quarta-feira, 27 de março de 2024

NÃO É COMPETIÇÃO É COOPERAÇÃO.

 

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros (Fp.2.3,4). 

A contenda, a vanglória e a soberba são o lado oposto da humildade. A recomendação de Paulo para igreja de Filipos é para que os irmãos vivam unidos, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, e sintam uma mesma coisa (v.2). Devido ao egocentrismo humano, o mundo não valoriza a humildade e a modesta. Quando uma pessoa confia no seu próprio mérito e se acha superior a todos, passa a desprezar os seus companheiros e os têm como competidor. Mas a recomendação é: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade." 

Um dos grande problema que temos na obra do Senhor é exatamente este espírito de competição no meio do povo de Deus. Infelizmente, muitos crentes, obreiros e líderes em geral, vivem competindo entre si, quando na verdade somos chamados para um só propósito, fazer a obra de Deus. Muitos não se garante na obra do Senhor, são inseguros, não tem convicção da sua chamada, e vêm os seus companheiros como uma ameaça ao seu ministério. A obra é de Deus, e a unção que está dentro ninguém tira; é só obedecer ao Senhor, seguir a direção do Espírito e fazer a obra com humildade. Competir na obra do Senhor é sinal de insegurança e fraqueza. A palavra de ordem é cooperar e não competir. Não faça para competir, faça para glória de Deus. Na Seara do Senhor há lugar para todos, todos nós fomos chamados para sermos cooperadores e não competidores. Devemos sempre repetir com Salomão: "O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade (Pv.15.33) e aprender com o Mestre, que diz: "Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração" (Mt.11.29). Amém! 

Um comentário: