quarta-feira, 27 de maio de 2020

Para Que Se Manifestem Os Sinceros.

E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós (I Co.11.19).

Paulo aqui está fazendo menção ao comportamento dos cristãos em relação a Ceia do Senhor. Havia divergências entre os irmãos da igreja em Corinto, de maneira que, muitos estavam se aborrecendo por não aceitarem as divisões que estava havendo. A igreja primitiva celebrava uma reunião de confraternização conhecida como "ágape" (termo grego para amor fraternal), por ocasião da celebração da Ceia do Senhor. Pedro e Judas também fazem referência a esta festa (II Pe.2.13; Jd.12). Ocorre que, na igreja de Corinto, os grupos de gregos cristãos ricos estavam trazendo grande quantidade de alimentos para a festa, mas não repartiam com os pobres. Muitos cristãos estavam passando fome, enquanto outros comiam e se embriagavam, antes da Ceia do Senhor (v.20,21). Paulo nota o absurdo que estava acontecendo e, adverte os cristãos para estarem em harmonia e comunhão uns com os outros, para que haja ordem no culto e Deus possa receber a adoração de todos.

REVELANDO O FALSO E O VERDADEIRO.

Na versão King James, diz: Todavia, se faz necessário que haja divergência entre vós, para que os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio (I Co.11.19).
Baseado nesta verdade de Paulo, podemos afirmar que, nem tudo que reluz é ouro, ou seja, nem tudo é o que aparenta ser. Quem é de verdade vai ser verdadeiro até o fim. Porém, quem vive de aparências, camuflado, encapuçado e mascarado, não vai aguentar a pressão e vai revelar a sua verdadeira identidade. Muitas vezes se faz necessário que Deus permita certas situações para que os sinceros se manifestem e todos fiquem sabendo quem é quem. A palavra "sincero no grego é o oposto a hipócrita, enquanto o hipócrita que significa ator, teria que colocar cera no rosto para representar, o sincero e aquele que se apresenta sem cera. É daí que vem a expressão "sincero".
O que estamos vendo na atualidade é uma verdadeira salada de opiniões que divergem totalmente da palavra de Deus. Muitos cristãos embriagados com a política, idolatrando políticos, ao ponte de entrarem em discórdia e trocarem farpas nas redes sociais. Sem conta também com aqueles que idolatram pastores, pregadores e cantores ao ponto de os defenderem, sem se importarem com os seus maus comportamentos e caráter impuro. Nestes últimos dias, muitos "cristãos" vem se revelando com verdadeiras atitudes e comportamentos de pessoas ímpias, e isto não convém a um cristão verdadeiro. Não sou o melhor, nem estou arrotando santidade, longe de mim tal coisa, sou dependente da graça e da misericórdia de Deus em todo tempo. Estou lutando contra minha natureza pecaminosa e vigiando para não cair em contradição com a palavra de Deus. Mas, a verdade é que, neste tempo presente, muitos crentes estão se revelando junto à modernidade e tornando-se mornos na fé, onde deveriam decidir em serem frios de uma vez, ou quentes, porque os mornos Jesus disse que vai vomitar da sua boca (Ap.3.15,16). Finalmente, que sejamos verdadeiros diante de Deus, que possamos continuar dando testemunhos como sal da terra e luz do mundo, brilhando como luzeiros em meio as trevas e escuridão deste mundo tenebroso. Amém!

 * Apenas um breve comentário, sem conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário