terça-feira, 26 de maio de 2020

PROFETA SEM HONRA.

Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama a sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe veio, pois, tudo isso?
E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: "Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa". E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (Mt.13.55-58).

A recepção de Jesus em Nazaré, sua terra natal, não foi uma das mais calorosas ou aconchegante, mas foi cheia de indiferença, zombaria e descrença. As pessoas conheciam Jesus como o filho do carpinteiro, não como Filho de Deus ou o Profeta da Galileia. Esta rejeição de Jesus como profeta está registrada nos três evangelhos sinóticos (Mt.13.57; Mc.6.4; Lc.4.24). O evangelista Lucas, registra que, a fama de Jesus correu por todas as terras em derredor de Israel (4.14). Jesus iniciou seu ministério na região da Judeia e em seguida foi para Galileia, onde desenvolveu maior parte do seu ministério. Lucas diz que, Jesus tinha um costume de ensinar nas sinagogas (4.15,16). Jesus estava na Judeia, e pelo poder do Espírito voltou à Galileia, e, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, na sinagoga e leu o rolo, o livro do profeta Isaías, onde estava escrito: "O Espírito do SENHOR é sobre mim ... (Is.61.1). Quando ele terminou a leitura, na introdução do seu sermão, ele disse: "Hoje se cumpriu esta escritura em vossos ouvidos" (4.21). Lucas diz, que o povo ficou maravilhado com as palavras de graça que saíam da sua boca, e diziam: "Não é este o filho de José? (4.22). Na continuação do seu discurso, Jesus diz: "Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria" (4.24). Jesus atesta esta verdade, quando ele faz menção ao profeta Elias e Eliseu, dizendo: "Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva". "E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro " (4.25-27).

Hoje, nos dias atuais não é diferente, muitas vezes um homem de Deus, de vida integra, de caráter ilibado, marido de uma só mulher, que tem bom testemunho dentro e fora da sua comunidade cristã, não é bem recebido nem acreditado no meio do seus irmãos e correligionários. Não que estejamos buscando honras por parte de homens, mas é bíblico: "A quem honra, honra"(Rm.13.7). Jesus disse: Quem recebe um profeta na qualidade de profeta receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E, qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão (Mt.10.41,42). Não se trata de bajulação, porque isto Deus não aprova, porém, a honra deve ser dada a quem é devida. Que possamos honrar os de longe e os de perto; que as pratas da casa sejam valorizadas e honradas, porque é com estes que nós contamos no dia-a-dia, são eles que pegam no peso das tarefas da obra.
Portanto, pastores e lideres, honrem os obreiros que lhes cercam, que estão em plena atividade na obra; valorize os de fora, porque sempre é bom ver e ouvir um profeta diferente, vindo de outra terra, mas não esqueça de honrar e valorizar as pratas da casa. 
Sabendo que, toda honra e toda a glória pertencem a JESUS. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário