quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

CONSTRUÇÃO DO TERCEIRO TEMPLO - Mais Um Sinal Da Volta de Cristo.

 

O primeiro Templo foi construído por Salomão no ano 1015 a.C. e destruído no ano de 586 a.C., pelo rei babilônico Nabucodonosor. O segundo Templo foi construído em 516 a.C. sob o comando de Zorobabel o qual foi reformado e embelezado pelo rei Herodes, para ser destruído outra vez, agora no ano 70 d.C, o que havia sido profetizado pelo próprio Senhor Jesus que ao passar certa vez pelo templo, disse: “Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada”, conforme lemos em Mateus 24.1,2. Um terceiro Templo será erguido e já há projeto em andamento para construção, cujo local será no Domo da Rocha onde atualmente encontra-se a Mesquita de Omar que pertence a comunidade árabe.

Grupo judeu começa arrecadação para construção do Terceiro Templo

Mesmo em meio a guerra atual com o Hamas em Gaza, os membros do Instituto do Templo continuam com sua campanha mundial pela reconstrução do Beit HaMikdash (Templo Sagrado), também chamado de Terceiro Templo.

Ele recebe esse nome por que o original, edificado por Salomão, terminado em cerca de 950 a.C. foi destruído na invasão babilônica em 586 a.C., sendo substituído pelo Templo construído pelo governador Herodes, que estava em pé nos dias de Jesus, e foi demolido no ano 70 pelo exército romano.

No ano passado, o movimento pela reconstrução ganhou novo fôlego, quando foram retomados os sacrifícios rituais no local, depois novos sacerdotes levitas foram treinados pelos rabinos para recomeçar os rituais descritos no Antigo Testamento, incluindo os que exigem a novilha vermelha. Por fim, anunciou-se que todas as 102 peças do interior do templo estão prontas, incluindo o véu de separação do Santo dos Santos.

A única peça faltante é a arca da aliança, que os rabinos acreditam estar enterrada no monte do Templo e que poderia ser recuperada assim que Israel retomar controle do local.

Nos últimos 30 dias o mundo tem pedido paz para Israel e o Instituto do Templo lançou uma campanha de arrecadação online, onde qualquer pessoa pode contribuir com a solução definitiva para o conflito segundo eles. Mas a solução proposta não irá agradar os muçulmanos, pois se trata de mais uma etapa da reconstrução do Templo.

Na página do projeto no site IndieGoGo, o texto de apresentação diz que a partir de 18 dólares [cerca de R$ 40] é possível colaborar com o projeto de reconstrução do Templo, que irá inaugurar “uma nova era de harmonia e paz universal”. Usando a premissa de que o local mais sagrado para os judeus foi concebido pelo próprio Deus, afirma “Não é o suficiente esperar e orar pelo Terceiro Templo. É uma obrigação bíblica construí-lo”.

O projeto arquitetônico já existe e mescla a revelação dos textos sagrados com a tecnologia moderna. O novo Templo será totalmente informatizado, contando com estacionamento subterrâneo, controle de temperatura, elevadores, docas para transporte público, acesso para cadeirantes e outras comodidades.

O Instituto do Templo garante que seus arquitetos são estudiosos da Torá e “irão garantir que tudo é construído com os mais altos padrões modernos, seguindo as leis judaicas”. O alvo da arrecadação do IndieGoGo é de 100 mil dólares, sendo que 30 mil irão para o Sinédrio (Lishkat HaGazit). Obviamente o custo total é muito maior, mas a intenção do Instituto do Templo é abrir a oportunidade para pessoas de todo mundo contribuírem.

Um vídeo em 3D mostrando os projetos arquitetônicos foi divulgado, o qual dá uma visão do aspecto do templo num cenário onde o Domo da Rocha, sagrado para os muçulmanos, já não existe mais.

Os criadores da campanha esclarecem que a construção do Templo não será realizada com o uso de violência e que seu acesso não será restrito apenas a grupos judaicos, mas seguirá o plano original, sendo uma casa de oração para todos os povos da Terra. Afirmam ainda que “Conforme foi previsto pelos profetas, o Templo Sagrado representa a santidade da vida humana e da paz e será o centro de uma peregrinação inspiradora para todas as pessoas”.

A Escatologia do Novo Testamento sobre a possível construção de um terceiro templo judaico em Jerusalém está inferida em pelo menos três porções proféticas, sendo elas: Mateus 24:15-16II Tessalonicenses 2:3-4 e Apocalipse 11:1-2; junta-se a elas a porção de Daniel 9:27; 11:31; 12:11.

Em Daniel 9:27, o profeta refere-se aos eventos finais da última semana da chamada “70 Semanas de Daniel” (Dn.9:24), em que o pronome “ele” diz respeito ao “príncipe que há de vir”, conhecido no Novo Testamento como o Anticristo (Antimessias): “e ele firmará aliança com muitos por uma semana”, uma referência ao povo judeu (Dn.9:24). Essa “semana” citada é uma semana de anos, em que “na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação”, afirmação que aponta para a existência de um templo em funcionamento em Jerusalém nos últimos dias.

A vinda desse príncipe, o pequeno chifre (Dn.7:8), trará profanação ao templo e perseguição violenta contra o povo judeu: “e sobre a asa das abominações virá o assolador”; enquanto a expressão: “e isso até à consumação” aponta para a volta vitoriosa do Messias (Dn.2:35,45); com o fim da septuagésima semana virá juízo sobre o assolador: “e o que está determinado será derramado sobre o assolador”.

Ainda em Daniel 11:31, para corroborar com a presença de um templo judaico reconstruído em Jerusalém, é dito que o Anticristo profanará o santuário e cessará o sacrifício contínuo, a partir desse tenebroso evento, começará a contar os últimos três anos e meio, ou mil duzentos e noventa dias (Dn.12:11).

A prova de que essa semana final ainda não se cumpriu na história está no fato de Cristo definitivamente relacionar esses importantes eventos com sua segunda vinda (Mt 24:6,15-16).

Para o comentarista Tim LaHaye:

“Em muitos aspectos, estes versículos se referem a Antíoco Epifânio, um dos mais perversos reis daquele período. É a respeito de seus exércitos que Daniel diz que “profanarão o santuário […] tirarão o sacrifício contínuo, estabelecendo abominação desoladora” (11:31).

Esta é uma porção muito enigmática, pois Jesus se referiu a isto em Mateus 24:15, como algo ainda futuro. Por essa razão, muitos estudiosos de profecia creem que esta predição específica tem referência dupla. Antíoco, de fato, se encaixa na descrição desta profecia, pois ele, em seus dias, profanou o templo ao sacrificar uma porca e derramar seu sangue sobre o santo altar em 168 a.C. Mas um evento semelhante se dará durante o período da tribulação, quando o Anticristo profanar o templo e afirmar que é Deus. (LAHAYE, 2006, p.780).

Scofield diz que:

“Consequentemente, entre a 69ª e a 70ª deve ser colocado todo o período da Igreja, estabelecida no N.T., mas não revelada no A.T.. Segundo a interpretação dos Pais da Igreja, a última das 70 semanas se encontra no final desta era. Quando a septuagésima semana era mencionada durante os dois primeiros séculos e meio da era cristã, quase sempre era atribuída ao fim dos tempos. Segundo Irineu, o anticristo aparece no final desta era, na última semana, na verdade, ele afirma que o período da tirania do anticristo durará somente a metade da semana, ou seja, 3 anos e seis meses. Da mesma maneira, Hipólito declara que Daniel “indica a manifestação dos sete anos que terá lugar nos últimos tempos”” (apud SCOFIELD, 2009, p.778).

O apóstolo Paulo fala da manifestação do Anticristo como “o homem do pecado” e “o filho da perdição”, querendo ser adorado, para isto ele “se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2Ts.2.3,4).

Por isso, o terceiro templo também é conhecido como o templo da Tribulação e o templo do Anticristo. Conforme João em Apocalipse, haverá um templo com altar e adoração construído pelos judeus ortodoxos para o período da Tribulação (Ap 11:1). Esse templo será profanado pelo anticristo e pisado pelos gentios:

“E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses” (Ap.11:2).

O domínio do Anticristo não  durará para sempre sobre o Monte do Templo pois ele será interrompido pelo advento do Messias, o qual o destruirá e finalmente estabelecerá o seu reino em Jerusalém e sobre toda a terra.

Fonte: GospelPrime.

O mundo está se preparando para receber o Anticristo, mas a igreja está preparada para volta de Cristo. 

Maranata! O Senhor Vem!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

A TRÍPLICE IDENTIFICAÇÃO DE PAULO.


Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o Evangelho de Deus (Rm.1.1).

A carta aos Romanos provavelmente foi escrita em 57 d.C. Após vinte e cinco anos de ministério bem-sucedido, Paulo continua em plena atividade e pretende pregar o evangelho na Espanha. Sua intenção era aproveitar a oportunidade para visitar a igreja de Roma pela primeira vez, antes de partir para Espanha (15.22-24). Paulo estabeleceu muitas igrejas na Ásia Menor e escreveu várias cartas para estas igrejas. A carta aos Romanos tem sido chamada de "Minifesto Cristão". O conteúdo da carta aos Romanos revela o profundo conhecimento de Paulo no mistério da revelação de Cristo e do Evangelho. 

A TRÍPLICE IDENTIFICAÇÃO DE PAULO:

1- Servo de Jesus Cristo.

2- Chamado Para Ser Apóstolo.

3- Separado Para o Evangelho.  

Como qualquer outra carta, o autor inicia mencionando sua identidade. Tendo em vista que o apóstolo nunca visitou a igreja de Roma, é necessário apresentar-se e, desse modo, Paulo inicia escrevendo as três coisas mais importantes que deseja comunicar sobre si mesmo. 

PAULO SERVO.

Paulo é servo de Jesus Cristo. Primeiro, e mais importante, é seu relacionamento com o Senhor. A palavra traduzida por "servo" significa "escravo". Embora a ideia de ser um escravo provoque sentimentos de repugnância, é exatamente dessa forma que Paulo deseja ser conhecido pelos cristãos de Roma. Ao contário do que acontece na época atual onde muitos preferem ostentar seus títulos e status elevados e nunca de servo do Senhor. Assim como Moisés, Davi, os profetas e Jesus, Paulo considerava uma honra servir a Deus. Em outras passagens o apóstolo emprega o termo "escravo" para se referir à condição dos cristãos em relação a Cristo. Para ele, todos os cristãos pertencem a Cristo e, portanto, são escravos de Cristo (I Co.7.22,23) e devem submeter-se totalmente à sua autoridade. 

PAULO CHAMADO.

A segunda coisa que os romanos precisam saber sobre Paulo é seu chamado divino para ser apóstolo. Às vezes, Paulo emprega a palavra "apóstolo" com o sentido de mensageiro, isto é, um representante de Jesus na divulgação do evangelho (Rm.16.7; Fp.2.25). De modo geral, porém, Paulo utiliza o termo em referência àqueles a quem Jesus escolheu e capacitou para representá-lo (I Co.12.28; Ef.4.11), chamados de "fundamento" da igreja (Ef.2.20). Paulo associa-se a estes últimos. O próprio Jesus se encarregou de chamar Paulo dentre seu povo, tribo, religião e profissão para entregar-se a Ele e servi-lo (At.9.1-19). Por causa desse chamado e encontro pessoal com o Senhor ressurreto, Paulo considerava-se à altura dos outros doze apóstolos. Confessa que não merece esse chamado, pois perseguiu a igreja (I Co.15.9), mas viu o Senhor, e sua autoridade provém de Deus.

PAULO SEPARADO.

O terceiro ponto que Paulo deseja salientar é a razão de seu chamado. Ele foi separado para o evangelho de Deus. Isto é, Jesus chamou-o para proclamar as boas novas. "Separado" nesse caso implica em dizer que alguém é tirado do meio e posto a parte para cumprir uma missão. A missão de Paulo era levar o evangelho de salvação de Cristo aos gentios. Paulo foi ordenado pelo próprio Cristo e nunca deixou de cumprir sua missão. 

Finalmente, após demonstrar suas credencias, Paulo passa a focalizar o tema central de seu ministério: O evangelho de Jesus Cristo. Que possamos imitar a Paulo em seu modo de reconhecer primeiramente que somos servos, simplesmente servos. Servo do Senhor, este é o maior título que um homem de Deus pode ter. Observe que a bíblia não diz, morreu Moisés o grande profeta e legislador de Israel. E sim: Morreu Moisés, servo do SENHOR (Dt.34.5). Amém! 

Obs.: Texto extraído do Comentário Bíblico Africano, pg.1385. Exceto alguns acrescimos escrito pelo autor desde Blog.

domingo, 4 de dezembro de 2022

Testemunhas De JEOVÁ ou Testemunhas De JESUS?


Vós sois as minhas testemunhas!, diz Yahweh... (Is.43.10). KJA

... Portanto, sois minhas testemunhas de que Eu Sou Deus, assim declara Yahweh! (Is.43.12). KJA.

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra (At.1.8). NVI.

Em que sentido ou até que ponto alguém pode se declarar "Testemunha de JEOVÁ" ou "Testemunha de JESUS"? O fato é que existem duas classes de pessoas que se declaram testemunhas. Há uma classe de pessoas religiosas que se declaram testemunhas de JEOVÁ tomando como base para esta afirmativa o livro do profeta Isaías. O que na verdade é uma má interpretação, um grande equívoco cometido extraído de um texto isolado. O texto de Isaías 43. 10-12, faz referência a nação de Israel que presenciou e viu pessoalmente as maravilhas operadas por Deus. Por isso Deus utiliza esta expressão: "Vós sois as minhas testemunhas". 

A segunda classe de pessoas são os cristãos que também afirmam serem testemunhas de Jesus Cristo. Eles tomam como base Atos 1.8 onde está escrito as palavras ditas por Jesus: "Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra" (At.1.8). Na verdade aqueles a quem Jesus dirigiu estas palavras foram os apóstolos e mais um grupo de seguidores que foram testemunhas oculares das obras que Ele realizou durante o seu ministério. Jesus falou para os doze em particular: "E dessas coisas sois vós testemunhas" (Lc.24.48). E vós também testificareis, pois estiveste comigo desde o princípio (Jo.15.27). Porém, os cristãos de todas as épocas que não viram o Senhor Jesus, nem presenciaram as maravilhas por Ele operadas, também são testemunhas pela fé, por crerem nEle mesmo não o tendo visto. O próprio Jesus disse: "Bem-aventurados os que não me viram e creram! (Jo.20.29). 

Finalmente, os crentes na Nova Aliança, são chamados para serem testemunhas de JESUS, para pregar o Evangelho a toda criatura, até os confins da terra. Amém! 

sábado, 3 de dezembro de 2022

INCREDULIDADE - Impede Jesus Operar Milagres.


E, partindo dali, chegou à sua terra, e os seus discípulos o seguiram. E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm essas coisas? E que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas, e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele. E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa. E não podia fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. E estava admirado da incredulidade deles (Mc.6.1-6).

Jesus não foi aceito entre os seus patrícios, na sua própria cidade onde fora nascido e exercido a sua profissão de carpinteiro. Os próprios irmãos de Jesus não acreditavam nele. No evangelho de João está escrito: Porque nem mesmo seus irmãos criam nele (Jo.7.5). A rejeição a Jesus em sua pátria, o obrigou a sair, indo para região da Galileia, onde exerceu maior parte do seu ministério. A incredulidade e a falta de fé entre o povo, impedia Jesus de curar os enfermos e operar milagres. Assim como a falta de fé impedia a operação de milagres na cidade onde Jesus morava, assim também a incredulidade dentro da igreja na época atual continua impedindo a operação do poder de Deus através do Espírito Santo. A falta de fé nas verdades bíblicas, a negação da possibilidade dos dons do Espírito Santo e a autoconfiança nos recursos humanos tem impedido o Senhor Jesus de manifestar o seu poder entre o seu povo. Na época atual, os crentes devem continuar tendo fome pela Palavra, exercitar a fé e viver na pratica da oração. Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente (Hb.13.8). Quem mudou e quem muda são muitos crentes que não acreditam mais, ou nunca acreditaram no poder de Deus. Muitos precisam orar ao Senhor dizendo: "Acrescenta-nos a fé" (Lc.17.5). 

PALAVRAS DE JESUS PARA QUEM CRÊ: 

Se creres, verás a glória de Deus (Jo.11.40).

Tudo é possível ao que crê (Mc.9.23).

Tende fé em Deus (Mc.11.22).

Se tiverdes fé como um grão de mostarda... Nada vos será impossível (Mt.17.20).

E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis (Mt.21.22).

E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão (Mc.16.17,18). 

Precisamos exercitar fé nas palavras de Jesus e acreditar em tudo quanto está escrito. Caso contrário, não veremos o sobrenatural de Deus acontecer. Amém! 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

JESUS na Festa dos Tabernáculos.



A Festa dos Tabernáculos, também chamada Festa das Cabanas ou Sucote em hebraico, era comemorada seis meses após a Festa da Páscoa. Esta festa durava sete dias e terminava com uma reunião solene no oitavo dia (Lv.23.33-36). Durante sete dias o povo acampava em barracas para lembrar o tempo em que viveu habitando em cabanas na peregrinação no deserto, antes de tomar posse de Canaã (a terra prometida). Nessa semana o povo celebrava com ações de graças pelas colheitas do ano (Dt.16.14,15). Na época de Jesus, a celebração incluia uma procissão diária desde o Templo até o tanque de Siloé, do qual um sacerdote tirava água e levava até o Templo e derramava como oferta no altar, em seguida recitava o que está escrito em Isaías 12.3: "E vós, com alegria, tirareis águas das fontes da salvação". No último dia, o dia mais importante da festa, Jesus se colocou de pé, e clamou em alta voz, dizendo: "Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre" (Jo.7.37,38). Jesus anunciou que Ele mesmo era a fonte de "água viva". 

O evangelho de João é o único que apresenta Jesus como a fonte da água da vida. No capítulo seis o próprio Jesus declara que, aquele que nele crê nunca terá sede (Jo.6.35). A fonte real e verdadeira é Jesus, o resto são cisternas rotas e fontes imundas.
O homem, desde os tempos mais remotos sente sede de Deus, e esta sede espiritual é algo que não pode ser saciada por qualquer fonte religiosa ou prazeres mundanos. Ao longo dos séculos, a humanidade vem buscando saciar esta sede espiritual em muitas "fontes", e não consegue sacia-la.
As fontes que o mundo oferece não conseguem matar a sede espiritual das pessoas; elas sempre retornam em busca de algo mais. Porém, Jesus, a fonte real e verdadeira, é o único que pode saciar por completo a sede espiritual da humanidade. Ele é a Fonte real que dessedenta a nossa sede espiritual. Amém!

TRÊS GRUPOS DE PESSOAS REAGEM DIFERENTES DIANTE DE JESUS:

1- OS SEUS IRMÃOS - Não criam nele (v.5).

2- OS RELIGIOSOS - E muitos da multidão creram nele... (v.31).

3- OS LIDERES RELIGIOSOS - 
E os fariseus e os principais dos sacerdotes mandaram os guardas do templo para o prenderem (v.32).

A presença de Jesus na festa inquietou a multidão e dividiram opiniões acerca dele. As opiniões das pessoas se dividiram em quatro grupos:

1- Alguns diziam: "É um homem bom" (v.12a).

2- Outros afirmavam: "Não, Ele está enganando o povo" (v.12b).

3- Outros argumentavam: "Certamente este homem é o Profeta" (v.40).

4- Outros disseram: "Ele é o Cristo" (v.41).

Os guardas do Templo que foram prender Jesus, não conseguiram; chegaram diante dos lideres religiosos e eles lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? Responderam: "Nunca homem algum falou assim como este homem". Durante o seu discurso na festa, Jesus causou adimiração por parte de muitos, que se maravilharam dizendo: "Como sabe este letras, não as tendo aprendido? (7.15). Jesus é maravilhoso e conhece o coração do homem e a sua sede espiritual. Ele é o único que pode dizer: "Se alguém tem sede, que venha a mim e beba". Quando Jesus está na festa, Ele sempre nos surpreende e deixa o seu sinal. Amém!

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Sete Expressões Sobre Fé Na Bíblia.

Sem FÉ é impossível agradar a DEUS (Hb.11.6). A fé é a única condição necessária para agradar a Deus. A palavra de Deus nos recomenda que vivamos pela fé. Viver sem fé é perder a esperança e ficar a deriva no mar de dificuldades e incertezas. Há uma poesia de uma música que diz: "Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar". Perca tudo, menos a fé. A fé a esperança e o amor, são as três principais virtudes do cristianismo. Jesus disse: Tende fé em Deus (Mc.11.22). Deus honra a fé daqueles que deposita nEle a sua confiança.

TRÊS ATITUDES DEVEMOS TER EM RELAÇÃO A FÉ:

1- Andar por Fé (II Co.5.7).

2- Viver pela Fé (Hb.10.38).

3- Guardar a Fé (II Tm.4.7).

SETE EXPRESSÕES BÍBLICAS SOBRE FÉ:

1- Fé Comum (Tt.1.4).

2- Fé Pequena (Mt.8.26).

3- Fé Grande (Mt.15.28).

4- Fé Medida (Rm.12.6).

5- Fé Submersa (Naufrágio da fé) (I Tm.1.19).

6- Fé Santíssima (Judas 20).

7- Fé Extraordinária (At.6.8).

Devemos conservar a nossa fé e guarda-la até o final. Viver pela fé se constitui um grande desafio em meio a uma sociedade cética, incredúla e alienada de Deus. Paulo aconselha a Timóteo a militar a boa milícia da fé e tomar posse da vida eterna (I Tm.6.12). Militar implica em "agonizar" na fé. Paulo vê a vida cristã como uma guerra; uma luta intensa que requer disciplina e lealdade permanente a Cristo. Ao final da parábola do juiz iníquo, Jesus faz uma pergunta intrigrante quando diz: Quando vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra? (Lc.18.8). Pense nisso!

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

NINGUÉM PODERÁ ESCAPAR DAS MÃOS DE DEUS.

A soberba, a arrogância do coração do homem lhe leva ao engano, muitos se acham autossuficientes e independentes de Deus. Chegam ao ponto de dizerem: Quem pode me derrubar? O pecado do homem o tem levado cada vez mais a ficar distante de Deus. A humanidade tem se rebelado contra o seu Criador e com isto vem buscando os seus próprios caminhos, preferindo não acreditar em Deus. Mais do que nunca, estamos vivendo uma época sem precedentes na história, há uma rebelião declarada contra Deus e contra todos aqueles que buscam viver acreditando que Ele é Senhor e Criador de todas as coisas. Muitos procuram ignorar a Deus e preferem viver no caos da escuridão do pecado, ao seu bel-prazer. Porém, uma coisa é certa, todos nós haveremos de comparecer diante do seu Tribunal, do Todo-Poderoso ninguém vai escapar.

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? (Sl.139.7) NVI.

SE SUBIR AOS CÉUS, LÁ ESTÁS (v.8).

SE DESCER AO SHEOL (as prufundezas), TAMBÉM LÁ ESTÁS (v.8).

SE MORAR NA ESTREMIDADE DO MAR, TAMBÉM A TUA MÃO ME GUIARÁ E SUSTERÁ (v.9,10)

SE ME ESCONDER NA ESCURIDÃO, então a noite será luz em volta de mim. Porque as trevas e a luz são para ti a mesma coisa (v.11,12).

SE DESCEREM AO INFERNO (as profundezas).

Ainda que cavem até ao inferno, a minha mão os tirará dali (Am.9.2a)

SE SUBIREM AO CÉU (ao espaço sideral).

E, se subirem ao céu, dali os farei descer (Am.9.2b0

SE SUBIREM AO CUME DO MONTE.

E se se esconderem no cume do Carmelo, buscá-los-ei e dali os tirarei (Am.9.3a).

SE DESCEREM AO FUNDO DO MAR.

Ainda que se escondam de mim no fundo do mar, ali ordenarei à serpente que os morda (Am.9.3b).

SE SUBIREM E ESTABELECEREM MORADAS ENTRE AS ESTRELAS.

Se te elevares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derribarei, diz o SENHOR (Obadias 1.4).

Finalmente, ninguém poderá se esconder para tentar escapar das mãos do Todo-Poderoso. Ele diz: Vede, agora, que eu, Eu o Sou, e mais nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão (Dt.32.39). Ainda antes que houvesse dia, Eu Sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem imperá? (Is.43.13). Aleluia! 

Jó pergunta: Quem se endureceu contra Ele e teve paz? (Jó.9.4).

Une-te, pois, a Deus, e tem paz, e, assim, te sobrevirá o bem (Jó.22.21). Amém!