seu Deus, que hoje lhes dou e os seguirem cuidadosamente, vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo (Dt.28.1,13 - Versão NVI).

Deus prometeu a Israel que eles seriam por cabeça das nações e os colocaria acima de todos os povos da terra. Todavia todas as promessas de Deus têm como pré-requisito a obediência. As bênçãos decorrentes da obediência são fundamentadas na aliança de Deus com Israel. Isto exclui todas as possibilidades de os crente da Nova Aliança serem cabeça. Há alguns "exegetas" tomando como base Deuteronômio 28.13, e afirmando que os cristãos são cabeças. Todavia, o texto deixa bem claro que esta prerrogativa pertencia a nação de Israel, com uma ressalva, se eles obedecessem aos mandamentos do SENHOR. Na Nova Aliança CRISTO é a Cabeça da igreja (Ef.1.22; Cl.1.18). Não está escrito em parte alguma das Escrituras que o cristão é cabeça, somos membros do corpo e servos do Senhor Jesus Cristo. Concluímos que, o CRISTÃO não é cabeça e nem cauda, e sim membros do corpo de Cristo. 

Muitos pregadores já pregaram e pregam sobre este tema e insistem em dizer ao povo de Deus: "Você é cabeça e não cauda; Deus te chamou para ser cabeça, não aceite ficar por baixo". Este jargão tornou-se popular entre o povo de Deus e muitos se sentem poderosos em ser "cabeça". Mas não queira tomar o lugar de Cristo, porque Ele é o único Cabeça da igreja.

TÍTULOS QUE SÃO CONFERIDOS AOS CRISTÃOS COMO IGREJA:

Lavoura de Deus (I Co.3.9).

Edifício de Deus (I Co.3.9).

Ovelha de Deus (Sl.100.3).

Morada de Deus (Ef.2.22).

Noiva de Cristo (II Co.11.2).

Embaixadores de Cristo (II Co.5.20).

Geração eleita - Sacerdócio real - Nação santa - Povo adquirido (comprado) (I Pe.2.9).

Reis e sacerdotes (Ap.1.5,6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário