sábado, 13 de janeiro de 2018

TRÊS TIPOS DE OBREIROS.

Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior alegria que esta: Saber que meus filhos estão andando na verdade (3 João, 2,3,4).

O Reino de Deus cresce a cada dia, e a igreja do Senhor avança fazendo a obra de Deus. A seara é grande, e há uma multidão de obreiros em plena atividade, porém, há vários tipos de obreiros que fazem a obra com intenções diferentes; uns aprovados por Deus, outros, totalmente reprovados.
O apóstolo João, ao escrever a sua terceira carta, ele tem um sentimento de alegria ao ver que os irmãos estão andando na verdade. Nesta breve carta, João elogia dois obreiros por suas ações virtuosas e se queixa de um obreiro por causa de suas atitudes negativas. Que tipo de obreiro estamos sendo na obra de Deus, um obreiro aprovado, digno de elogios; ou um obreiro reprovado, digno de repreensão?

GAIO.

O obreiro fiel.
Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos e para com os estranhos (vers.5).
Gaio era um obreiro fiel e abnegado em tudo que fazia. A sua fidelidade era testificada pelos irmãos (vers.3). Gaio era um líder amoroso e hospitaleiro, ele recebia de bom grado os irmãos e os hospedava, bem como os estrangeiros (vers.5-8).
A qualidade de fiel é indispensável na vida do obreiro. Paulo também faz referencia a essa qualidade em sua carta aos coríntios, quando diz: Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel (I Co.4.1,2). Infelizmente, esta qualidade está sendo uma raridade entre os obreiros. Fidelidade: Este princípio de vida ministerial é uma pratica exercida por poucos. O fato é que, estamos vendo muitos obreiros infiéis e traidores e poucos fiéis.

DIÓTREFES.

O obreiro presunçoso.
Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles a primazia, não nos recebe. Pelo que, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja (vers.9,10).
Diótrefes era um obreiro presunçoso pelo fato de querer a primazia para si e desprezar os outros. Ele não recebia os obreiros enviados por João e ainda punia os irmãos que lhes dessem hospedagem. Diótrefes era um obreiro orgulhoso e não aceitava ser submisso a liderança do apóstolo João. Havia nele um sentimento de rebelião, ele falava mal da liderança de João e desrespeitava os obreiros por ele liderados.
Hoje não é diferente, temos muitos obreiros presunçosos, orgulhosos e insubmisso ao seu líder. Muitos são independentes, acham que sabem muito, são muito populares, são famosos e aplaudidos pelo público. O fato é que, a humildade, a submissão e a obediência estão em extinção na vida de muitos obreiros; mas Deus conta com os humildes e obedientes para fazer a sua obra. Está escrito, que Deus resisti aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tiago, 4.6). Sejamos humildes, e a graça de Deus será abundante na nossa vida. Amém!

DEMÉTRIO.

O obreiro aprovado.
Amado, não siga o mal, mas o bem. Quem faz bem é de Deus; mas que faz mal não tem visto a Deus. Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro (vers.11,12).
Demétrio era um bom obreiro, um obreiro admirável, ao ponto que todos davam testemunho dele, inclusive a própria verdade e os líderes da igreja. Demétrio se destacava como obreiro pelo fato de ele amar a verdade e andar nela. Obreiro aprovado é aquele que anda na verdade, vive a verdade, prega a verdade e não aceita nem comunga com a mentira.
Paulo nos aconselha: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (II Tm.2.15).
Infelizmente, hoje nós vemos muitos obreiros desaprovado, agindo com parcialidade, sendo favorável aquilo que lhe é conveniente, mesmo sabendo que é errado. Obreiros maliciosos, em busca de seus próprios interesses, preocupados com sua agenda, e em engordar a sua conta bancária. São obreiros que não tem compromisso com a Verdade. Obreiros que pregam o que o povo gosta de ouvir, não o que o povo precisa ouvir. Que estes se convertam para alcançarem o perdão e a misericórdia de Deus. Caso contrário, Deus vai pesa-los em sua balança de justiça e chama-los a prestação de contas.

4 comentários:

  1. Nossa que palavra abençoada. Ótimo estudo. Amei obrigado

    ResponderExcluir
  2. Nossa que palavra abençoada. Ótimo estudo. Amei obrigado

    ResponderExcluir
  3. Amém.
    Obrigado pela visita ao nosso Blog.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  4. Falta pouco a ser dito ,sendo que isto é de robustez para os ignorantes mesmo sendo inaceitável para eles,mas aceito de bom grado para os simples ,moral da história. Fala de tudo e um pouco mais do que deve ser indispensável para a igreja de Cristo...Deus te Abençoe

    ResponderExcluir