sábado, 16 de março de 2019

DISCERNINDO OS ESPÍRITOS.

Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus (I João, 4.1).

Vivemos em um mundo de enganos, onde o falso e o verdadeiro são muito parecidos e se confundem, onde quase tudo é copiado e passado como original. Satanás é perito no engano, no disfarce, na mentira e na falsa aparência. Ele é um ser inteligente e habilidoso na arte do disfarce, do engano e da mentira. Paulo diz: "Porque não ignoramos os seus ardis"(IICo.2.11). E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz (II Co.11.14). A falta de comunhão com Deus, a falta de conhecimento das Escrituras e de vigilância podem levar os crentes a caírem no laço do Diabo.

EXISTEM TRÊS TIPOS DE ESPÍRITOS:

O espírito do homem (I Coríntios, 2.11).

O espírito diabólico (I Timóteo, 4.1).

O Espírito de Deus (Romanos, 8.14).

TRÊS FORMAS DE DISCERNIR OS ESPÍRITOS:

- Através do crivo da palavra de Deus.

O crivo era uma espécie de peneira que era usado para separar os grãos. Neste caso a palavra de Deus é o crivo perfeito para ponderar, averiguar e examinar minuciosamente o que está sendo posto a prova. Quando o apóstolo João diz: Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo (I João, 4.1); isto significa dizer que, toda palavra que ouvimos em nome de Deus deve passar pelo crivo das Sagradas Escrituras. Os crentes de Beréia usavam as Escrituras como crivo para atestar o que Paulo pregava (Atos, 17.10,11). Se não usarmos a palavra de Deus como crivo, corremos o risco de não discernirmos e sermos enganados por aqueles que distorcem a verdade de Deus.

- Através da observação dos frutos.

Discernir não é julgar as pessoas pelo que aparentam, mas é observar os seus passos e procurar ver os seus frutos. o Senhor Jesus nos advertiu sobre os falsos profetas, Ele nos ensinou que os falsos profetas são conhecidos pelos “frutos que produzem”, isto é, pelo caráter (Mateus, 7.15-20).
A observação deve ser uma atitude prudente por parte do cristão, sendo assim será fácil perceber e discernir as intenções das pessoas. Está escrito: O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos (Pv.14.15). Uma atitude prudente, poderá nos livrar de uma grande tragédia espiritual e até mesmo material.

- Através da revelação do Espírito Santo.

Podemos discernir os espíritos através do dom do Espírito Santo. Neste caso, é uma revelação sobrenatural concedida pelo Espírito Santo, para se perceber as ações e intenções dos espíritos; se verdadeiras ou falsas. Há casos específicos que humanamente falando é impossível alguém conseguir discernir. É exatamente nestes casos que o Espírito Santo entra em ação para revelar o que está obscuro, profundo e escondido.

EXEMPLOS DE DISCERNIMENTOS DOS ESPÍRITOS:

O profeta Aías (I Reis, 14.1-6).

O profeta Eliseu (II Reis, 6.20-27).

O apóstolo Pedro (Atos, 5.1-5).

O apóstolo Paulo (Atos, 16.16-18).

O Mestre Jesus Cristo (Mateus, 16.20-23).

CONCLUSÃO:
Devemos ficar atentos, porque o engano estar por toda parte, em todos os seguimentos da sociedade.
Nem tudo é o que aparenta ser; nem tudo que é "bom" é benigno; nem tudo que diz que vem de Deus é verdadeiro; e nem tudo que reluz é ouro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário