sábado, 24 de novembro de 2018

Encontro Com Deus Em Peniel.

E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa (Gênesis, 32.30,31).

Jacó era crente, conhecia o Deus de seus pais, procurava a direção de Deus em suas decisões, mas ele ainda precisava ter um encontro pessoal com Deus. A vida de Jacó se resume em três fases: Na primeira Jacó é conhecido como enganador; na segunda Jacó é transformado em Israel; na terceira Jacó é adorador e profeta. Depois que Jacó prosperou e constituiu família, Deus falou com ele e lhe ordenou que voltasse a terra de seus pais (Gn.31.3). Jacó precisava fazer o caminho de volta para fechar uma conta que ficou em aberta lá atrás. Ele precisava fazer um acordo de paz com o seu sogro Labão, para em seguida encontra-se com Deus e depois reconciliasse com seu irmão Esaú. Foi em Peniel que Jacó foi transformado em Israel, e teve a sua vida mudada para sempre.

QUATRO LIÇÕES EM PENIEL:

Em Peniel Nossa Identidade é Revelada.

E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se me não abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó (Gn.32.26,27).
A bênção de Jacó dependia única e exclusivamente dele, bastava ele dizer o seu nome.
Jacó significa, aquele que agarra. Consequentemente, devido sua más ações, trouxe consigo a fama de suplantador, enganador, trapaceiro ... Mesmo Deus sabendo quem era Jacó, Ele queria que que o próprio Jacó revelasse a sua identidade. Jacó precisava dizer para Deus o que na verdade ele era, para em seguida ser abençoado e ter a sua identidade mudada por Deus.
Não adianta querer esconder de Deus a nossa identidade, muitas vezes precisamos tirar as mascaras diante de Deus e revelar toda a verdade para Ele. Só assim seremos abençoados.

Em Peniel Nossa Vida é Transformada.

Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste (Gn.32.28).
Jacó teve a sua vida transformada e o seu caráter mudado em Peniel. Deus decidiu que a vida de Jacó não seria mais a mesma a partir daquele dia. O velho homem Jacó ficou para trás, agora surgi um novo homem chamado Israel. Jacó aproveitador, tirador de vantagem, do engano e da trapaça, agora está sendo mudado para Israel, príncipe de Deus.
Aqui nós aprendemos que só Deus tem poder de mudar a nossa vida, e o nosso encontro com Deus é fundamental para que essa mudança aconteça. Deus mudou a vida de Jacó, mudou também a minha vida e de milhões de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo poder de Deus.

Em Peniel Temos Experiência Pessoal Com Deus.

E Jacó lhe perguntou e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva (Gn.32.29,30).
Jacó até então, era um crente superficial, conhecia o Deus de seus pais só de ouvir falar, ele até temia a Deus e acreditava no seu poder, mas nunca havia tido uma experiência pessoal com Deus. Isso fica claro quando ele declara: "Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva". Só depois que Jacó teve sua experiência pessoal com Deus, ele teve a certeza que a sua alma foi salva.
Talvez muitas pessoas estejam nesta situação que Jacó estava. Muitos na atualidade, creem em Deus, frequentam os cultos, carregam a bíblia, se declaram cristãos e até assumem cargo de confiança na igreja; mas vivem como crentes superficiais, nunca tiveram uma experiência íntima e pessoal com Deus. Assim como Jacó, precisamos passar em Peniel para termos experiências profundas com Deus.

Em Peniel Nossa Vida é Marcada Por Deus Para Sempre.

Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia. E, vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa; e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.
E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa (Gn.32.24,25,31).
Jacó prevaleceu, e na sua perseverança em "lutar com Deus", ele foi marcado por Deus na juntura da sua coxa. O nervo ciático de Jacó foi atingido, e ele manquejava.
No sentido espiritual, Jacó também foi marcado por Deus, foi a partir daquele momento, que a vida de Jacó mudou para sempre. A marca de Deus em Jacó, foi um divisor de águas na sua vida. O sol brilhou para Jacó quando ele passou em Peniel e a marca de Deus ficou em sua vida.
Assim acontece com aqueles que são marcados por Deus, quem é marcado por Deus tem a sua vida transformada e torna-se uma nova criatura. Quem é marcado por Deus, tem um coração pronto para amar, disposto a perdoar e livre para adorar. Quem passa por Peniel tem a sua vida marcada por Deus e nunca mais será o mesmo. Amém! 

7 comentários: