segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Um Breve Estudo Sobre o Novo Nascimento.

Na verdade, na verdade te digo que, aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus (João, 3.3).
O novo nascimento ou regeneração, é uma das doutrinas fundamentais do cristianismo. Jesus em seu diálogo com Nicodemos, percebeu que Nicodemos precisava nascer de novo para entrar no Reino de Deus. Nicodemos era mestre bem-conceituado em Israel, um teólogo conhecedor da Torá (Lei de Moisés), membro do sinédrio, e ainda respeitado e reverenciado pelo povo. Mas, todos os seus títulos e status não lhe garantia a entrada no Reino de Deus, ele precisava nascer de novo, ser um novo homem, uma nova criatura, um homem totalmente regenerado pelo poder do Espírito Santo. 
A RAÇA HUMANA NA BÍBLIA, SE DEFINE EM TRÊS PALAVRAS.
Geração       (Gênesis, 5.1).
Degeneração (Romanos, 1.18-32).
Regeneração (Tito, 3.5,6).
O NOVO NASCIMENTO É EFETUADO NA VIDA DO HOMEM SOBRE TRÊS ASPECTOS.

Nascidos pela vontade de Deus.     
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus (João, 1.11-13). 
Nascidos pelo Espírito Santo.         
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito (João, 3.6).
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito (João, 3.8).
Nascidos pela palavra da verdade. 
Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas (Tiago, 1.18).
Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre (I Pedro, 1.23).
AS EVIDÊNCIAS NA VIDA DOS QUE NASCERAM DE NOVO.
Tem um forte desejo pela palavra de Deus. 
Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, se é que provastes que o Senhor é benigno (I Pedro, 2.1-3). 
Vive na prática do amor. 
Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus (I João, 4.7).
Vence o mundo.
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé (I João, 5.4). 
Não vive na prática do pecado. 
Todo aquele que é nascido de Deus não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus (I João, 3.9).
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca (I João, 5.18).  

Conclusão:
Todo cristão verdadeiro deve ter passado pela experiência do novo nascimento. Está experiência é testemunhada por uma vida totalmente transformada. Paulo identifica o novo nascimento na vida dos cristãos em Corinto e diz: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (II Coríntios, 5.17). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário